Recomendado para você

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Phoenix II
NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

F1 - Vasseur mantém 'fé' no conceito do SF-23 da Ferrari: "Uma questão de configurações"

Chefe da escuderia italiana está convencido com o caminho escolhido em relação ao SF-23, , assim como diz ter certeza de que a Red Bull não extinguiu todas as esperanças de buscar o título em um único GP

Charles Leclerc, Ferrari SF-23

O GP do Bahrein, estreia da temporada 2023 da Fórmula 1, pode ter deixado impressões duvidosas em relação a Ferrari, mas ainda não é o momento de questionar totalmente o SF-23 e muito menos seu conceito. 

Leia também:

Rápido em uma volta e capaz de disputar pole com a Red Bull, o carro da escuderia italiana confirmou durante a corrida o temor que o cercava: o gerenciamento da degradação dos pneus é um problema. Tanto que além de não competir com os líderes, Carlos Sainz teve que 'ceder' o pódio para a Aston Martin de Fernando Alonso

Sainz se viu sozinho para defender os objetivos da equipe na corrida após o abandono de Charles Leclerc, que por sua vez, reabriu a espinhosa questão da confiabilidade.

Chegando ao comando da escuderia durante as férias de verão, substituindo Mattia Binotto, Fréderic Vasseur acredita que ainda não é o momento de questionar a filosofia geral do carro, mas sim, de encontrar soluções através das configurações que precisarão ser adotadas.

Quando perguntado sobre a viabilidade do conceito a ser mantido este ano, o francês é claro: "Estou completamente convencido. Nunca vi um carro capaz de igualar o ritmo de outro na qualificação e não ser capaz de fazer o mesmo na corrida. Por isso, é uma questão de configurações e de escolhas no carro. Não se trata de forma alguma do conceito. Portanto, não precisamos ir nessa direção".

"Para resumir a situação, eu diria que em termos de ritmo na classificação, estamos lá, estamos no mesmo nível da Red Bull, pelo menos no Bahrein. Isso é um ponto positivo. Mas agora, temos que ser totalmente realistas. Se queremos progredir temos que ter uma visão clara da situação, e a confiabilidade não está no nível necessário. Se queremos vencer corridas temos que ter um roteiro perfeito para o fim de semana, sem os pequenos detalhes aqui e alí."

Ferrari a souffert de la dégradation pneumatique en course.

Ferrari a souffert de la dégradation pneumatique en course.

Apesar da dobradinha dominante da Red Bull em Sakhir, onde nunca houve um jogo para a vitória, Vasseur se recusa a ser tão fatalista quanto George Russell pode ser na Mercedes. Com 22 GPs ainda por disputar, não há como desistir da corrida pelo título.

“Nunca é bom começar com um abandono, teria preferido terminar, com certeza, mas quero continuar consistente na minha posição”, explica o francês. "Eu disse à equipe antes dos testes, há duas semanas, que o campeonato não seria encerrado no Bahrein, qualquer que fosse o resultado. Foi verdade nos testes de inverno e ainda é verdade hoje."

"A equipe passou por uma situação diferente no passado e o mais importante agora é poder ter uma visão clara da situação, ver onde estamos falhando e analisar as coisas corretamente para trazer uma resposta forte."

Além do ritmo que foi diminuindo gradualmente na corrida, a falha de motor que privou Leclerc de um pódio quase certo foi adicionada aos problemas a serem resolvidos. Essa insegurança pegou as pessoas de Maranello de surpresa.

"Não esperávamos algo assim", admite Frédéric Vasseur. "É a primeira vez que tivemos esse problema. Não enfrentamos durante os 6.000 a 7.000 km que fizemos com o motor na semana passada com as três equipes e também não encontramos esse problema no banco de testes."

Drive To Survive: erros e acertos da 5ª temporada da série da F1. Cadê Interlagos e Vettel?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Ferrari renovada, Mercedes melhor e Red Bull bem? Que F1 teremos em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Cronologia do caos: como Ocon foi penalizado três vezes no GP do Bahrein
Próximo artigo F1: "De que adianta um bom motor se ele quebra?", dispara Marko contra Ferrari

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros