F1: Uralkali alega que a Haas não cumpriu o prazo de pagamento após decisão judicial
O ex-patrocinador máster da Haas na F1 alega que o reembolso definido pelo tribunal, incluindo a entrega de um carro a partir de 2021, ainda está pendente
O ex-patrocinador máster da Haas, a empresa russa Uralkali, alega que a equipe não pagou o reembolso devido, além da entrega de um carro de Fórmula 1, referente a um acordo cancelado. No mês passado, um tribunal arbitral suíço decidiu sobre a disputa entre a equipe americana e seu antigo patrocinador russo sobre o fim da parceria, após a invasão da Ucrânia em março de 2022.
Com a Haas tendo encerrado o patrocínio do título da Uralkali na véspera da temporada de 2022 e abandonado o piloto Nikita Mazepin, houve uma longa disputa sobre o assunto que acabou sendo levada a uma audiência de arbitragem, na Suíça.
O tribunal confirmou em junho que a Haas estava dentro de seu direito de rescindir o contrato de patrocínio como fez e que não houve quebra de contrato. Isso significa que nenhuma indenização deveria ser paga à Uralkali pelo que aconteceu.
No entanto, também foi decidido que a Haas só poderia ficar com uma parte do saldo de patrocínio de US$ 13 milhões que lhe havia sido pago para a temporada. A equipe americana foi condenada a devolver o parte do pagamento do patrocínio que ultrapassou a data de 4 de março de 2022, quando o acordo foi cancelado. Acredita-se que esse total seja de cerca de 9 milhões de dólares.
Nikita Mazepin, equipe Haas F1
Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images
Além disso, foi solicitado que a Haas cumprisse uma cláusula de patrocínio no contrato que exigia a entrega de um carro de corrida da equipe a partir de 2021 para a empresa russa.
Em um comunicado emitido na terça-feira, a Uralkali alega que o prazo judicial para o pagamento do restante do dinheiro do patrocínio, além da entrega do carro, já havia passado sem nenhuma ação da Haas. O comunicado afirma: "Lamentavelmente, nem o dinheiro (mais juros e custos) foi pago, nem o carro de corrida foi entregue dentro do prazo exigido".
A declaração continua: "Uma carta enviada pela Uralkali à Haas no início de julho, oferecendo opções para a entrega do carro de corrida, ficou sem resposta. Outros juros sobre a soma concedida continuam a se acumular."
Um representante da Uralkali foi citado como tendo dito: "A falha da Haas em executar as transferências exigidas é uma violação flagrante da sentença do tribunal, conforme determinado por um processo de arbitragem assinado por ambas as partes".
"Isso dá um novo significado à expressão 'conduta antidesportiva'. A Uralkali usará todos os meios previstos em lei para garantir que a decisão seja implementada. Que todos os patrocinadores atuais e potenciais da Haas estejam cientes do tipo de tratamento que pode esperar por eles", declara.
A Haas não quis comentar o assunto quando contatada pela Motorsport.com.
SCHUMACHER abre o jogo sobre conversas para VOLTAR À F1 e responde sobre MASSA, Senna e Brasil
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
NASR conta DETALHES da saída da F1, analisa Drugo, diz QUANTO CUSTA vaga no grid e exalta IMSA e WEC
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.