F1: Verstappen lidera o primeiro treino livre para o GP da Áustria à frente da dupla da Ferrari
Apesar dos pneus serem a única mudança para o fim de semana, Verstappen prevê que esse GP será ainda mais desafiador que o anterior
Um novo final de semana, mas na mesma pista. Nesta sexta, a Fórmula 1 abriu as atividades para o GP da Áustria, segunda prova no Red Bull Ring. E no primeiro treino livre, Max Verstappen voltou a mostrar sua força, liderando a sessão, enquanto Lewis Hamilton foi o sétimo.
Com apenas uma mudança nos jogos de pneus disponíveis, passando a usar a gama mais macia da Pirelli, a expectativa é de mais uma semana de domínio da Red Bull. Mas a Mercedes, que deve introduzir um pacote de atualização nas próximas corridas, deu o seu melhor para reduzir a diferença, com Lewis Hamilton inclusive fazendo trabalho no simulador da equipe ao longo da semana, algo que não gosta de fazer.
Mesmo com a F1 usando a mesma pista da semana passada, o TL1 teve um início movimentado, com todos os pilotos indo à pista já nos cinco primeiros minutos. Vale lembrar que tivemos três participações especiais nesta sessão: Guanyu Zhou andando no lugar de Fernando Alonso na Alpine, Callum Illott na Alfa Romeo, substituindo Antonio Giovinazzi e Roy Nissany na Williams com o carro de George Russell.
Além das participações dos pilotos de teste, a sexta-feira no Red Bull Ring também é marcada por outro evento importante: todos têm a chance de usar, no TL1 ou no TL2, os novos compostos da Pirelli, que visam uma confiabilidade maior e que devem ser introduzidos no GP da Grã-Bretanha.
Apesar de ser uma pista conhecida, os limites e os incidentes estiveram presentes desde o começo, com diversas voltas deletadas e escapadas de Yuki Tsunoda e Lance Stroll.
Após os 15 primeiros minutos de sessão, todos os pilotos já haviam feito pelo menos uma volta rápida, mas os limites de pista mudava a ordem do grid. Verstappen comandava um domínio inicial da Honda. Com os pneus de teste da Pirelli, o holandês tinha 01min05s558, 0s473 a frente de Pérez, com Gasly e Tsunoda na sequência, enquanto Raikkonen era o quinto. Já Bottas e Hamilton eram 18º e 20º, respectivamente.
Na metade do TL1, quem havia saído com os pneus de teste agora já colocava os jogos do fim de semana. Neste momento, Verstappen liderava com 01min05s143, 0s331 a frente de Tsunoda, com Raikkonen, Gasly e Hamilton completando o top 5.
Logo na sequência, Stroll teve mais um problema no TL1, perdendo o controle do carro e rodando no meio da última curva. Para a sorte do canadense, ele não chegou a bater sua Aston Martin.
A 15 minutos do fim, apenas Verstappen se encontrava na pista, enquanto os demais pilotos se preparavam para a última saída da sessão. O holandês da Red Bull mantinha a liderança com 01min05s143, mas agora com a dupla da Ferrari na sequência, com Leclerc em segundo e Sainz em terceiro. Tsunoda e Bottas fechavam o top 5 enquanto Pérez era o sétimo e Hamilton o nono.
No final, poucos pilotos conseguiram melhorar seus tempos, apesar da grande maioria sair com os compostos macios na última saída. Com isso, Max Verstappen retoma de onde parou no último domingo, garantindo a liderança do primeiro treino livre para o GP da Áustria com o mesmo 01min05s143.
Em segundo, a 0s266, ficou Charles Leclerc, que fez seu tempo com os pneus de teste da Pirelli. Logo atrás, seu companheiro de Ferrari, Carlos Sainz, a 0s288. Valtteri Bottas foi o quarto e Yuki Tsunoda o quinto, sendo que o japonês da AlphaTauri obteve seu melhor tempo de pneus médios.
Completaram o top 10: Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton, Sergio Pérez, Pierre Gasly e Lando Norris.
O grid da Fórmula 1 volta ao Red Bull Ring ainda nesta sexta, para o segundo treino livre para o GP da Áustria. A sessão começa às 10h, horário de Brasília, com transmissão pelo Bandsports. E já deixe anotado aí: assim que acabar o TL2, tem Sexta-Livre ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube, com uma análise completa do primeiro dia de atividades.
Cla | # | Piloto | Equipe | Motor | Voltas | Melhor Tempo | Dif. | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 37 | 1'05.143 | ||
2 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 33 | 1'05.409 | 0.266 | |
3 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 33 | 1'05.431 | 0.288 | |
4 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 31 | 1'05.445 | 0.302 | |
5 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Honda | 35 | 1'05.474 | 0.331 | |
6 | 7 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | Ferrari | 28 | 1'05.586 | 0.443 | |
7 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 32 | 1'05.709 | 0.566 | |
8 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Honda | 31 | 1'05.726 | 0.583 | |
9 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Honda | 36 | 1'05.726 | 0.583 | |
10 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 28 | 1'05.880 | 0.737 | |
11 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 30 | 1'05.980 | 0.837 | |
12 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 31 | 1'06.181 | 1.038 | |
13 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 30 | 1'06.203 | 1.060 | |
14 | 37 | Zhou | Alpine | Renault | 29 | 1'06.414 | 1.271 | |
15 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin | Mercedes | 28 | 1'06.444 | 1.301 | |
16 | 98 | Callum Ilott | Alfa Romeo | Ferrari | 23 | 1'06.564 | 1.421 | |
17 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 29 | 1'06.583 | 1.440 | |
18 | 45 | Roy Nissany | Williams | Mercedes | 34 | 1'06.683 | 1.540 | |
19 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 36 | 1'06.978 | 1.835 | |
20 | 9 | Nikita Mazepin | Haas | Ferrari | 30 | 1'07.316 | 2.173 |
DIRETO DO PADDOCK: O ‘segredo’ da potência da Red Bull e os destaques pré-GP da Áustria
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #116 - TELEMETRIA: Quais as esperanças de Hamilton na Áustria? Rico Penteado responde
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.