F1: Sem dificuldades, Verstappen vence o GP do Canadá, iguala marca de Senna e dá 100ª vitória à Red Bull
Com novo triunfo do holandês, equipe austríaca se torna apenas a quinta na história da Fórmula 1 a atingir pelo menos 100 vitórias
O GP do Canadá deste domingo trouxe mais um passeio para Max Verstappen. Sem pressão dos rivais, o holandês garantiu mais uma vitória na busca pelo tricampeonato da Fórmula 1, em um triunfo no qual iguala a marca de Ayrton Senna, além de dar à Red Bull sua 100ª vitória na história da categoria.
Fernando Alonso e Lewis Hamilton ocuparam a segunda e terceira posições do pódio. Completaram o top 10: Charles Leclerc, Carlos Sainz, Sergio Pérez, Alex Albon, Esteban Ocon, Lance Stroll e Valtteri Bottas, devido à punição de 5s para Lando Norris.
Para a largada, tivemos a grande maioria optando pelos médios. As exceções foram Gasly, o único de macios, e Pérez, Magnussen e Bottas de duros. Verstappen saiu tranquilo para se manter na ponta, enquanto Hamilton já deu o bote em cima de Alonso antes da primeira curva, deixando o espanhol para ser pressionado por Russell.
Ao final da primeira volta, de um total de 70, Verstappen liderava com 1s à frente de Hamilton. Alonso, Russell, Ocon, Hulkenberg, Piastri, Norris, Leclerc e Albon completavam o top 10, com Sainz e Pérez na sequência.
Enquanto Verstappen já abria 1s6 para Hamilton após as cinco primeiras voltas, o heptacampeão via Alonso em sua cola, com a diferença entre os dois variando entre 0s7 e 1s1 ao longo de um giro, deixando Russell a quase 2s de distância.
O SC Virtual precisou ser acionado na volta 7. A Williams alertou Sargeant pelo rádio para parar o carro imediatamente, após o aparecimento de um alerta crítico, sem especificar onde seria o problema. Com uma remoção rápida, a bandeira verde voltou em menos de duas voltas.
Assim que a corrida foi retomada, Alonso voltou a atacar Hamilton, podendo usar o DRS para se aproximar. Mas, sem conseguir ultrapassar a Mercedes, Russell também se aproximou. Outro trem que se formava era o liderado por Hulkenberg, em sétimo, com 11 carros a menos de 1s do piloto da frente.
Na volta 12, Hulk foi aos boxes, mudando a dinâmica da disputa que vinha na sequência, permitindo à Leclerc atacar Norris mais incisivamente. Mas durou pouco, com Russell batendo o carro no segundo setor e causando a entrada do SC. Mesmo assim, o britânico entrou nos boxes, trocou os pneus e voltou para a prova.
Verstappen, Hamilton, Alonso entraram imediatamente nos boxes, com os demais aproveitando a deixa. Apenas poucos seguiram na pista: Leclerc, Sainz, Pérez e Magnussen dos ponteiros.
Na saída dos boxes, Hamilton saiu bem próximo de Alonso, à frente do espanhol. Mas, pela forma como ocorreu, o caso foi colocado sob investigação pela direção de prova.
A relargada aconteceu na volta 17, e Verstappen se colocou bem para não ser pressionado, deixando Hamilton com Alonso em sua cola, seguidos de Leclerc, Sainz, Pérez e Magnussen.
Após muito pressionar, Alonso conseguiu ultrapassar Hamilton no fim da volta 22, aproveitando o DRS na chegada à chicane final. Rapidamente o espanhol começou a abrir, tirando o heptacampeão da zona de DRS. Já o piloto da Aston Martin estava a 3s de Verstappen.
Quando a prova chegava à metade, na volta 35, Verstappen já abria mais de 5s para Alonso, que tinha 3s para Hamilton. Leclerc era o quarto, ainda sem parar, ficava a 3s, 2s à frente de Sainz, também sem fazer a troca. Pérez, Ocon, Bottas, Norris e Piastri completavam o top 10.
Na sequência, uma confusão causou uma bandeira amarela. Em prova de recuperação, Russell buscava assumir a 12ª posição, passando de Vries e Magnussen de uma vez. Porém, no meio desse rolo, enquanto o piloto da Mercedes passou e seguiu, os dois escaparam da pista.
A estratégia de box ganhou uma nova cara quando as Ferraris foram chamadas para suas paradas. Evitando levar um bote de Leclerc, a Mercedes também trouxe Hamilton de volta para colocar pneus médios. A Aston Martin aproveitou com Alonso logo na volta seguinte. Com bom espaço, Verstappen veio na sequência.
Assim, na volta 45, a 25 do fim, Verstappen tinha 4s5 para Alonso, que mantinha Hamilton a 5s2. Mas o heptacampeão via Leclerc se aproximando, já a menos de 3s. Sainz, Pérez, Albon, Russell, Ocon e Bottas completavam o top 10.
Apesar de uma grande corrida de recuperação, o esforço de Russell foi por água abaixo, com a Mercedes orientando o britânico a abandonar na volta 56 devido a problemas no freio. Enquanto isso, lá na frente, Hamilton baixava a diferença de Alonso para menos de 2s.
No final, Max Verstappen não teve problemas para garantir mais uma vitória na temporada 2023 da F1, a 41ª de sua carreira, igualando a marca de Ayrton Senna. E, de quebra, o holandês deu à Red Bull a sua 100ª vitória na história.
Fernando Alonso e Lewis Hamilton ocuparam as demais posições do pódio. Completaram o top 10: Charles Leclerc, Carlos Sainz, Sergio Pérez, Alex Albon, Esteban Ocon, Lance Stroll e Valtteri Bottas, devido à punição de 5s para Lando Norris.
A Fórmula 1 tira uma semana de folga e retoma as atividades da temporada 2023 entre 30 de junho e 02 de julho com o GP da Áustria, no Red Bull Ring. No Motorsport.com, você acompanha a cobertura completa da principal categoria do automobilismo mundial.
Confira o resultado final do GP do Canadá de Fórmula 1:
Cla | # | Piloto | Equipe | Motor | Voltas | Diferença | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Max Verstappen | Red Bull | Red Bull | 70 | - | 25 | ||
2 | 14 | Fernando Alonso | Aston Martin | Mercedes | 70 | 9.570 | 18 | ||
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 70 | 14.168 | 15 | ||
4 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 70 | 18.648 | 12 | ||
5 | 55 | Carlos Sainz | Ferrari | Ferrari | 70 | 21.540 | 10 | ||
6 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Red Bull | 70 | 51.028 | 9 | ||
7 | 23 | Alex Albon | Williams | Mercedes | 70 | 1'00.813 | 6 | ||
8 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 70 | 1'01.692 | 4 | ||
9 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 70 | 1'04.402 | 2 | ||
10 | 77 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo | Ferrari | 70 | 1'04.432 | 1 | ||
11 | 81 | Oscar Piastri | McLaren | Mercedes | 70 | 1'05.101 | |||
12 | 10 | Pierre Gasly | Alpine | Renault | 70 | 1'05.249 | |||
13 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 70 | 1'08.363 | |||
14 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Red Bull | 70 | 1'13.423 | |||
15 | 27 | Nico Hulkenberg | Haas | Ferrari | 69 | 1 lap | |||
16 | 24 | Zhou Guanyu | Alfa Romeo | Ferrari | 69 | 1 lap | |||
17 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 69 | 1 lap | |||
18 | 21 | Nyck de Vries | AlphaTauri | Red Bull | 69 | 1 lap | |||
dnf | 63 | George Russell | Mercedes | Mercedes | 53 | ||||
dnf | 2 | Logan Sargeant | Williams | Mercedes | 6 |
PÓDIO AO VIVO: Versappen vence sem problemas no Canadá e iguala marca de Senna
VÍDEO: Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #234 – Aston, Ferrari ou Mercedes? Quem se garante como segunda força da F1 em 2023?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.