F1: Norris alerta que categoria não será ‘emocionante’ com novas regras de 2026

Piloto da McLaren preocupou os fãs da Fórmula 1 após dizer que novo regulamento dificultará batalhas acirradas dentro das pistas.

Lando Norris, McLaren MCL38, George Russell, Mercedes F1 W15

O piloto da McLaren, Lando Norris, alertou os fãs da Fórmula 1 que não haverá batalhas acirradas quando as novas regras entrarem em jogo em 2026. A declaração surge em meio a críticas que o novo regulamento tem passado, principalmente devido a preocupação com o desempenho do novo carro.

Norris teme que a mudança nas regras possa destruir o grid e afastá-lo da competição acirrada que testemunhou os sete primeiros pilotos na classificação para o GP do Canadá, sendo separados por apenas 0,280 segundos.

“Acho que não teremos dias como sábado novamente”, disse Norris. “Você não terá dias como os das últimas semanas, provavelmente em 26, 27, 28 ou quase 28, 29. Então, é como sempre foi.

“Cada vez que há uma mudança na regulamentação, há grandes lacunas. E mesmo no final da última era, 21, as coisas estavam se aproximando novamente. Você ainda tinha Red Bull contra Mercedes e todos estavam cada vez mais próximos. E então tudo se espalhou novamente.

“A Red Bull teve o seu tempo e agora parece que conseguimos recuperar o atraso. Então, quando estamos chegando lá, e acho que provavelmente já estamos olhando para o próximo ano, o próximo ano deverá ser um ano emocionante para todos, do início ao fim. Acho que vai ser emocionante. Mas então tudo isso irá acontecer em 26.”

O editor recomenda:

Norris disse que a F1 tem que decidir o que quer – um regulamento estável onde as corridas são acirradas, ou um onde as regras mudam constantemente, ‘separando’ o grid.

“Pode haver alguns benefícios na corrida com essas regras [de 2026], pode haver algumas coisas que são piores”, disse ele. “O tipo de corrida que você vai fazer é provavelmente bem diferente. Então, é complicado.

“Não é uma resposta simples. Não sei a resposta ao mesmo tempo. Acho que ninguém sabe exatamente como isso vai acontecer.

Lando Norris, McLaren F1 Team, in the post Qualifying Press Conference

Lando Norris, McLaren F1 Team, in the post Qualifying Press Conference

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

“Sempre no final dessas mudanças de regulamento vemos dias como hoje e vemos batalhas mais acirradas – e agora a Mercedes aqui também. Então são quatro equipes que estão lutando pelo topo. [São] oito carros, você verá vencedores diferentes. E eu acho que isso é emocionante para as pessoas que assistem.

“Mas definitivamente você não terá isso em 26. Então, depende se você quer manter esse entusiasmo e esse desafio que temos agora, ou se você quer mudar tudo de novo e ter mais alguns anos distantes.”

Os chefes das equipes de F1 se reuniram na manhã de sábado com os chefes da F1 e o diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, como parte de uma reunião regular que tem acontecido com o CEO da F1, Stefano Domenicali, onde as regras de 2026 se tornaram um ponto de discussão.

Entende-se que Tombazis reiterou o que disse à mídia no início do dia, de que o órgão regulador do automobilismo estava aberto a fazer alterações no projeto de regulamento, numa tentativa de aliviar as preocupações sobre os carros não serem rápidos o suficiente.

RUSSELL POLE COM O MESMO TEMPO DE VERSTAPPEN! Ferraris e Pérez VÃO MAL no quali do Canadá; DEBATE F1

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast Motorsport.com debate: Como demissão de Ocon impacta no mercado da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior ANÁLISE: Ricciardo demorou a responder os ataques de Villeneuve?
Próximo artigo F1: FIA tranquiliza fãs sobre ‘substituto’ do DRS para 2026

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil