Recomendado para você

Porsche Cup: Sanchez / Martins / Trevisam lideram TL1 da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Sanchez / Martins / Trevisam lideram TL1 da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Sanchez / Martins / Trevisam lideram TL1 da Carrera Cup em Interlagos
F1: Red Bull explorou 'ponto fraco' em diretrizes da FIA para trocar motor de Verstappen; entenda

F1: Red Bull explorou 'ponto fraco' em diretrizes da FIA para trocar motor de Verstappen; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Red Bull explorou 'ponto fraco' em diretrizes da FIA para trocar motor de Verstappen; entenda
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao TL3 e classificação do GP de Las Vegas

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao TL3 e classificação do GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao TL3 e classificação do GP de Las Vegas
F1: Piastri faz diagnóstico enfático sobre primeiro dia em Vegas

F1: Piastri faz diagnóstico enfático sobre primeiro dia em Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Piastri faz diagnóstico enfático sobre primeiro dia em Vegas
F1: Leclerc esclarece incidente no fim do TL2 e projeta briga "acirrada" pela pole

F1: Leclerc esclarece incidente no fim do TL2 e projeta briga "acirrada" pela pole

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Leclerc esclarece incidente no fim do TL2 e projeta briga "acirrada" pela pole
F1: Red Bull responde McLaren sobre troca 'polêmica' de motor no GP de São Paulo

F1: Red Bull responde McLaren sobre troca 'polêmica' de motor no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull responde McLaren sobre troca 'polêmica' de motor no GP de São Paulo
F1 - Bortoleto analisa treinos de Las Vegas: "Ainda há espaço para melhorar"

F1 - Bortoleto analisa treinos de Las Vegas: "Ainda há espaço para melhorar"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Bortoleto analisa treinos de Las Vegas: "Ainda há espaço para melhorar"
F1: O que forçou a bandeira vermelha no TL2 de Las Vegas?

F1: O que forçou a bandeira vermelha no TL2 de Las Vegas?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: O que forçou a bandeira vermelha no TL2 de Las Vegas?

F1: O que há por trás da "pista pintada" de Xangai que surpreendeu os pilotos?

Tópico foi bastante discutido no dia de mídia da categoria

Circuit detail

Os pilotos da Fórmula 1 foram pegos de surpresa durante suas voltas pelo circuito de Xangai nesta quinta-feira pelo aspecto do traçado chinês. Sem nenhuma notificação nas notas pré-GP da China pela FIA sobre o recapeamento, a cor do asfalto, que já tinha linhas de gasto em certos pontos, deixou a impressão de que havia sido pintado.

Como dito por Daniel Ricciardo: "Parece que eles pintaram a pista ou algo assim. Eles fizeram algo com a superfície. Não sei como a pista vai mudar, se será a mesma ou super escorregadia. Mas talvez isso mude o comportamento dos pneus".

Leia também:

E Ricciardo não foi o único a questionar qual tipo de impacto isso teria em um fim de semana na qual as equipes já estão preocupadas com o fato de terem apenas um treino livre (por ser uma etapa sprint) em uma pista na qual eles retornam após cinco anos longe.

Max Verstappen disse que não vê nada do tipo desde seus anos no kart, quando era comum ver ações do tipo para melhorar a aderência em pistas antigas: "Parece que foi pintada e não recapeada".

Já Carlos Sainz revelou que a situação deixou os pilotos e sua equipe bem confusos.

"Acho que já há muitos fatores desconhecidos, e agora o asfalto parece ter sido tratado de forma bem particular. Não acho que a FIA ou as equipes entendem o que foi feito aqui: se foi um recapeamento total ou apenas um tratamento bizarro de betume".

A view of the track

A view of the track

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

"Certamente parece algo bem particular, algo que não vimos recentemente nos circuitos de F1".

Mas uma pesquisa feita pelo Motorsport.com descobriu que, apesar da pista parecer pintada, o que foi feito é, na verdade, um tratamento de superfície de betume comumente usada nas estradas dos EUA e dos países da Ásia.

O betume é aplicado de forma fluida na superfície da pista para ligar com a superfície do circuito já existente. Isso é feito para eliminar poeira, melhorar a impermeabilidade e também prevenir a desintegração. Isso foi feito no ano passado, e a variação na cor ao redor da pista é resultado de uso por categorias que já correram lá.

Isso deixa a entender que o desgaste deve ser concluído ao longo do fim de semana de F1, o que deve abrir a porta para vários níveis de aderência em diferentes partes da pista.

Sem repetição do fiasco de Istambul

A aparência da pista inevitavelmente relembrou o caso do GP da Turquia de 2020, quando as equipes e pilotos foram pegos de surpresa pelo asfalto recapeado que tinha zero aderência. Mas Sainz está confiante de que não será um caso tão dramático quanto, com fontes sugerindo que o tratamento melhora a aderência.

"Não acho que será como a Turquia. Lá foi um caso muito particular. Mas se, de repente, tivermos desgaste e tudo mais, isso pode deixar dúvidas sobre as estratégias para o resto do fim de semana".

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Photo by: Charles Coates / Motorsport Images

Mas enquanto o tratamento da pista pode não causar o caos da Turquia, ele certamente pode impactar na performance dos pneus. As equipes ainda não sabem se os carros e compostos atuais vão levar a degradação ao limite ou se as pressões maiores vão causar desgastes ainda maiores.

Um final de semana de baixa degradação como na Austrália pode ser uma boa notícia para a Ferrari - enquanto o outro lado casaria melhor com a Red Bull.

"Seguem falando M****", diz Hamilton! Sainz 'CUTUCA' RBR, Max e Pérez MANDAM RECADOS | A F1 na China

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast TELEMETRIA: Rico Penteado destrincha detalhes do GP da China

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Motorsport Business #12 – Gabriel Hackme, da PRIO, e Nicolas Costa: a relação piloto e patrocinador

.

Artigo anterior "Seguem falando merda": Hamilton reclama de falas sobre ida à Ferrari
Próximo artigo F1: Ferrari pode alcançar Red Bull na China, diz estrategista da Fórmula 1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros