F1: Mercedes descarta "solução especial" em meio a questionamento da Red Bull sobre motores
Christian Horner, chefe da Red Bull, defendeu que esse questionamento é algo natural do esporte
Antes do GP da Holanda, surgiu a informação de que a Red Bull havia protocolado um pedido de esclarecimento à FIA sobre um conceito de design que acredita que a Mercedes esteja usando na Fórmula 1. Mas Toto Wolff minimizou os rumores de que sua equipe tenha encontrado uma "solução especial" para ajudar a aumentar a potência do motor.
Foi apurado que a suspeita da Red Bull gira em torno da Mercedes ter potencialmente utilizado um ar super resfriador que passa pelo plenum do motor para ajudar a entregar performance adicional. A equipe alemã parece ter obtido ganhos recentemente na fase de aceleração na saída das curvas, e a rival quer entender o que foi feito.
O regulamento da F1 superou há muito tempo as formas de prevenção das equipes fazerem isso para aumentar a potência do motor.
O Artigo 5.6.8 do regulamento técnico determina que: "Temperatura do ar do plenum no motor deve estar mais de dez graus centígrados acima da temperatura ambiente".
Porém, a medida é feita como uma média ao longo da volta, o que não significa que precisa estar nesse patamar o tempo todo.
A regra diz ainda: "Quando analisando o cumprimento, a temperatura do ar será a média da volta registrada pela FIA, por um sensor aprovado e selado pela Federação, durante todas as voltas da classificação e da corrida".
"A primeira volta da corrida, voltas feitas com safety car, voltas com tempo pelo menos 20% mais alto que a mais rápida da sessão, entrada e saída do pit e qualquer volta com anomalias óbvias (julgadas pelo delegado técnico) não serão utilizadas nesta avaliação".
Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes AMG
Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images
A Mercedes está ciente de que a Red Bull está atrás de respostas, mas minimizou o assunto, afirmando que não há nada fora do normal.
"Ouvi sobre isso há alguns dias. Adoraria ter uma solução especial, mas esse é o modus operandi da Fórmula 1: as coisas são assim. Pedidos são levados à FIA, perguntas são feitas, é completamente normal".
O chefe da Red Bull, Christian Horner, disse que é esperado ter equipes fazendo perguntas à FIA sobre o que as rivais estão fazendo.
"É da natureza das clarificações técnicas, elas são feitas continuamente entre todas as equipes. Geralmente são feitas para entender se algo é aceitável aos olhos da FIA como uma solução, e, se for, você pode fazer o mesmo".
"Tivemos várias dessas neste ano com nosso carro. É algo que não é único da Red Bull. Tenho certeza que não vem como uma surpresa".
F1 AO VIVO: TREINOS na Holanda, Hamilton com PROBLEMAS e a volta de ALBON | SEXTA-LIVRE
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #129 - A aposentadoria de Raikkonen e tudo sobre o GP da Holanda
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.