Fórmula 1 GP do Azerbaijão

F1: Posicionamento da FIA sobre asas da McLaren e da Mercedes "incentiva" Red Bull a seguir caminho

Apesar da resposta da FIA à cobrança da Red Bull e da Ferrari após o GP da Itália, Federação seguirá coletando dados até o GP de Singapura

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing, inspects a nose section

A liberação das asas dianteiras da McLaren e da Mercedes pela FIA - após Red Bull e Ferrari cobrarem esclarecimentos sobre sua legalidade após o GP da Itália de Fórmula 1 - "encoraja" o time austríaco a seguir um caminho semelhante, diz o chefe Christian Horner.

Após a corrida de Monza, Red Bull e Ferrari cobraram uma resposta definitiva da FIA sobre a legalidade dos designs das asas dianteiras da McLaren e da Mercedes, com o questionamento de que elas estavam se flexionando significativamente na pista.

 

A FIA vem monitorando os níveis de flexão das asas na pista desde o GP da Bélgica e declarou que todas as asas de 2024 eram legais dentro dos limites dos regulamentos. 

Horner diz que a decisão do órgão, de declarar as asas legais, provavelmente incentivará sua própria equipe a buscar um projeto semelhante - um que atenda aos testes de carga estática, mas que introduza aeroelasticidade em condições dinâmicas.

"Acho que o que é crucial para qualquer equipe, como em todas essas coisas, é sempre a clareza", disse Horner. "Algo é aceitável ou não? Se for considerado aceitável, obviamente isso o encorajará a buscar soluções semelhantes".

"Portanto, o órgão regulador, obviamente, tem todas as informações disponíveis. Eles têm toda a análise de que recentemente colocaram câmeras em muitos carros. Eles estão coletando esses dados. Mas, sim, é uma daquelas coisas que, como eu disse, se for considerada aceitável, você deve seguir esse caminho".

Oscar Piastri, McLaren MCL38

Oscar Piastri, McLaren MCL38

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

A FIA já havia declarado anteriormente que não pretendia proibir nenhum projeto em meio ao seu exercício de coleta de dados sobre as asas dianteiras e que quaisquer possíveis mudanças regulatórias seriam mantidas para a temporada de 2025.

Embora geralmente se presuma que uma asa é livre para flexionar descontroladamente na pista, desde que passe nos testes de carga estática, a diretriz técnica TD34 afirma que a FIA não considera legais "projetos cujas características estruturais são alteradas por parâmetros secundários". Isso inclui a carga aerodinâmica e a temperatura, embora também afirme que uma asa não pode ser infinitamente rígida e se flexionará sob alguma carga. 

Em sua essência, a redução da curvatura geral da asa dianteira sob carga ajuda a afastar parte do arrasto da asa dianteira em seções de reta, mas o efeito no restante do carro também é interessante. Foi sugerido que grande parte do sucesso da McLaren - e a melhora no desempenho da Mercedes - em 2024 se deve aos benefícios de equilíbrio oferecidos por uma asa dianteira flexível.

A FIA continuará a monitorar as asas nos finais de semana do Azerbaijão e de Singapura, tendo declarado na semana passada que "esse exercício continuará pelo menos até Singapura para garantir que todas as equipes tenham usado a câmera obrigatória da FIA em diferentes tipos de pistas (downforce baixo, médio, alto e muito alto).

"Isso garantirá um grande banco de dados, permitindo que a FIA tenha uma visão mais objetiva da situação e quantifique as diferenças entre os vários padrões dinâmicos observados na pista".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MOLINA NA LATA: Bortoleto PERTO DA AUDI, Drugo e NEWEY na Aston, POR QUE RED BULL CAIU, F1 na Band

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Jake Boxall-Legge
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Bottas segue na disputa contra Bortoleto pela vaga da Sauber em 2025, diz chefe da equipe
Próximo artigo F1: Red Bull afirma que Pérez apoiará Verstappen se ordens de equipe forem emitidas em Baku

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros