Recomendado para você

VÍDEO F1: Violência entre torcedores marca GP do México

VÍDEO F1: Violência entre torcedores marca GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
VÍDEO F1: Violência entre torcedores marca GP do México
F1: FIA dá veredito sobre teto de gastos de 2024 e revela documentos

F1: FIA dá veredito sobre teto de gastos de 2024 e revela documentos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: FIA dá veredito sobre teto de gastos de 2024 e revela documentos
F1: Troca em Monza realmente 'entregou' liderança a Norris? Veja quantos pontos Piastri e Lando 'perderam' em 2025

F1: Troca em Monza realmente 'entregou' liderança a Norris? Veja quantos pontos Piastri e Lando 'perderam' em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Troca em Monza realmente 'entregou' liderança a Norris? Veja quantos pontos Piastri e Lando 'perderam' em 2025
F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Fórmula E
Fórmula E
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera
Últimas notícias

F1 revela visão para futuro dos motores em meio à proibição de híbridos

Chefões da F1 dizem que as proibição dos governos de vendas de novos carros híbridos em até 15 anos é erro, e insistem que o esporte pode ser catalisador na revolução de tecnologias sustentáveis

A Honda logo on a Red Bull engine cover

Com os esforços de reduzir a emissão de carbono por parte dos governos, os países começaram a restringir as vendas de novos motores movidos a gasolina, diesel ou híbrido nos próximos anos - com a Grã-Bretanha anunciando recentemente uma proposta para banir estes tipos de motores a partir de 2035.

Esse movimento tem levantado questões sobre qual será a direção que a Fórmula 1 terá que tomar no futuro. Desde 2014, a categoria tem se alinhado com a proposta dos motores híbridos e, nos próximos anos, terá que tomar uma decisão sobre o que fará com seus motores a partir de 2025, ano previsto para uma nova grande revisão do regulamento técnico.

Leia também:

Mas enquanto uma proibição de motores híbridos nas estradas possa levar as montadoras à se perguntarem se vale a pena investir em tecnologias dentro das corridas de grande prêmios, os chefões da F1 acham que os híbridos oferecem várias possibilidades para levar o mundo a uma situação melhor.

Perguntado pelo Motorsport.com sobre o impacto da proibição dos híbridos, o diretor de esporte a motor da F1, Ross Brawn, afirmou: "Eu não acho que necessariamente sabemos para onde vamos, para ser honesto. Acho que os governos precisam olhar para o todo. Precisamos olhar para o problema maior, que é o impacto do transporte pessoal na emissão de carbono".

"Acho que ir atrás de uma tecnologia específica é um erro. Para mim, como um engenheiro, isso não faz sentido. Esse é o lugar que estamos agora, esse é o ponto que queremos estar, entender qual a melhor solução para esse processo".

Com a F1 passando a utilizar cada vez mais biocombustíveis, Brawn percebe uma oportunidade para o esporte se colocar na vanguarda de desenvolvimento de combustíveis sustentáveis - como os que são produzidos através da captura de carbono.

"Os governos precisam ser firmes. Eles precisam forçar as pessoas a não ficarem paradas e eles precisam financiar o que seja necessário fazer. Mas se encontrarmos uma solução com combustíveis sintéticos, por exemplo, onde capturamos o carbono da atmosfera, para convertermos em combustível, utilizando energia renovável, aí teremos uma solução onde a infraestrutura estará pronta para ser colocada em prática", afirmou.

"Agora há necessidades, como a de grandes cidades, onde você precisa retirar a poluição do local. Você não pode ter muita poluição nesses locais. Então existem hidrogênio, eletricidade, etc. Mas, para mim, parece inconcebível ter uma infraestrutura capaz de suportar apenas veículos elétricos somente daqui 15 anos".

Ele acrescentou: "Se nós levantarmos a tecnologia dos combustíveis sustentáveis, acreditamos que a F1 pode se tornar uma grande força. Se a FIA disser que para competir na F1 você só poderá correr com combustíveis sustentáveis ou sintéticos, nós certamente estaremos na vanguarda do desenvolvimento desta tecnologia".

"E as petrolíferas estarão envolvidas com esse processo porque eles sabem que precisam encontrar fontes alternativas de renda para o futuro. Então podemos ser os catalisadores por trás dessas mudanças".

O CEO da F1, Chase Carey acha que a ideia de utilizar apenas carros elétricos no futuro é errado, apoiando Brawn ao sugerir que a tecnologia híbrida pode conter respostas importantes.

"Li textos de vários especialistas na questão ambiental, por assim dizer, e eu acho que a grande maioria reconhece que vamos precisar de várias soluções, porque não há uma perfeita", disse Carey ao Motorsport.com.

"A eletricidade se tornou um pouco essa solução perfeita. Mas há problemas ambientais com isso, de infraestrutura, o custo de veículos elétricos. Eu acho que será parte da resposta, mas acho que a resposta não será apenas uma".

"Eu acho que um motor a combustão com combustíveis sintéticos e outros tipos de tecnologia, como a recuperação de energia, serão os elementos mais importantes desta solução. Acho que haverá uma realidade em que o elétrico será menos um sonho político e mais uma realidade de mercado. Outras soluções devem aparecer e ser reconhecidas como parte muito importante, se não central, de como atingir os objetivos que todos desejam para o meio ambiente".

GALERIA: Os carros da Fórmula 1 para 2020

Racing Point: RP20
Pilotos: Sergio Pérez e Lance Stroll
Racing Point: RP20
Pilotos: Sergio Pérez e Lance Stroll
Racing Point: RP20
Pilotos: Sergio Pérez e Lance Stroll
Racing Point: RP20
Pilotos: Sergio Pérez e Lance Stroll
Racing Point: RP20
Pilotos: Sergio Pérez e Lance Stroll
Williams: FW43
Pilotos: George Russell e Nicholas Latifi
Williams: FW43
Pilotos: George Russell e Nicholas Latifi
Williams: FW43
Pilotos: George Russell e Nicholas Latifi
Williams: FW43
Pilotos: George Russell e Nicholas Latifi
Williams: FW43
Pilotos: George Russell e Nicholas Latifi
AlphaTauri: AT01
Pilotos: Daniil Kvyat e Pierre Gasly
AlphaTauri: AT01
Pilotos: Daniil Kvyat e Pierre Gasly
AlphaTauri: AT01
Pilotos: Daniil Kvyat e Pierre Gasly
AlphaTauri: AT01
Pilotos: Daniil Kvyat e Pierre Gasly
AlphaTauri: AT01
Pilotos: Daniil Kvyat e Pierre Gasly
Mercedes: W11
Pilotos: Lewis Hamilton e Valtteri Bottas
Mercedes: W11
Pilotos: Lewis Hamilton e Valtteri Bottas
Mercedes: W11
Pilotos: Lewis Hamilton e Valtteri Bottas
Mercedes: W11
Pilotos: Lewis Hamilton e Valtteri Bottas
Mercedes: W11
Pilotos: Lewis Hamilton e Valtteri Bottas
McLaren: MCL35
Pilotos: Carlos Sainz Jr. e Lando Norris
McLaren: MCL35
Pilotos: Carlos Sainz Jr. e Lando Norris
McLaren: MCL35
Pilotos: Carlos Sainz Jr. e Lando Norris
McLaren: MCL35
Pilotos: Carlos Sainz Jr. e Lando Norris
McLaren: MCL35
Pilotos: Carlos Sainz Jr. e Lando Norris
Red Bull Racing: RB16
Pilotos: Max Verstappen e Alexander Albon
Red Bull Racing: RB16
Pilotos: Max Verstappen e Alexander Albon
Red Bull Racing: RB16
Pilotos: Max Verstappen e Alexander Albon
Red Bull Racing: RB16
Pilotos: Max Verstappen e Alexander Albon
Red Bull Racing: RB16
Pilotos: Max Verstappen e Alexander Albon
Ferrari: SF1000
Pilotos: Charles Leclerc e Sebastian Vettel
Ferrari: SF1000
Pilotos: Charles Leclerc e Sebastian Vettel
Ferrari: SF1000
Pilotos: Charles Leclerc e Sebastian Vettel
Ferrari: SF1000
Pilotos: Charles Leclerc e Sebastian Vettel
Ferrari: SF1000
Pilotos: Charles Leclerc e Sebastian Vettel
Haas: VF-20
Pilotos: Romain Grosjean e Kevin Magnussen
Haas: VF-20
Pilotos: Romain Grosjean e Kevin Magnussen
Haas: VF-20
Pilotos: Romain Grosjean e Kevin Magnussen
Haas: VF-20
Pilotos: Romain Grosjean e Kevin Magnussen
Haas: VF-20
Pilotos: Romain Grosjean e Kevin Magnussen
Renault: RS20
Pilotos: Daniel Ricciardo e Esteban Ocon
Renault: RS20
Pilotos: Daniel Ricciardo e Esteban Ocon
Renault: RS20
Pilotos: Daniel Ricciardo e Esteban Ocon
Renault: RS20
Pilotos: Daniel Ricciardo e Esteban Ocon
Renault: RS20
Pilotos: Daniel Ricciardo e Esteban Ocon
Alfa Romeo: C39
Pilotos: Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo: C39
Pilotos: Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo: C39
Pilotos: Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo: C39
Pilotos: Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo: C39
Pilotos: Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi
50
Artigo anterior 'Retorno' da Williams e briga de motores em jogo na pré-temporada da F1
Próximo artigo Ocon: trabalho na Mercedes foi "muito cansativo"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros