Recomendado para você

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Policiamento do teto orçamentário deve impedir "manobras" futuras, diz presidente da FIA

Sulayem acredita ainda que a aplicação correta da política de gastos deve ajudar equipes menores a crescerem e enfrentar as maiores

Mohammed Ben Sulayem, President FIA

O presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem espera que o modo como o órgão lidou com as violações do teto orçamentário pela Red Bull e a Aston Martin na temporada 2021 da Fórmula 1 impedirá qualquer tipo de "manobra" que as equipes possam tentar no futuro.

Enquanto o caso da Aston Martin tinha mais a ver com os procedimentos do regulamento, o da Red Bull foi mais controverso, excedendo o teto em 1,8 milhão de dólares. A equipe foi multada em 7 milhões de dólares e penalizada com a perda de 10% dos testes aerodinâmicos para 2023.

Leia também:

O modo como a FIA lidou com o caso da Red Bull foi visto como um grande teste para o sucesso do teto orçamentário e, no final, a punição foi vista por parte das equipes como um bom meio termo. Refletindo sobre o que aconteceu, e o fato da FIA ter sido tão transparente com o caso, Sulayem está otimista de que o regulamento terá completamente respeitado pelas equipes.

Falando com a imprensa durante o Rally Dakar, ele disse que o teto orçamentário é um modo mais fácil de nivelar o grid do que um BoP (balanço de performance) constante como em outras categorias.

"Não é uma tarefa fácil, fazer o equivalente do BoP na tecnologia. O que posso dizer, é que posso ver que está funcionando, e temos que fazer um policiamento do teto. Sempre fui muito transparente com o que aconteceu com Red Bull e Aston Martin. Garantimos que nada ficasse escondido".

"Fizemos a investigação sobre a equipe, checamos tudo, analisamos todo o processo e tornamos público para todos. Espero que ninguém possa usar o teto orçamentário, fazer manobras. Agora as equipes têm claro que a FIA está ali como órgão supervisor. Nós estamos vendo tudo, e essa é a nossa responsabilidade".

Red Bull

Red Bull

Photo by: Red Bull Content Pool

Sulayem acredita que o teto orçamentário é um elemento essencial da nova era da F1, e espera que isso possa agir para tornar as equipes menores mais competitivas.

"Quando falamos do teto orçamentário, tem um ponto fundamental: ele tem que funcionar. Sim, a diferença é grande, mas temos que ir além para garantir que as outras equipes subam ao mesmo nível das grandes".

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #212 – Polêmica: as verdades inconvenientes sobre a F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Entenda como resposta errada no simulador levou Mercedes a sofrer com problemas no W13
Próximo artigo Diretor da Audi diz que regulamento de 2026 abriu caminho para entrada na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros