Recomendado para você

MotoGP não planeja aumentar calendário para além das 22 corridas

MotoGP não planeja aumentar calendário para além das 22 corridas

MotoGP
MotoGP
MotoGP não planeja aumentar calendário para além das 22 corridas
F1 - Steiner manda recado para Horner após rumores relacionados a Haas: "Boa sorte!"

F1 - Steiner manda recado para Horner após rumores relacionados a Haas: "Boa sorte!"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Steiner manda recado para Horner após rumores relacionados a Haas: "Boa sorte!"
F1: Chefe da Cadillac revela mais detalhes sobre preparação para 2026

F1: Chefe da Cadillac revela mais detalhes sobre preparação para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Chefe da Cadillac revela mais detalhes sobre preparação para 2026
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
Relato de classificação

F1: Norris conquista pole nos EUA após Russell encerrar sessão mais cedo; Hamilton é apenas 18º

Max Verstappen larga do segundo lugar; piloto da Mercedes passou como um 'torpedo' pela curva, mas não conseguiu segurar o carro e bateu

Lando Norris, McLaren MCL38

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Depois de ter Max Verstappen vencendo a corrida sprint do GP dos Estados Unidos neste sábado, a Fórmula 1 conheceu, oficialmente, o pole position da etapa de Austin, no Texas: Lando Norris. Max Verstappen estará ao lado. 

Destaque para a eliminação precoce de Lewis Hamilton ainda no Q1, começando a prova principal em 18º lugar (a posição original foi P19, mas por conta da penalização de Liam Lawson, que larga de último, ele ganha uma colocação). 

Além disso, no último segundo da classificação, George Russell causou uma bandeira amarela - encerrando o quali - ao acertar a barreira de proteção no terceiro setor. 

Leia também:

A classificação 

Q1

Com 18 minutos para conseguir se colocar entre os 15 mais rápidos, os pilotos começaram, de forma lenta, a dar suas voltas rápidas. Depois da primeira rodada de voltas, Verstappen fechou com o melhor tempo ao fazer 1m33s690, seguido por Norris. 

Antes das duas Mercedes cruzarem a linha, Hulkenberg surpreendeu ao fazer o segundo melhor tempo ficando 0s180 do holandês da Red Bull. Logo em seguida, Gasly também fez uma aparição na parte de cima da tabela, conquistando o melhor tempo. 

Lá em baixo, Hamilton amargava a 16ª colocação. Restando cinco minutos no relógio, Tsunoda ainda não tinha tempo marcado por ter ultrapassado os limites de pista na curva 12. Precisando de tempo para sair da zona de eliminação, Russell e Hamilton fizeram suas voltas cruciais. George conseguiu o 3º tempo, mas Hamilton não fez o suficiente e ficou apenas em P16. 

Ao fim, foram eliminados no Q1: Albon, Colapinto, Bottas, Hamilton e Zhou. 

 

Q2

Na segunda parte da sessão, Verstappen continuou com a tônica do primeiro terço: andando à frente da McLaren, assim como as Haas que apresentaram, novamente, um bom desempenho nas primeiras tentativas. Mas a liderança durou pouco, uma vez que Lando respondeu na sequência. 

Ao fim da primeira rodada de tentativas, a McLaren ocupava a primeira e a terceira colocação, com Max no meio. Restando três minutos para o fim, o engarrafamento na saída do pit colocou um pouco mais de pressão nos pilotos que ainda precisavam de um tempo para se colocar entre os dez primeiros. 

Foram eliminados: Tsunoda, Hulkenberg, Ocon, Stroll e Lawson. 

 

Q3

Assim que o cronômetro começou a rolar, os nove pilotos foram à pista para fazer a primeira tentativa. Apenas Alonso ficou na garagem - talvez apostando em única tentativa. Nas tomadas de tempo, Norris conseguiu fazer o melhor tempo do fim de semana, até então, ao virar 1m32s330. 

Pouco depois, Verstappen colocou suspense com sua volta, mas acabou ficando atrás de Lando por 0s031s. Com menos de cinco minutos para o fim, Alonso, finalmente, iniciou a volta lançada, conseguindo o oitavo lugar. Pérez, na reta final, se colocou em uma situação complicada pois teve a volta deletada. 

No pitlane, Gasly quase colocou um fim na classificação para ele e para Verstappen ao sair da garagem no momento que o holandês estava passando. Na última tentativa dos pilotos, a bandeira amarela foi acionada no setor três: George Russell acabou acertando o muro com tudo, encerrando a sessão. 

Cla Piloto # Tempo km/h
1 L. NorrisMcLaren 4

1'32.330

214.955
2 M. VerstappenRed Bull Racing 1

+0.031

1'32.361

214.882
3 C. Sainz Jr.Ferrari 55

+0.322

1'32.652

214.208
4 C. LeclercFerrari 16

+0.410

1'32.740

214.004
5 O. PiastriMcLaren 81

+0.620

1'32.950

213.521
6 G. RussellMercedes 63

+0.644

1'32.974

213.466
7 P. GaslyAlpine 10

+0.688

1'33.018

213.365
8 F. AlonsoAston Martin Racing 14

+0.979

1'33.309

212.699
9 K. MagnussenHaas F1 Team 20

+1.151

1'33.481

212.308
10 S. PerezRed Bull Racing 11

 

 
11 Y. TsunodaRB 22

+1.176

1'33.506

212.251
12 N. HulkenbergHaas F1 Team 27

+1.214

1'33.544

212.165
13 E. OconAlpine 31

+1.267

1'33.597

212.045
14 L. StrollAston Martin Racing 18

+1.429

1'33.759

211.678
15 A. AlbonWilliams 23

+1.721

1'34.051

211.021
16 F. ColapintoWilliams 43

+1.732

1'34.062

210.997
17 V. BottasSauber 77

+1.822

1'34.152

210.795
18 L. HamiltonMercedes 44

+1.824

1'34.154

210.790
19 G. ZhouSauber 24

+1.898

1'34.228

210.625
20 L. LawsonRB 30

 

 

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com - F1 volta: DECISÃO VERSTAPPEN x NORRIS e tretas de HAMILTON, BORTOLETO e GLOBO, com MAX WILSON! Stock Car

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 Q4 AO VIVO: Confira o debate após o treino classificatório do GP dos Estados Unidos
Próximo artigo F1 - Hamilton após eliminação no Q1: O carro está uma bagunça

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros