F1: Masi rebate Red Bull e diz que equipe foi avisada sobre punição de Pérez
Diretor de provas da F1 falou ainda sobre como uma devolução de posição é avaliada pelos comissários para analisar se houve alguma infração


O diretor de provas da Fórmula 1, Michael Masi, questionou as alegações da Red Bull de que não havia sido contatada sobre Sergio Pérez devolver a posição para Charles Leclerc no GP da Itália após cortar a curva, ganhando uma vantagem duradoura. Com isso, o mexicano foi punido com cinco segundos, caindo de terceiro para quinto.
O mexicano passou por trás da zebra na segunda chicane na volta 32, em uma tentativa de passar Leclerc por fora na luta pela terceira posição. Mesmo claramente após ir para fora da pista, a Red Bull disse que não o obrigou a devolver a posição porque não havia sido notificada pela direção de prova.
Leia também:
"Essa foi dura, porque esperávamos uma ligação da direção de prova", disse Christian Horner. "Se eles não estivessem feliz com aquilo, devolveríamos. Mas isso não veio. E quando a penalidade surgiu, as diferenças não estavam aumentando, então foi difícil para ele. Ele fez uma boa corrida, sendo terceiro na pista e quinto no geral, com um resultado frustrante".
Mas o diretor de provas, Michael Masi, insinuou que a realidade não era bem essa, afirmando que chegou a falar com a Red Bull: "Não, isso é incorreto, falar que eles não perguntaram para a direção de prova".

Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B, Charles Leclerc, Ferrari SF21
Photo by: Charles Coates / Motorsport Images
"Eu sugeri a eles que seria bom devolver a posição, e eles responderam que estavam avaliando".
O incidente de Pérez veio um dia depois dele ser investigado por demorar em devolver a posição para Lance Stroll na corrida sprint, o suficiente para tirar o piloto da Aston Martin da zona de DRS.
Masi disse que a FIA sempre chega para garantir que qualquer vantagem obtida por sair da pista seja devolvida integralmente, e que não aceitaria pilotos tentando burlar o sistema.
"Olhamos para certas coisas ligadas a ganhar uma vantagem duradoura, e olhamos de modo holístico. Como que isso ocorreu, quando aconteceu. Tudo isso entra na revisão".
"Se você devolve uma posição logo antes da zona de detecção do DRS, deixa a pessoa passar para recuperar a posição na reta, três, quatro curvas antes, a situação seria diferente. Alguns escolhem isso estrategicamente, mas é preciso ver também o momento, se isso aconteceu logo na sequência".
RETA FINAL: Caótica F1 na Itália, escalada da rivalidade Verstappen x Hamilton e glória de Ricciardo
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST - Bottas: piloto que deixou a desejar ou talento 'sacrificado'?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

F1: Nova imagens da batida em Monza mostram como halo salvou Hamilton
Podcast #132: Caótico GP da Itália acirra ainda mais rivalidade Hamilton X Verstappen na F1

Últimas notícias
Otmar Szafnauer ainda vê a vaga deixada pelo espanhol sendo preenchida pelo australiano devido ao contrato assinado pelo campeão da Fórmula 2 com a equipe francesa
F1: Chefe da Alpine ainda conta com Piastri, mas revela 14 pretendentes à vaga de Alonso
Otmar Szafnauer falou à imprensa espanhola sobre futuro da Alpine após saída de Alonso e incerteza com Piastri
F1: Data do GP de Las Vegas é revelada em carta; evento deve anteceder Abu Dhabi
Em documento, etapa no oeste norte-americano deve ocorrer na mesma faixa de data por, no mínimo, cinco anos
ANÁLISE F1: As razões das dificuldades de Ricciardo na McLaren
Adaptação ao carro de 2022, que mantém DNA do modelo anterior, seria um dos motivos