Fórmula 1 GP da Bélgica

F1: McLaren e Mercedes apresentam atualizações para Spa

Equipes adaptaram seus carros às características do circuito belga

McLaren MCL38 technical detail

As atualizações específicas de baixo arrasto trazidas para o GP da Bélgica de 2024 foram reveladas, com a McLaren e a Mercedes trazendo novas asas de viga junto com suas asas dianteiras e traseiras específicas do circuito.

Leia também:

Ambas as equipes sediadas no Reino Unido continuam sua busca para se aproximar da Red Bull na classificação do campeonato e, portanto, tentaram aumentar seu desempenho no circuito de alta velocidade de Spa-Francorchamps.

A Mercedes encurtou o comprimento de seus elementos superiores da asa dianteira para reduzir o arrasto geral produzido e equilibrou isso com uma asa traseira mais ‘rasa’.

A asa traseira mantém as bordas destacadas usadas ao longo desta temporada para obter mais controle sobre as estruturas de fluxo produzidas nas pontas, mas em um ângulo de fixação muito menor para reduzir a área frontal - portanto, o arrasto.

Mercedes W15 technical detail

Mercedes W15 technical detail

Photo by: Jake Boxall-Legge

Mais mudanças se concentraram na asa de viga; embora a documentação técnica fornecida antes do TL1 sugira que esta é uma versão de elemento único, a equipe também foi vista com uma versão que retém a parte mais baixa de sua asa de feixe de dois elementos e trocou o elemento superior por uma versão de baixa cambagem.

A equipe também introduziu uma nova asa de borda de assoalho, que a Mercedes diz que criará uma pressão menor na região das cercas do assoalho para extrair mais downforce, enquanto o halo foi visto sem sua aleta no topo da carenagem. Pequenos tufos de lã foram afixados no topo para avaliar os padrões gerais de fluxo experimentados sem a aleta usual.

A Mercedes também tem um novo difusor para melhorar a aceleração do fluxo da parte inferior da carenagem, o que deve produzir um retorno em downforce.

A McLaren também introduziu uma asa traseira de baixo downforce, que tem um elemento de plano principal mais quadrado com muito menos cambagem para cortar o arrasto produzido. Como a Mercedes, esta asa retém as placas finais destacadas para manter os efeitos do fluxo principal eliminados do carro.

McLaren MCL38 technical detail

McLaren MCL38 technical detail

Photo by: Jake Boxall-Legge

Uma asa de viga de elemento único fica abaixo disso, e isso pode ser equilibrado com o flap da asa superior para melhorar o efeito do DRS nas retas. A zona DRS na reta Kemmel foi encurtada em 75 metros, priorizando assim a eficiência.

Atualizações no duto de freio também foram implementadas para as demandas de baixo arrasto do circuito de Spa, com cambagem e ângulo reduzidos para os elementos para garantir que o MCL38 continue a buscar eficiência.

As equipes geralmente se referem a circuitos como Spa-Francorchamps como circuitos "altamente isócronos", referindo-se à relação sustentação/arrasto. Quando a relação é alta, isso coloca muito mais foco na geração eficiente de downforce e na tentativa de cortar o arrasto significativamente para resolver isso. Portanto, a saída de downforce do assoalho é de maior importância.

Especial: MASSA detalha HUNGRIA-2009 após 15 anos da 'MOLADA'. Felipe Motta relata TENSÃO pós-batida

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #292 - Quem é o culpado na treta da McLaren?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Jake Boxall-Legge
Fórmula 1
Mercedes
McLaren
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Famin deixará chefia da Alpine após parada da F1
Próximo artigo F1: FIA pediu desculpas a Alonso "centenas de vezes" por polêmica de parque fechado

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros