F1: Veja o que a mídia internacional comentou sobre a vitória de Verstappen em Austin
Tetracampeão da F1 diminuiu a diferença para Oscar Piastri no campeonato de pilotos para 40 pontos

Foto de: Clive Rose / Formula 1 via Getty Images
Max Verstappen conquistou de forma dominante o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, vencendo a pole e o lugar mais alto do pódio tanto na corrida sprint quanto na principal prova. Veja o que veículos da imprensa mundial comentaram sobre o desempenho do holandês da Red Bull em Austin.
Bild: "Red Bull sonha com a maior recuperação na história da F1"
A corrida no Circuito das Américas rendeu a Verstappen sua 68ª vitória na F1, mas uma que pode ser de grande importância na disputa pelo título. Ele reduziu a diferença para Oscar Piastri para 40 pontos, enquanto a desvantagem para Lando Norris é agora de apenas 26 pontos.
Com ainda cinco finais de semana de corrida pela frente, a disputa pelo título parece totalmente aberta e até o próprio Verstappen – que no início da temporada duvidava se ainda venceria alguma corrida – reconheceu que há chances de complicar a vida dos pilotos da McLaren.
"Com a vitória de ponta a ponta, o piloto da Red Bull torna o campeonato mundial ainda mais emocionante", afirmou o alemão Bild. "Após a décima quinta etapa da temporada em Zandvoort, ele tinha uma diferença de 104 (!) pontos para Piastri. Após 19 corridas, essa diferença caiu para apenas 40 pontos – e ainda restam cinco provas. Na Red Bull, sonham com a maior recuperação na história da Fórmula 1".
Marca: "Piastri pode estar vivendo uma das maiores quedas de rendimento já vistas"
O espanhol Marca afirmou que Verstappen em Austin deu continuidade à tendência dos últimos finais de semana ao reduzir a diferença para os pilotos da McLaren.
"Tudo correu conforme o planejado", observa o repórter. "Ele vence o GP dos Estados Unidos, assim como a sprint, com uma dobradinha na pole-position e liderando de ponta a ponta. Não há outra palavra para descrever além de repóker", referindo-se a um destaque quintúplo. "Isso é apropriado para este cenário. Só a volta mais rápida escapou dele".
Enquanto o fim de semana em Austin foi positivo para Norris, certamente não foi para o líder do campeonato Piastri. "Durante toda a corrida, ele teve um ritmo fraco e ganhou apenas uma posição: a de Russell na largada. Não é só que o campeonato está ficando emocionante, é mais como em De Volta para o Futuro, onde sua sombra começa a se formar no troféu do campeonato, com o quinto título consecutivo em jogo", diz o repórter, que também observa que ainda restam 141 pontos a disputar nos próximos finais de semana.
"Considerando o ritmo com que Verstappen reduziu a diferença desde o GP da Itália (nas últimas cinco corridas), quando ele estava mais de 100 pontos atrás, devemos dar a ele muitas chances, ou melhor, a maioria das chances. Os pilotos da McLaren parecem estar entrando em uma espiral descendente".
Com isso, o Marca se refere principalmente a Piastri, que segundo eles causa a "pior impressão". "Longe da calma que ele demonstrou há apenas dois meses. Esta pode ser uma das maiores quedas de rendimento na história da Fórmula 1, e com base em boa parte da temporada ele não merece isso, mas o adversário que está surgindo pode ser o melhor de todos os tempos", aponta o veículo referindo-se a Verstappen.

Max Verstappen novamente se aproximou fortemente dos dois pilotos da McLaren com sua vitória dupla em Austin.
Foto por: Simon Galloway / LAT Images via Getty Images
The Guardian: "Verstappen está de volta na briga pelo título"
"Dominante, imbatível e com um sorriso largo e radiante sob o sol do Texas: a transformação de Max Verstappen após sua vitória no GP dos Estados Unidos não poderia ser mais clara", inicia o The Guardian no relato da corrida. Também no Reino Unido, o triunfo de Verstappen e as consequências para a disputa do título entre os pilotos, que antes parecia ser apenas entre Norris e Piastri, recebem ampla atenção.
"O piloto desapontado e insatisfeito que pensava que sua defesa do título já havia acabado, contra todas as expectativas – e as dele mesmo – reapresentou sua candidatura como um sério concorrente em uma emocionante disputa pelo título da F1", diz o relato da corrida.
"Não é de se espantar que houve sorrisos: Verstappen sabe que está de volta na briga. Para Verstappen, a vitória o colocou claramente de volta na disputa pelo título. Sua esperança de um quinto título mundial ainda é um caminho longo, ele precisa continuar vencendo e a McLaren precisa cometer erros, mas com essa forma e a vantagem cada vez mais impressionante de seu carro, ele vai gostar de aumentar a pressão e tem muito mais experiência do que Norris e Piastri para fechar um campeonato no topo", afirma o veículo britânico, que descreve a virada de Verstappen como "nada menos que extraordinária".
La Gazzetta dello Sport: "Verstappen em forma de campeão mundial"
Também o italiano La Gazzetta dello Sport avalia que Verstappen está completamente na disputa pelo título. "Max Verstappen está em forma de campeão mundial", afirma o veículo. "O holandês dominou o fim de semana em Austin, vencendo o GP no domingo após conquistar a pole na sexta e no sábado e ganhar a sprint. O campeão mundial agora está a apenas 40 pontos do líder do campeonato, Oscar Piastri, e está totalmente de volta na luta pelo título".
O mesmo Piastri é descrito pelo La Gazzetta como "a maior decepção do fim de semana americano", sabendo que seus rivais Norris e Verstappen se aproximaram novamente. "Um fim de semana perfeito para Verstappen, cuja sombra cresce cada vez mais sobre os pilotos da McLaren com cinco corridas restantes no campeonato".
Na Itália, também se destaca o melhor desempenho da Ferrari após alguns fins de semana para esquecer. Em Austin, a terceira e quarta posições de Charles Leclerc e Lewis Hamilton trouxeram motivos para comemorar em Maranello.
"Uma excelente performance do monegasco, que esteve em segundo lugar até algumas voltas do fim, mas teve que ceder à superioridade do McLaren de Norris. Lewis Hamilton terminou em quarto: um fim de semana positivo para a Ferrari, que ganhou muitos pontos no campeonato de construtores sobre a Mercedes, que agora tem apenas 4 pontos de vantagem sobre a Scuderia".
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.