F1: Mercedes e Red Bull 'encerram' Abu Dhabi e falam sobre rivalidade em 2022
Chefes das equipes deixaram polêmicas de corrida final de 2021 para trás e apontaram para novas batalhas com o regulamento revisado
Após um final de temporada cheio de polêmicas, não só na pista como também nos bastidores, os chefes de Mercedes e Red Bull, Toto Wolff e Christian Horner, acreditam que é hora de seguir em frente na Fórmula 1 e esperam um 2022 tão emocionante quanto o último ano. O próximo campeonato reserva uma das maiores mudanças de regulamento da história da categoria.
A aerodinâmica dos carros foi modificada - com a volta do efeito solo - para garantir que haja mais disputas roda a roda e a diminuição do ar sujo - que impede que os pilotos sigam uns aos outros de perto. Isso pode embaralhar o grid e criar novas rivalidades.
"Tem se falado tanto sobre Abu Dhabi (última corrida de 2021, que decidiu o título entre Max Verstappen e Lewis Hamilton) que chegou a um ponto realmente prejudicial para todos nós, partes interessadas da F1", disse Wolff na coletiva de imprensa da primeira sessão de pré-temporada. "Fechamos o capítulo e vamos pensar em 2022. O jogo começou de novo, está tudo zero a zero, e haverá novas oportunidades e riscos."
"Às vezes, [a rivalidade] fica feroz e brutal, mas há muito em disputa. É um mundial e há a luta na pista e fora dela por vantagens, mas precisamos seguir em frente", acrescentou.
Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes AMG
Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images
Para Horner, as batalhas da última temporada foram importantes para a volta da Fórmula 1 ao topo da audiência e do interesse de patrocinadores. Segundo ele, essa crescente pode continuar em 2022 com as novas regras e possíveis rivalidades surgindo em um grid mais equilibrado.
"Acho que talvez compartilhemos diferenças de opinião sobre Abu Dhabi, mas tudo está feito e deixado para trás, e todo o foco de agora é em 2022”, comentou o chefe da Red Bull também na coletiva. "Eu acho que 2021 foi bem documentado, o que vimos no ano passado foi uma competição fantástica da primeira à última corrida."
"Creio que isso tenha sido parte fundamental do renascimento da popularidade da F1 e, certamente, esperamos que o próximo ano seja igualmente emocionante."
"Acredito que possam haver outros concorrentes se juntando a essa batalha. Então, é uma redefinição completa. É sem dúvida a maior mudança de regulamento nos últimos 40 anos, mas tenho certeza que a intensidade da rivalidade entre times e pilotos será mais pertinente do que nunca."
Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing, lifts the Constructors trophy on the podium
Photo by: Steven Tee / Motorsport Images
Os novos carros da F1 'estrearam' na pista já nesta quarta-feira (23), com os testes de Barcelona. Charles Leclerc, da Ferrari, liderou a tabela de tempos da primeira sessão, seguido de Lando Norris (McLaren) e George Russell (Mercedes). Na parte da tarde, Norris superou o monegasco e ficou com o primeiro lugar geral do dia.
Apesar de já ter 'lançado' o carro antes, a Red Bull finalmente apresentou a versão 'real' do RB18 ao sair dos boxes. No evento oficial em 9 de fevereiro, mostrou apenas um show car da FIA com sua tradicional pintura.
F1 2021: Ferrari agressiva? Mercedes favorita? E a Red Bull? Rico Penteado avalia carros de 2022 | TELEMETRIA
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #162: Quais outras rivalidades podem implodir na F1 em 2022?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.