Fórmula 1 GP de Singapura

F1: Massa notifica Briatore, Renault e Ferrari para que eles garantam "preservação de documentos" do 'Crashgate'

Patrocinador da equipe de Nelsinho Piquet e Fernando Alonso em 2008, além de diretores envolvidos na batida proposital de Singapura, também são 'alvos'

Em meio à polêmica busca de Felipe Massa pelo título da Fórmula 1 2008 após o ex-chefão da categoria Bernie Ecclestone revelar que ele e o então presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) Max Mosley sabiam do escândalo do 'Crashgate' no GP de Singapura daquele ano antes mesmo da 'decisão' daquele campeonato no GP do Brasil, em Interlagos, a equipe de advogados de Felipe acaba de 'acionar judicialmente' Flavio Briatore, Renault e Ferrari.

O editor recomenda:

O dirigente italiano, que chefiava a equipe francesa e coagiu o brasileiro Nelsinho Piquet a bater propositalmente para beneficiar o espanhol Fernando Alonso em Marina Bay, atualmente é embaixador da F1, na qual a montadora da França é atualmente dona do time Alpine

A Ferrari, escuderia pela qual Massa foi vice-campeão apenas um ponto atrás de Lewis Hamilton, então piloto da McLaren, ainda não manifestou apoio a Felipe na judicialização da temporada 2008, embora a equipe jurídica de Massa tenha deixado claro que ele conta com o respaldo ferrarista.

Já o britânico, atual piloto da Mercedes, não tem qualquer envolvimento jurídico no caso, ainda que tenha se beneficiado da batida proposital de Piquet Jr em Singapura, onde subiu ao pódio do GP vencido por Alonso. Massa, por sua vez, foi prejudicado no 'acidente' orquestrado por Briatore.

O Motorsport.com apurou que, nesta terça-feira (12/9), os advogados de Felipe enviaram 'preservation notices' não só para Briatore, Renault/Alpine e Ferrari, mas também para ING (patrocinador do time francês em 2008), Pat Symonds (ex-diretor esportivo da Renault e atual diretor técnico da F1) e Steve Nielsen, ex-diretor esportivo da Renault que hoje atua no mesmo cargo para a FIA.

Neste caso e no de Symonds, os emails que receberam as 'preservation notices' são da F1 e da FIA, respectivamente. 'Preservation notices' são requerimentos formais de preservação de documentos. Ou seja, servem para tornar o destinatário (no caso, Ferrari, Briatore, Renault, ING, Symonds e Nielsen) ciente de litígio ou potencial litígio e deixar claro que deve tomar medidas para evitar a destruição ou qualquer modificação em documentos relacionados ao tema do litígio em potencial. 

Motorsport Business #1 - A NOVA STOCK CAR: João Bosco, da ArcelorMittal, dá detalhes do modelo 2025

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #247 - Há espaço para Drugovich na F1 em 2024? E Norris na Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Podcast #247 - Há espaço para Drugovich na F1 em 2024? E Norris na Red Bull?
Próximo artigo Busca de Massa pelo título de 2008 tem atualização; F1 e FIA precisam agir

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil