F1: Sainz diz que brita resolveria 'polêmica' de disputa entre Verstappen e Hamilton na curva 4 de Interlagos
Espanhol acredita que material seria mais eficiente que áreas de escape por ser mais punitivo a quem freia tarde ou sai da pista
O piloto da Ferrari Carlos Sainz disse que o incidente na Curva 4 entre Lewis Hamilton e Max Verstappen no Brasil é o exemplo perfeito de por que a Fórmula 1 precisa de mais brita. No emocionante GP de São Paulo, o holandês tentou tudo que podia para manter a Mercedes mais veloz do britânico à distância e o empurrou para fora, com dupla indo para a área de escape antes de voltarem à pista.
O incidente foi notado pelos comissários da prova, mas não investigado, o que gerou polêmica, já que acontecimentos semelhantes foram punidos com uma penalidade de cinco segundos, incluindo a jogada defensiva de Lando Norris sobre Sergio Pérez na Áustria. Desde então, a escuderia alemã pediu uma revisão, agora que as imagens a bordo do carro da Red Bull foram divulgadas.
Sainz, que também usou a área de saída da Curva 4 em uma primeira volta bagunçada, acredita que toda a polêmica poderia ter sido evitada com a acomodação de brita em vez das áreas de escape de asfalto de Interlagos.
"Pessoalmente, acho que esse problema seria resolvido com cascalho", disse o espanhol, que terminou em sexto no GP de São Paulo. "Acho que você também viu que, no início, alguns carros - incluindo nós - deram uma alongada nessa curva. Se houvesse brita, não teríamos ido lá."
"E em vez de realmente ser um problema para os comissários, se você colocasse isso lá, facilitaria a vida deles, de Michael [Masi, diretor de provas da FIA], Lewis, Max e todos nós."
Track view
Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images
O apelo de Sainz pelo cascalho é parte de um tema recorrente nos últimos anos, enquanto a F1 tem dificuldades de controlar os limites da pista de maneira consistente. O espanhol espera que sejam feitas modificações em Interlagos, principalmente porque a pista não recebe a MotoGP.
"Continuamos pedindo brita", acrescentou. "E esperamos que no futuro, especialmente em uma pista como São Paulo, onde a MotoGP não corre, gostaríamos de ver as armadilhas de cascalho de volta porque nunca frearíamos tão tarde na Curva 4."
F1 2021: O que a Red Bull PRECISA fazer no Catar? Hamilton FAVORITO? | TELEMETRIA
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #146: Hamilton teve a maior exibição da carreira no Brasil?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.