Recomendado para você

MotoGP não planeja aumentar calendário para além das 22 corridas

MotoGP não planeja aumentar calendário para além das 22 corridas

MotoGP
MotoGP
MotoGP não planeja aumentar calendário para além das 22 corridas
F1 - Steiner manda recado para Horner após rumores relacionados a Haas: "Boa sorte!"

F1 - Steiner manda recado para Horner após rumores relacionados a Haas: "Boa sorte!"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Steiner manda recado para Horner após rumores relacionados a Haas: "Boa sorte!"
F1: Chefe da Cadillac revela mais detalhes sobre preparação para 2026

F1: Chefe da Cadillac revela mais detalhes sobre preparação para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Chefe da Cadillac revela mais detalhes sobre preparação para 2026
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: Presidente da FIA nega que regra sobre joias seja direcionada a Hamilton, mas alerta sobre sanções

Sulayem espera que Hamilton acate a norma para trabalhar junto com o heptacampeão, usando-o como modelo para jovens pilotos sobre segurança na pista

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG, in the drivers Press Conference

O presidente da FIA, Mohammen ben Sulayem, diz apoiar a abordagem da direção de provas da Fórmula 1, que passou a cobrar a estrita aplicação da regra sobre a não-utilização de joias pelos pilotos, afirmando ainda que isso não é uma retaliação a Lewis Hamilton. Mas Sulayem alertou o heptacampeão sobre o que pode acontecer caso a norma não seja cumprida.

Sulayem assumiu o cargo no lugar de Jean Todt no fim do ano passado e já vem deixando a marca de sua era na F1, incluindo a reformulação da direção de prova, algo que ele classifica como "em andamento", ao fazer a troca de Michael Masi pela dupla formada por Eduardo Freitas e Niels Wittich.

Leia também:

Se a gestão das primeiras corridas pelo alemão foi acolhida pelo paddock, sua intransigência em certos assuntos seguem causando tensão. Especialmente após uma acalorada reunião em Melbourne com os pilotos sobre o uso de joias dentro do carros, algo que foi efetivado a partir de Miami.

Um piloto que se colocou contra a medida foi Hamilton que, apesar de ter dito que removeria um piercing e um brinco através de intervenção médica para cumprir o regulamento, voltou atrás pouco depois, afirmando que buscaria uma isenção até o fim do ano. No momento, a direção de provas deu a ele até Mônaco para a remoção dessas peças, que não são retiráveis manualmente.

Para Sulayem, trata-se de bom senso, segurança e justiça. O presidente da FIA questiona seus antecessores sobre a falha em cobrar a aplicação de uma regra que existe há mais de uma década, e descartou as acusações de que essa medida tenha visado especificamente Hamilton.

"Depois [do GP de São Paulo], lhe desejei sorte antes de voltar para casa", disse Sulayem em entrevista ao Daily Mail. "Você pode perguntar a Toto Wolff o quanto eu o apoiei. Eu estava livre, porque ainda não era presidente".

"Eu realmente queria que ele ganhasse o oitavo título, porque os recordes existem para serem quebrados. As pessoas dizem que fiz o que Lewis e Toto queria, ao retirar Michael Masi. Então eu faço algo por eles e agora vou contra eles, não faz sentido". 

Sulayem seguiu falando sobre como o processo com Hamilton em Miami, e revelou um desejo de usar o heptacampeão como um modelo para o bem do esporte, trabalhando ao lado dele.

"Lewis falou com um médico em Miami para discutir a questão das joias e, adivinhe, era um médico britânico. Só estou dizendo que as regras estão ali. Não é minha função decidir os méritos da ciência, isso é função dos médicos".

"Quero que Lewis seja um modelo, um embaixador, que envie a mensagem correta a todos os jovens pilotos para evitar uma tragédia. Deveríamos usá-lo para o bem".

"Gosto de joias, adoro, mas no carro não pode haver escolha. As pessoas questionam por que isso não foi aplicado antes. Não pergunte a mim. Pergunte para as gestões anteriores sobre isso".

Por isso, o presidente da FIA coloca Hamilton em uma encruzilhada. O heptacampeão não deve ter mais privilégios após Mônaco, com uma multa de 50 mil euros na primeira vez e 250 mil euros pela reincidência.

"Cabe a ele decidir", adverte. "Há multas que serão aplicadas. É como quando alguém acelera na estrada: você não pode impedi-lo de fazer isso, mas ele é multado, mesmo que seja acidental. Você não pode deixar as pessoas fazerem algo porque são seus amigos. É preciso ter uma regra para todos".

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #177 - Red Bull 'roubou' status de favorita ao título da Ferrari?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Alpine espera decidir futuro de Alonso e Piastri até Silverstone
Próximo artigo Alfa Romeo põe a venda carro da temporada 2022 da F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros