F1 - Stella diz que rivais estão concentrados em 'aspectos errados' da McLaren: 'Para nós é uma boa notícia'
Chefe de equipe rejeita alegações de que a capacidade de flexão das asas é a principal razão pela qual o time é tão competitivo

Andrea Stella, chefe da McLaren, diz que é uma "boa notícia" para sua equipe o fato de os rivais da Fórmula 1 estarem focados no que ele acredita serem razões incorretas pelas quais o time de Woking está dominando.
A McLaren tem estado na vanguarda há 12 meses, desde que um grande pacote de atualização no GP de Miami de 2024 reverteu as coisas e a transformou de uma equipe mediana em uma máquina vencedora. Eles conquistaram o primeiro título de construtores em 26 anos na última temporada e não demonstraram nenhuma evidência de terem perdido o brilho este ano, vencendo cinco das seis corridas para estabelecer uma liderança saudável na tabela de equipes.
O enorme salto de desempenho da equipe papaia deixou os rivais perplexos e alarmados, com a McLaren enfrentando sugestões de resfriamento a água dos pneus no ano passado, explorando a elasticidade aerodinâmica das asas melhor do que qualquer outra e tendo encontrado um 'truque mágico' para manter a degradação dos pneus traseiros sob controle de forma tão eficaz.
Os carros da equipe britânica têm sido constantemente liberados pela FIA, embora o órgão regulador tenha decidido controlar o quanto as equipes estão flexionando as asas, com a mais recente restrição à asa dianteira ocorrendo no final deste mês na Espanha.
Depois que a McLaren acabou com a concorrência em Miami, os rivais esperam que os testes de flexão mais rigorosos introduzidos em Barcelona mudem o quadro competitivo, mas o chefe da equipe, Stella, descartou a noção de que as asas dianteiras da McLaren são as responsáveis pelo sucesso.

Oscar Piastri, McLaren, Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Peter Fox / Getty Images
"Para nós, é uma boa notícia quando nossos rivais se concentram - não neles mesmos - em alguns dos aspectos que supostamente estão presentes em nosso carro e que, na verdade, nem estão presentes", disse Stella em Ímola na sexta-feira.
"E, certamente, mesmo que estivessem - digamos, deflexão da asa dianteira, como todo mundo - isso não tem nada a ver com a razão pela qual a McLaren é muito competitiva. Portanto, espero que no futuro haja mais sagas desse tipo, porque isso significa que nossos rivais continuam se concentrando nas coisas erradas e, para nós, isso é apenas uma boa notícia. Está ajudando em nossa busca."
Para ser justo com Max Verstappen, o holandês também pediu que a Red Bull se concentre em seus próprios problemas em vez de ficar olhando por cima do muro para o que a McLaren está fazendo.
"É uma perda de tempo pensar nessas coisas", disse o tetracampeão mundial. "Para nós, é mais importante nos concentrarmos em nosso carro. Temos muito trabalho a fazer lá e entender, é claro, o que precisamos melhorar. Acho que isso é o mais importante."
A diferença da McLaren em relação aos outros times certamente deixou a Red Bull cada vez mais pessimista em relação às suas ambições de título, com o conselheiro da equipe Helmut Marko aceitando que Barcelona não vai virar a temporada de cabeça pra baixo de forma repentina.
"O campeonato se torna cada vez mais difícil ou irrealista", disse Marko à Sky. "Também não acho que Monte Carlo mudará muita coisa. Talvez em Barcelona, quando os regulamentos mais rígidos sobre as asas entrarem em vigor, isso possa fazer a diferença, mas será difícil. A McLaren é simplesmente forte em todas as pistas, com todos os pneus."
PIASTRI BATE NORRIS e lidera dia em Ímola! BORTOLETO À FRENTE DE HULK, Gasly 3º, Max 5º, Lewis 11º
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Felipe Giaffone:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
- Spotify
- Deezer
- Amazon Music
- Apple Podcasts
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.