Análise
Fórmula 1 GP da Áustria

F1: Veja quais são as atualizações da Red Bull que ajudaram Verstappen a se livrar da Mercedes

Carro do piloto holandês vem recebendo melhorias regularmente à frente do companheiro de equipe Sergio Pérez

Red Bull RB16B bargeboard comparison

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Com a chegada de novas peças da Red Bull continuando a ser detectadas no GP da Áustria de Fórmula 1 no último fim de semana, não é de se admirar que Max Verstappen tenha elogiado o progresso que a equipe fez na entrega de um carro que parecia estar 'nos trilhos'.

A escuderia austríaca está claramente apoiando Verstappen em sua luta contra Lewis Hamilton pelo título de pilotos de 2021, com o holandês recebendo atualizações regularmente à frente do companheiro de equipe Sergio Pérez.

Leia também:

Isso veio na forma de duas mudanças na Áustria, quando Verstappen adotou uma especificação de asa dianteira diferente para o GP da Estíria.

Ele também usufruiu de outras mudanças no conjunto de defletores do sidepod, já que a Red Bull fez uma oferta para impulsionar ainda mais o desempenho de seu RB16B.

A escuderia seguiu a tendência iniciada pela Haas há algum tempo de uma matriz de defletores tipo veneziana.

No entanto, ela modificou continuamente o conjunto para atender a alterações nas superfícies aerodinâmicas circundantes, ao mesmo tempo que buscava um desempenho extra que vem como resultado de ajustes diretos.

Red Bull Racing RB16B old bargeboard detail

Red Bull Racing RB16B old bargeboard detail

Photo by: Giorgio Piola

Neste caso, a atualização mais recente parece resultar da alteração que a equipe fez no defletor em Portugal, quando seu formato foi modificado e colocado na frente da peça do assoalho em formato de cabeça de machado.

Isso fez com que os dois elementos inferiores ficassem encaixados atrás do defletor. Então, agora, o time adicionou um terceiro elemento e os estendeu para que alcancem mais fundo no assoalho.

A estrutura veneziana que preenche a lacuna entre os dois defletores verticais também foi alterada como consequência, com a terceira e a quarta ripas de baixo para cima tendo sido as mais afetadas.

Red Bull Racing RB16B front wing comparison

Red Bull Racing RB16B front wing comparison

Photo by: Uncredited

A asa dianteira usada no RB16B de Verstappen apresentou um novo design de plano principal para a segunda corrida no Red Bull Ring, com a borda no ponto de transição com a seção neutra da asa subindo dramaticamente.

Isso tem um impacto enorme no conhecido vórtice Y250, que é gerado pela superfície e o diferencial de pressão criado pelas duas superfícies que se unem. 

Qualquer alteração aqui, seja no plano principal, ou na forma dos flaps e suas pontas logo atrás, pode ter um impacto considerável na vorticidade, com a forma, direção e força do vórtice sendo afetados pelas mudanças nessas superfícies.

Red Bull RB16B diffuser detail

Red Bull RB16B diffuser detail

Photo by: Giorgio Piola

Enquanto isso, uma semana depois do GP da Estíria, a Red Bull recebeu uma nova entrega de peças que significava que a configuração do difusor totalmente serrilhado que Verstappen desfrutou na primeira corrida também pôde ser encontrada no carro de Pérez.

F1 2021: Hamilton ‘JOGA TOALHA’ sobre SUPERIORIDADE da Red Bull e apela para “REZA” com Mercedes

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #116 - TELEMETRIA: Quais as esperanças de Hamilton na Áustria? Rico Penteado responde

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Red Bull diz que equipes podem ir para a F-E se novo motor não for barulhento
Próximo artigo F1: McLaren diz que precisa ser "realista" sobre potencial, apesar do pódio na Áustria

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil