F1: Red Bull vê 'injustiça' caso FIA mexa nos carros por causa do porpoising

"Se estiver afetando apenas pessoas ou equipes isoladas, isso é algo com que essa equipe deve lidar", afirmou o chefe da RBR, Christian Horner; confira

F1: Red Bull vê 'injustiça' caso FIA mexa nos carros por causa do porpoising
Carregar reprodutor de áudio

Chefe de equipe da Red Bull na Fórmula 1, Christian Horner diz que seria injusto caso a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) mexa nos carros da temporada 2022 para atenuar o porpoising -- a popular 'quicada' --, que tanto tem gerado problemas para pilotos e times neste ano.

O editor recomenda:

A declaração de Horner, que vê a Red Bull na liderança dos dois campeonatos da F1 2022, vem após dobradinha da equipe no GP do Azerbaijão, vencido pelo holandês Max Verstappen, atual campeão mundial e primeiro colocado na tabela de classificação desta temporada.

Com o resultado em Baku, aliás, Verstappen ampliou sua liderança no campeonato de pilotos, no qual seu companheiro mexicano Sergio Pérez agora figura no segundo lugar, tendo ultrapassado o monegasco Charles Leclerc, que abandonou a corrida após problema no motor Ferrari.

"Acho que se há uma preocupação genuína em relação à segurança em todo o grid, é algo que deve ser analisado. Mas, se estiver afetando apenas pessoas ou equipes isoladas, isso é algo com que essa equipe deve lidar", afirmou Horner após o GP do Azerbaijão.

Na rodada de Baku, a Mercedes foi bastante impactada pelo porpoising, ao passo que a Red Bull tem sofrido um pouco menos do que as rivais com as 'quicadas', ainda que seja possível vê-las no modelo RB18.

"A coisa mais fácil é obviamente levantar o carro. Então, uma equipe tem a opção de fazer isso", ponderou Horner. "Você tem a escolha, não tem? Certos carros têm problemas. E há alguns carros que têm poucos problemas. Portanto, parece injusto penalizar aqueles que fizeram um trabalho decente em prol daqueles que talvez erraram um pouco o alvo. Então, a coisa mais fácil a fazer é reclamar", 'cornetou' o chefe da Red Bull. "Cada equipe tem uma escolha. Faz parte do jogo."

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #181 – O que novo carro da F1 tem de melhor e pior até agora?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
F1 - Ferrari admite: não tem respostas para problemas de Baku; veja
Artigo anterior

F1 - Ferrari admite: não tem respostas para problemas de Baku; veja

Próximo artigo

F1: Hamilton não perderia GP do Canadá "por nada nesse mundo" apesar de dores nas costas

F1: Hamilton não perderia GP do Canadá "por nada nesse mundo" apesar de dores nas costas