Recomendado para você

F1: Cadillac revelará pintura do carro de 2026 no intervalo do Super Bowl

F1: Cadillac revelará pintura do carro de 2026 no intervalo do Super Bowl

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revelará pintura do carro de 2026 no intervalo do Super Bowl
EXCLUSIVA: Novato em 2026, Lindblad comenta sonho da F1 e promessa a Norris

EXCLUSIVA: Novato em 2026, Lindblad comenta sonho da F1 e promessa a Norris

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
EXCLUSIVA: Novato em 2026, Lindblad comenta sonho da F1 e promessa a Norris
OPINIÃO F1: Red Bull tomou a decisão certa ao substituir Tsunoda pelo Hadjar?

OPINIÃO F1: Red Bull tomou a decisão certa ao substituir Tsunoda pelo Hadjar?

Fórmula 1
Fórmula 1
OPINIÃO F1: Red Bull tomou a decisão certa ao substituir Tsunoda pelo Hadjar?
F1: Chefe da McLaren comenta possibilidade de ordem de equipe em Abu Dhabi

F1: Chefe da McLaren comenta possibilidade de ordem de equipe em Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Chefe da McLaren comenta possibilidade de ordem de equipe em Abu Dhabi
F1: Vaga amaldiçoada? Relembre companheiros de Verstappen na Red Bull e veja comparativo entre performances

F1: Vaga amaldiçoada? Relembre companheiros de Verstappen na Red Bull e veja comparativo entre performances

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Vaga amaldiçoada? Relembre companheiros de Verstappen na Red Bull e veja comparativo entre performances
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy
Indy
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

F1: Masi defende que negociação de mudança no grid para Verstappen foi completamente "normal"

Diretor de provas da F1 afirmou que isso acontece com frequência, apesar de equipes classificarem momento do GP como "surreal"

Esteban Ocon, Alpine A521, Lewis Hamilton, Mercedes W12, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, and the rest of the field for the restart

O diretor de provas da Fórmula 1, Michael Masi esteve no centro das atenções no GP da Arábia Saudita deste domingo, com suas ações sendo criticadas de um lado a outro. Um momento que chamou a atenção dos fãs veio durante a segunda interrupção, quando a transmissão mostrou ele oferecendo à Red Bull a escolha sobre a posição de relargada para Max Verstappen, o qual ele se defendeu, afirmando que é algo completamente "normal".

Com os comissários julgando que ele havia ganho uma vantagem injusta ao ultrapassar Lewis Hamilton por fora na primeira curva, Masi deu à Red Bull a escolha de cair para terceiro, devolvendo a posição para o britânico e, por consequência, Esteban Ocon, que se aproveitou da confusão, ou manter a pole. 

Leia também:

Se a equipe tivesse optado por manter a primeira posição, Masi teria passado o caso de Verstappen aos comissários, o que possivelmente resultaria em uma punição. A natureza da negociação foi descrita como "surreal" por outras equipes, enquanto a prória Red Bull disse que ficou impressionada.

Mas Masi acredita que sua ação tenha sido padrão, e que vê o ato como igual a outras conversas feitas com as equipes quando há ocasiões em que sentem que um piloto ganhou uma posição de modo injusto.

"É uma discussão normal que acontece regularmente em diversas ocasiões, como neste ano todo e nos anteriores".

Enquanto alguns tenham ficado alarmados ao sentir que o que rolava ali era um acordo entre a direção de prova e os competidores, Masi vê as coisas diferentemente.

"Não chamaria isso de uma negociação. Da perspectiva do diretor de prova, não tenho autoridade para instruir as equipes a fazerem nada. Nessa situação, dou a elas uma oferta, a habilidade disso, mas a escolha é delas. Os comissários que têm o poder de punir, mas posso dar a minha perspectiva, e é isso que ofereci a eles, a habilidade de desistir da posição".

Masi disse que as circunstâncias da situação pareceram incomuns apenas porque a conversa aconteceu em uma bandeira vermelha.

"A prioridade em uma bandeira vermelha é garantir a segurança dos pilotos, aí ativar a recuperação e os fiscais para a limpeza da pista. Então possivelmente pareceu mais longo do que o normal. Mas é uma discussão muito normal".

"Quando vi o incidente na curva 2, imediatamente sugeri aos comissários que daria à equipe a chance de devolver a posição. A bandeira vermelha obviamente foi acionada logo depois e por isso que essa foi a prioridade antes de reiniciarmos. Por estarmos em suspensão, foi a habilidade de efetivamente corrigir isso antes de corrermos de novo".

F1 AO VIVO: VERSTAPPEN e HAMILTON travam GUERRA na Arábia Saudita e chegam EMPATADOS para decisão | PÓDIO

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #149: Frank Williams é o maior personagem da F1 fora das pistas?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Red Bull estranhou 'negociação' de direção de prova: "Foi como estar em uma feira"
Próximo artigo F1 - "Combate do século" e "Clímax definitivo": como a imprensa internacional repercute final entre Verstappen e Hamilton

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros