F1: Red Bull desiste do plano de vender AlphaTauri
Mas equipe passará por reestruturação, com a transferência de parte da operação para o Reino Unido e uma sinergia maior com a Red Bull
Após meses de especulação sobre a incerteza do futuro da AlphaTauri, a equipe italiana da Fórmula 1 tem seu destino selado, pelo menos por enquanto. Helmut Marko disse que a Red Bull descartou a venda do time ou a mudança de sua base em Faenza, na Itália, mas revelou que a AlphaTauri expandirá sua presena em solo britânico.
Os rumores surgiram após relatos circularem de que Oliver Mintzlaff, novo CEO da Red Bull, estaria descontente com a performance do time. Em meio a um início complicado de campeonato, Marko reconheceu em março que a AlphaTauri precisava melhorar tanto na pista quanto comercialmente.
No fim do mês seguinte, foi anunciado que Franz Tost deixaria o cargo de chefe no fim da temporada, sendo substituído por Laurent Mekies, da Ferrari, enquanto o ex-secretário-geral da FIA, Peter Bayer, assumiria como CEO.
Após semanas de avaliação, a Red Bull finalizou a reorganização da AlphaTauri. A venda foi considerada, mas agora está descartada. E a sede de Faenza seguirá como o hub principal do time, mas agora contará mais funcionários em sua sede secundária em Bicester, no Reino Unido.
No momento, Bicester abriga o time de aerodinâmica da AlphaTauri, mas mais funcionários serão realocados para lá, visando uma integração maior com a Red Bull.
"A decisão foi tomada. A AlphaTauri seguirá sendo 100% Red Bull, e seguirá como equipe junior", disse Marko em uma entrevista para o canal do YouTube do site irmão do Motorsport.com na Alemanha, Formel1.de.
Mas segundo Marko, Mintzlaff pediu à equipe "o uso máximo de sinergias com a Red Bull Racing segundo permitido pelo regulamento".
"A cooperação com a Red Bull Racing será mais próxima, também em termos de teto orçamentário e sinergias. Com esse conhecimento, que ele adquiriu junto à FIA [Bayer] tem um papel importante, que também ajudará a Red Bull".
Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT04, Zhou Guanyu, Alfa Romeo C43, Lance Stroll, Aston Martin AMR23
Photo by: Steven Tee / Motorsport Images
Marko reforçou ainda que apesar de "muitas opções terem sido consideradas", a sede de Faenza não será abandonada, com boa parte dos funcionários, incluindo Bayer e Mekies "seguirão na Itália".
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