F1: Norris 'tira atraso' e lidera segundo treino livre na Áustria; Bortoleto é oitavo
Britânico cedeu o carro para o novato Alex Dunne durante o primeiro treino do dia
O segundo treino livre para o GP da Áustria de Fórmula 1 encerrou a sexta-feira de atividades no Red Bull Ring. O tempo mais rápido foi feito por Lando Norris, seguido por Oscar Piastri e Max Verstappen foi o terceiro colocado.
O brasileiro Gabriel Bortoleto foi o oitavo colocado, fazendo seu melhor tempo usando pneus macios.
O treino
Nos minutos iniciais, as voltas rápidas foram feitas de pneus médios e duros com Oscar Piastri liderando com o tempo de 1m06s129 e compostos faixa branca. Pouco tempo depois, Lando Norris - que ficou fora da primeira sessão por ceder o carro ao novato da McLaren - colocou 0s224 no australiano.
Com 44 minutos restantes, Charles Leclerc deu uma escapada na Curva 6, indo parar na grama, mas sem grande alarde. Max Verstappen, que ficou 14 minutos dentro da garagem, subiu para o segundo lugar na primeira volta lançada ficando atrás de Norris.
Praticamente com metade do treino feito, George Russell tirou o britânico da McLaren da liderança. O piloto da Mercedes calçou pneus macios, cravou 1m05s229, sendo 0s208. Depois de fazer um primeiro treino discreto, Lewis Hamilton surgiu em quarto lugar.
Piastri voou, assumiu o primeiro lugar, mas logo foi superado novamente por Norris, que cravou 1m04s580, sendo 0s157 mais rápido. Surpresa foi Lance Stroll, que saltou para o terceiro lugar, sendo 0s2 mais rápido que Russell.
Ao colocar pneus macios, Gabriel Bortoleto 'pegou o elevador' e saiu de 19º para 8º.
Nos minutos finais, os pilotos entraram no modo de simulação de corrida e os tempos foram mais altos até o fim da sessão.
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | Pneus | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | L. NorrisMcLaren | 4 | ![]() |
35 |
1'04.580 |
S | 240.706 | |
2 | O. PiastriMcLaren | 81 | ![]() |
35 |
+0.157 1'04.737 |
0.157 | S | 240.122 |
3 | M. VerstappenRed Bull Racing | 1 | ![]() |
24 |
+0.318 1'04.898 |
0.161 | S | 239.526 |
4 | L. StrollAston Martin Racing | 18 | ![]() |
32 |
+0.442 1'05.022 |
0.124 | S | 239.069 |
5 | C. LeclercFerrari | 16 | ![]() |
32 |
+0.610 1'05.190 |
0.168 | S | 238.453 |
6 | G. RussellMercedes | 63 | ![]() |
34 |
+0.649 1'05.229 |
0.039 | S | 238.311 |
7 | Y. TsunodaRed Bull Racing | 22 | ![]() |
31 |
+0.712 1'05.292 |
0.063 | S | 238.081 |
8 | G. BortoletoSauber | 5 | ![]() |
31 |
+0.831 1'05.411 |
0.119 | S | 237.648 |
9 | F. AlonsoAston Martin Racing | 14 | ![]() |
31 |
+0.877 1'05.457 |
0.046 | S | 237.481 |
10 | L. HamiltonFerrari | 44 | ![]() |
34 |
+0.931 1'05.511 |
0.054 | S | 237.285 |
11 | A. AntonelliMercedes | 12 | ![]() |
35 |
+0.957 1'05.537 |
0.026 | S | 237.191 |
12 | L. LawsonRB | 30 | ![]() |
31 |
+0.963 1'05.543 |
0.006 | S | 237.169 |
13 | I. HadjarRB | 6 | ![]() |
34 |
+0.967 1'05.547 |
0.004 | S | 237.155 |
14 | P. GaslyAlpine | 10 | ![]() |
36 |
+1.033 1'05.613 |
0.066 | S | 236.916 |
15 | E. OconHaas F1 Team | 31 | ![]() |
31 |
+1.118 1'05.698 |
0.085 | S | 236.609 |
16 | A. AlbonWilliams | 23 | ![]() |
37 |
+1.185 1'05.765 |
0.067 | S | 236.368 |
17 | C. Sainz Jr.Williams | 55 | ![]() |
37 |
+1.234 1'05.814 |
0.049 | S | 236.192 |
18 | O. BearmanHaas F1 Team | 87 | ![]() |
35 |
+1.255 1'05.835 |
0.021 | S | 236.117 |
19 | N. HulkenbergSauber | 27 | ![]() |
35 |
+1.338 1'05.918 |
0.083 | S | 235.820 |
20 | F. ColapintoAlpine | 43 | ![]() |
34 |
+1.596 1'06.176 |
0.258 | S | 234.900 |
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate principais rumores do mercado de pilotos da F1 2026:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.