Recomendado para você

Bortoleto, Verstappen e Hamilton compartilham momentos especiais com os pais rumo à F1

Bortoleto, Verstappen e Hamilton compartilham momentos especiais com os pais rumo à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
Bortoleto, Verstappen e Hamilton compartilham momentos especiais com os pais rumo à F1
Joey Mawson tranca perfil em rede social após ser acusado de abuso sexual contra enfermeira de Schumacher

Joey Mawson tranca perfil em rede social após ser acusado de abuso sexual contra enfermeira de Schumacher

Fórmula 1
Fórmula 1
Joey Mawson tranca perfil em rede social após ser acusado de abuso sexual contra enfermeira de Schumacher
Drugovich confirma que Stroll esteve "muito próximo" de desistir da F1 em 2024

Drugovich confirma que Stroll esteve "muito próximo" de desistir da F1 em 2024

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
Drugovich confirma que Stroll esteve "muito próximo" de desistir da F1 em 2024
F1 - Bortoleto fala sobre expectativas da Sauber para Austin: "Estamos testando coisas diferentes recentemente"

F1 - Bortoleto fala sobre expectativas da Sauber para Austin: "Estamos testando coisas diferentes recentemente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Bortoleto fala sobre expectativas da Sauber para Austin: "Estamos testando coisas diferentes recentemente"
F1: No páreo pelo título, Verstappen avalia chances de conquista em 2025

F1: No páreo pelo título, Verstappen avalia chances de conquista em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: No páreo pelo título, Verstappen avalia chances de conquista em 2025
F1: Sainz lamenta repercussão de críticas, mas reforça opinião sobre transmissão

F1: Sainz lamenta repercussão de críticas, mas reforça opinião sobre transmissão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Sainz lamenta repercussão de críticas, mas reforça opinião sobre transmissão
F1 - Alonso 'cutuca' dupla da McLaren: "Se eu estou liderando com o melhor carro, não vou perder"

F1 - Alonso 'cutuca' dupla da McLaren: "Se eu estou liderando com o melhor carro, não vou perder"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Alonso 'cutuca' dupla da McLaren: "Se eu estou liderando com o melhor carro, não vou perder"
Russell revela detalhes da reunião na Mercedes que mudou sua carreira na F1

Russell revela detalhes da reunião na Mercedes que mudou sua carreira na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Russell revela detalhes da reunião na Mercedes que mudou sua carreira na F1

F1: Pirelli conclui investigação de pneus estourados dos carros de Verstappen e Stroll em Baku

Para fornecedora oficial de pneus da F1, estava claro que não havia defeito de fabricação ou que algum detrito tenha ocasionado falhas na borracha dos carros de Max Verstappen e Lance Stroll

The damaged rear wheel of Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

A Pirelli concluiu que as falhas nos pneus que afetaram Max Verstappen e Lance Stroll no GP do Azerbaijão de Fórmula 1 foram provavelmente causadas pela forma como as equipes os usaram.

Ambos os pilotos sofreram com estouros dos traseiros esquerdos em Baku, com a suspeita inicial apontando para os detritos sendo a causa dos incidentes.

Leia também:

Esta teoria foi reforçada pelo fato de que outros carros sofreram cortes em seus pneus durante o período de bandeira vermelha, desencadeado pelo incidente de Verstappen.

Em uma tentativa de chegar ao fundo do que aconteceu, a Pirelli levou os pneus de volta à sua sede em Milão para uma análise detalhada em seus laboratórios.

Nesta terça-feira (15), a empresa italiana emitiu um comunicado, deixando claro que as falhas não foram causadas por falha de produção, desgaste ou delaminação.

Continuou revelando que as rupturas foram causadas por uma quebra circunferencial na parede lateral interna dos pneus, em vez de ser o resultado de um corte por detritos.

A declaração sugeriu que as rupturas na parede lateral foram provavelmente causadas pela "condição de funcionamento do pneu" - o que provavelmente está relacionado à pressão ou às temperaturas a que foram rodados.

“Esta análise também considerou os pneus usados ​​por outros carros na corrida, que tiveram o mesmo ou um maior número de voltas em comparação com os que foram danificados”, disse o comunicado.

“O processo determinou que não havia defeito de produção ou qualidade em nenhum dos pneus; nem havia qualquer sinal de fadiga ou delaminação. As causas das duas falhas no pneu traseiro esquerdo dos carros Aston Martin e Red Bull foram claramente identificadas. Em cada caso, isso se deveu a uma quebra circunferencial na parede lateral interna, que pode estar relacionada às condições de funcionamento do pneu, apesar dos parâmetros prescritos (pressão mínima e temperatura máxima da manta) terem sido seguidos.”

As equipes de F1 atualmente só precisam usar os pneus com a pressão mínima quando eles são montados nos carros, já que não há necessidade de manter a pressão quando o carro está na pista.

Isso significa que a porta está aberta para as equipes encontrarem maneiras de diminuir a pressão após as verificações, mas essa redução na pressão significa que o pneu está sujeito a mais estresse.

A Pirelli revelou que novos protocolos de pressão e manta de pneus devem ser implementados para garantir que não haja repetição do problema de Baku, com as equipes já informadas pela FIA sobre os novos processos que devem ser seguidos.

O comunicado acrescentou: “Como resultado desta análise, a Pirelli apresentou seu relatório à FIA e às equipes. A FIA e a Pirelli concordaram com um novo conjunto de protocolos, incluindo uma diretiva técnica atualizada já distribuída, para monitorar as condições de operação durante um fim de semana de corrida e eles irão considerar quaisquer outras ações apropriadas.”

Enquanto a Pirelli sugere que a maneira que os pneus foram usados desencadeou os incidentes, a Red Bull emitiu um comunicado insistindo que seguiu todas as recomendações dadas a ela.

“Trabalhamos em estreita colaboração com a Pirelli e a FIA durante a investigação sobre a falha do pneu de Max na volta 47 do GP do Azerbaijão e podemos confirmar que nenhuma falha do carro foi encontrada. Cumprimos os parâmetros dos pneus da Pirelli em todos os momentos e continuaremos a seguir suas orientações.”

"Ficamos gratos que, após os impactos de alta velocidade do fim de semana, nenhum dos pilotos se feriu.”

F1 2021: TRETA! Verstappen DESAFIA Hamilton e diz que seria mais RÁPÍDO que inglês com Mercedes

PODCAST: Qual é o tamanho do 'drama' de Bottas e Mercedes em 2021?

 

Artigo anterior F1 - Ricciardo: pistas "que perdoam erros" ajudarão em adaptação na McLaren
Próximo artigo F1: Prost não se surpreende que Alonso precise de tempo para readaptação

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros