Recomendado para você

F1: Aston Martin anuncia data para lançamento do carro de 2026

F1: Aston Martin anuncia data para lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Aston Martin anuncia data para lançamento do carro de 2026
F1 - Bortoleto faz balanço do ano de novato antes de Abu Dhabi: "Orgulhoso do progresso" como equipe

F1 - Bortoleto faz balanço do ano de novato antes de Abu Dhabi: "Orgulhoso do progresso" como equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Bortoleto faz balanço do ano de novato antes de Abu Dhabi: "Orgulhoso do progresso" como equipe
F1: Campeão da F2, Fornaroli se junta à McLaren como piloto de testes e desenvolvimento

F1: Campeão da F2, Fornaroli se junta à McLaren como piloto de testes e desenvolvimento

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Campeão da F2, Fornaroli se junta à McLaren como piloto de testes e desenvolvimento
Como a F1 chegou à corrida final nos últimos 15 anos

Como a F1 chegou à corrida final nos últimos 15 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Como a F1 chegou à corrida final nos últimos 15 anos
F1: Quantos pontos a McLaren 'tirou' de Norris e Piastri em 2025?

F1: Quantos pontos a McLaren 'tirou' de Norris e Piastri em 2025?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Quantos pontos a McLaren 'tirou' de Norris e Piastri em 2025?
NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

F1: Policiamento do teto orçamentário deve impedir "manobras" futuras, diz presidente da FIA

Sulayem acredita ainda que a aplicação correta da política de gastos deve ajudar equipes menores a crescerem e enfrentar as maiores

Mohammed Ben Sulayem, President FIA

O presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem espera que o modo como o órgão lidou com as violações do teto orçamentário pela Red Bull e a Aston Martin na temporada 2021 da Fórmula 1 impedirá qualquer tipo de "manobra" que as equipes possam tentar no futuro.

Enquanto o caso da Aston Martin tinha mais a ver com os procedimentos do regulamento, o da Red Bull foi mais controverso, excedendo o teto em 1,8 milhão de dólares. A equipe foi multada em 7 milhões de dólares e penalizada com a perda de 10% dos testes aerodinâmicos para 2023.

Leia também:

O modo como a FIA lidou com o caso da Red Bull foi visto como um grande teste para o sucesso do teto orçamentário e, no final, a punição foi vista por parte das equipes como um bom meio termo. Refletindo sobre o que aconteceu, e o fato da FIA ter sido tão transparente com o caso, Sulayem está otimista de que o regulamento terá completamente respeitado pelas equipes.

Falando com a imprensa durante o Rally Dakar, ele disse que o teto orçamentário é um modo mais fácil de nivelar o grid do que um BoP (balanço de performance) constante como em outras categorias.

"Não é uma tarefa fácil, fazer o equivalente do BoP na tecnologia. O que posso dizer, é que posso ver que está funcionando, e temos que fazer um policiamento do teto. Sempre fui muito transparente com o que aconteceu com Red Bull e Aston Martin. Garantimos que nada ficasse escondido".

"Fizemos a investigação sobre a equipe, checamos tudo, analisamos todo o processo e tornamos público para todos. Espero que ninguém possa usar o teto orçamentário, fazer manobras. Agora as equipes têm claro que a FIA está ali como órgão supervisor. Nós estamos vendo tudo, e essa é a nossa responsabilidade".

Red Bull

Red Bull

Photo by: Red Bull Content Pool

Sulayem acredita que o teto orçamentário é um elemento essencial da nova era da F1, e espera que isso possa agir para tornar as equipes menores mais competitivas.

"Quando falamos do teto orçamentário, tem um ponto fundamental: ele tem que funcionar. Sim, a diferença é grande, mas temos que ir além para garantir que as outras equipes subam ao mesmo nível das grandes".

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #212 – Polêmica: as verdades inconvenientes sobre a F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Entenda como resposta errada no simulador levou Mercedes a sofrer com problemas no W13
Próximo artigo Diretor da Audi diz que regulamento de 2026 abriu caminho para entrada na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros