Recomendado para você

F1: Chefe de aerodinâmica da FIA é novo contratado da Cadillac; entenda

F1: Chefe de aerodinâmica da FIA é novo contratado da Cadillac; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Chefe de aerodinâmica da FIA é novo contratado da Cadillac; entenda
F1: Crawford substituirá Stroll no TL1 do GP de Abu Dhabi

F1: Crawford substituirá Stroll no TL1 do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Crawford substituirá Stroll no TL1 do GP de Abu Dhabi
'Norris surpreendeu ao lidar com pressão melhor que Piastri', dispara último campeão australiano da F1

'Norris surpreendeu ao lidar com pressão melhor que Piastri', dispara último campeão australiano da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
'Norris surpreendeu ao lidar com pressão melhor que Piastri', dispara último campeão australiano da F1
F1 - Chegada da Cadillac não ajuda Alpine: "Nos custou pessoas"

F1 - Chegada da Cadillac não ajuda Alpine: "Nos custou pessoas"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Chegada da Cadillac não ajuda Alpine: "Nos custou pessoas"
Ferrari em guerra, McLaren azarada: No que ficar de olho no GP de Las Vegas de F1

Ferrari em guerra, McLaren azarada: No que ficar de olho no GP de Las Vegas de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Ferrari em guerra, McLaren azarada: No que ficar de olho no GP de Las Vegas de F1
F1: Verstappen ficou "impressionado" com novo motor da Red Bull, afirma diretor técnico

F1: Verstappen ficou "impressionado" com novo motor da Red Bull, afirma diretor técnico

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Verstappen ficou "impressionado" com novo motor da Red Bull, afirma diretor técnico
F1 - Binotto: "O mais rápido não vencerá imediatamente" em 2026

F1 - Binotto: "O mais rápido não vencerá imediatamente" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Binotto: "O mais rápido não vencerá imediatamente" em 2026
F1: Button defende vitória de Verstappen em Las Vegas, mas minimiza chances ao título

F1: Button defende vitória de Verstappen em Las Vegas, mas minimiza chances ao título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Button defende vitória de Verstappen em Las Vegas, mas minimiza chances ao título

F1: McLaren prepara grande atualização no MCL38 para Miami ou Ímola

Equipe de Woking melhorará alguns pontos no Japão, mas o principal acontecerá na sexta ou sétima etapa do ano

Lando Norris, McLaren MCL38

A McLaren tem como meta introduzir o primeiro grande pacote de atualização para o carro "por volta da sexta ou sétima corrida" do calendário de 2024 da Fórmula 1 de acordo com o chefe da equipe Andrea Stella.

Leia também:

A equipe de Woking começou este ano muito mais forte em comparação há 12 meses, lutando contra a Mercedes no Bahrein e Arábia Saudita pelo status de terceira equipe mais rápida, atrás da Red Bull e da Ferrari.  No entanto, o ressurgimento da escuderia italiana impediu que ela chegasse ao pódio na segunda metade de 2023.

Enquanto isso, ficou claro que alguns dos pontos fracos do legado da McLaren foram mantidos, como seu comportamento em baixa velocidade e uma velocidade máxima relativamente baixa. De acordo com o chefe da equipe, Stella, o primeiro grande kit de atualização para melhorar ainda mais essas características está programado para acontecer "por volta da sexta ou sétima corrida", ou seja, Miami ou Imola.

"Temos algumas pequenas coisas que virão para a Austrália e, esperamos, para o Japão, mas elas estarão [entregando] alguns milissegundos", explicou ele. E depois, esperamos que no primeiro terço da temporada, tenhamos uma grande atualização. Será por volta da sexta ou sétima corrida."

Andrea Stella, Team Principal, McLaren

Andrea Stella, Diretor de Equipe, McLaren

Foto de: Erik Junius

Embora Stella tenha explicado que a McLaren ainda tem alguma "margem" para encontrar no MCL38, ele descartou qualquer ganho importante até que o pacote de atualização chegue.

"Acho que há margem para entender o carro um pouco mais", explicou. "Em Jeddah, tivemos uma abordagem um pouco diferente para a configuração dos dois carros. E estamos vendo alguns pontos positivos e negativos interessantes.

"Essa otimização talvez valha um décimo, não é como se fosse possível encontrar alguma mágica. Conhecemos bem o carro, com exceção dessa pequena diferença entre os dois carros que vamos analisar. Acho que é muito mais uma questão de atualizações ou de adaptação à pista em relação às características da pista."

Enquanto isso, a verdadeira hierarquia levará mais algumas corridas para se tornar aparente, com o GP do Japão do próximo mês considerado uma referência sólida devido à mistura de curvas de baixa e alta velocidade de Suzuka, além de uma longa reta.

Mas, embora a fraqueza da McLaren em baixa velocidade seja aparente, é muito simplista sugerir que o MCL38 é um monstro de alta força descendente, com Stella apontando uma diferença fundamental entre o desempenho instantâneo e sustentado nas curvas.

"Você deve ter visto que qualquer pessoa atrás da McLaren no setor um [em Jeddah] perderia terreno", disse ele. "Quando você tem essas curvas rápidas e fluidas, nas quais basta fazer uma primeira entrada de direção, o carro responde muito bem."

Lando Norris, McLaren MCL38

Lando Norris, McLaren MCL38

Foto de: Shameem Fahath

"Quando, em vez disso, as curvas são longas e você precisa segurar o volante por muito tempo, o carro desiste um pouco e perdemos muito tempo. É nesse ponto que a Ferrari é muito forte, e é por isso que Leclerc foi tão competitivo no último setor, justamente naquela [última] curva."

"E a outra limitação é que ainda gostaríamos de ter mais velocidade máxima. Nesses dois aspectos, estávamos muito bem expostos nessa pista."

Quem MAIS ENTENDE do carro da RBR? Em meio a RUMORES, Rico Penteado DETALHA como funciona a equipe

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #273 - Quem está fazendo 'hora-extra' na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Enquanto aguarda atualização em Suzuka, Ferrari vê GP da Austrália com muito otimismo
Próximo artigo F1 - Newey: Ninguém notou as mudanças mais importantes no RB20

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros