F1: Veja quais são as atualizações da Red Bull que ajudaram Verstappen a se livrar da Mercedes
Carro do piloto holandês vem recebendo melhorias regularmente à frente do companheiro de equipe Sergio Pérez
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
Com a chegada de novas peças da Red Bull continuando a ser detectadas no GP da Áustria de Fórmula 1 no último fim de semana, não é de se admirar que Max Verstappen tenha elogiado o progresso que a equipe fez na entrega de um carro que parecia estar 'nos trilhos'.
A escuderia austríaca está claramente apoiando Verstappen em sua luta contra Lewis Hamilton pelo título de pilotos de 2021, com o holandês recebendo atualizações regularmente à frente do companheiro de equipe Sergio Pérez.
Isso veio na forma de duas mudanças na Áustria, quando Verstappen adotou uma especificação de asa dianteira diferente para o GP da Estíria.
Ele também usufruiu de outras mudanças no conjunto de defletores do sidepod, já que a Red Bull fez uma oferta para impulsionar ainda mais o desempenho de seu RB16B.
A escuderia seguiu a tendência iniciada pela Haas há algum tempo de uma matriz de defletores tipo veneziana.
No entanto, ela modificou continuamente o conjunto para atender a alterações nas superfícies aerodinâmicas circundantes, ao mesmo tempo que buscava um desempenho extra que vem como resultado de ajustes diretos.
Red Bull Racing RB16B old bargeboard detail
Photo by: Giorgio Piola
Neste caso, a atualização mais recente parece resultar da alteração que a equipe fez no defletor em Portugal, quando seu formato foi modificado e colocado na frente da peça do assoalho em formato de cabeça de machado.
Isso fez com que os dois elementos inferiores ficassem encaixados atrás do defletor. Então, agora, o time adicionou um terceiro elemento e os estendeu para que alcancem mais fundo no assoalho.
A estrutura veneziana que preenche a lacuna entre os dois defletores verticais também foi alterada como consequência, com a terceira e a quarta ripas de baixo para cima tendo sido as mais afetadas.
Red Bull Racing RB16B front wing comparison
Photo by: Uncredited
A asa dianteira usada no RB16B de Verstappen apresentou um novo design de plano principal para a segunda corrida no Red Bull Ring, com a borda no ponto de transição com a seção neutra da asa subindo dramaticamente.
Isso tem um impacto enorme no conhecido vórtice Y250, que é gerado pela superfície e o diferencial de pressão criado pelas duas superfícies que se unem.
Qualquer alteração aqui, seja no plano principal, ou na forma dos flaps e suas pontas logo atrás, pode ter um impacto considerável na vorticidade, com a forma, direção e força do vórtice sendo afetados pelas mudanças nessas superfícies.
Red Bull RB16B diffuser detail
Photo by: Giorgio Piola
Enquanto isso, uma semana depois do GP da Estíria, a Red Bull recebeu uma nova entrega de peças que significava que a configuração do difusor totalmente serrilhado que Verstappen desfrutou na primeira corrida também pôde ser encontrada no carro de Pérez.
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