F1: Mercedes é convocada pelos comissários por "imprecisão no formulário de escrutínio" de Hamilton
No início do ano, documento foi atualizado para confirmar que os pilotos não estão usando joias, e Hamilton foi visto com o piercing no nariz neste sábado
Minutos após Lewis Hamilton brigar pela pole position no GP de Singapura de Fórmula 1, terminando em terceiro, o heptacampeão e a Mercedes foram convocadas a comparecer perante os comissários por uma "imprecisão no formulário de auto-escrutínio" do britânico.
Desde o começo de 2019, a F1 introduziu um sistema em que a FIA não realiza o escrutínio de cada carro antes deles irem à pista. No lugar, há agora um modelo de auto-escrutínio, em que as equipes confirmam que seus carros estão dentro das regras.
O Artigo 31.1 do Regulamento Desportivo da F1 diz: "Cada competidor tem a obrigação de fazer o escrutínio inicial dos carros, que começarão quatro horas antes do início do TL1, submetendo o formulário completo no máximo duas horas antes do início do TL1".
Qualquer equipe que não entregue o formulário a tempo é convocado para ver os comissários por potencial violação. O regulamento explica que em qualquer momento do fim de semana novas checagens podem ser feitas para garantir o cumprimento das normas.
Isso acontece normalmente após o fim das sessões oficiais, especialmente quali e corrida. A FIA não deu explicações sobre o problema específico com o formulário da Mercedes.
Mas segundo apurado pelo Motorsport.com, o motivo deve ter relação com o piercing que Hamilton está usando em Singapura. O britânico já foi convocado pelos comissários hoje sobre a possível quebra da norma sobre uso de joias.
Ele está usando o piercing durante o fim de semana, afirmando que fez isso porque foi aconselhado por médicos a não removê-lo por questões médicas. O formulário de escrutínio passou a incluir neste ano a confirmação do não-uso de joias pelos pilotos.
Segundo apurado, o formulário diz que Hamilton não está usando joias, já que eles não estavam cientes de sua decisão de mantê-lo. Mas o britânico foi visto usando o piercing na coletiva do top 3 após a classificação, o que representaria a violação.
Q4 AO VIVO: Tudo sobre a classificação da F1 em Singapura, com a presença do jornalista Thiago Alves e de Roberto Faria, piloto da F3 Britânica
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!
Podcast #197 - Na berlinda, qual será o futuro de Ricciardo e Schumacher?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.