Relato do treino livre

F1: Verstappen lidera TL3 "impossível" na Turquia marcado por chuva e "pista de gelo"

A presença da chuva tornou ainda pior um circuito que já havia apresentado diversos problemas na sexta

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16

Se no primeiro dia de atividades da Fórmula 1 na Turquia os pilotos já eram adversas, no sábado a presença da chuva ajudou a piorar a situação. E em no TL3, marcado por condições bem ruins de pista, além de escapadas e rodadas a cada minuto, Max Verstappen liderou com uma volta feita logo no início do treino, antes que a chuva aumentasse.

Na sexta, a pista verde, sem aderência e que havia sido lavada pela organização da prova criou um grande desafio para os pilotos, especialmente no TL1, marcado por escapadas, erros e rodadas. No final, Max Verstappen liderou as duas sessões do dia, tendo próximo a ele um surpreendente Charles Leclerc com a Ferrari. Já as Mercedes, que sofreram no primeiro treino, conseguiram ir melhor no segundo, mas terminaram o dia longe da ponta.

Leia também:

A situação da pista chamou muito a atenção dos pilotos, com Verstappen falando que parecia pilotar no gelo e Lando Norris afirmando que era algo pior do que gelo. Já Hamilton disse que a situação da pista de Istambul de aterrorizante.

E como tudo que é ruim sempre pode piorar, a chuva apareceu neste sábado na capital turca, tornando a dirigibilidade ainda pior na pista. Assim que foi iniciada a regressiva de 60 minutos na sessão, os pilotos foram rapidamente à pista com pneus intermediários, já que a chuva não era tão forte. Os dez primeiros minutos foram marcados por diversas escapadas e imagens dos pilotos sofrendo para manter o controle do carro.

 

Na marca de dez minutos, um incidente curioso no trecho final da pista: Carlos Sainz, Esteban Ocon e Leclerc andavam meio próximos e acabaram dividindo a curva. Sem espaço, o monegasco acabou acertando o piloto da Renault que acabou rodando.

 

Em meio a um festival de bandeiras amarelas por conta das escapadas, a maioria dos pilotos chegou a completar voltas rápidas nos primeiros minutos. Com 12 minutos, Verstappen estava na liderança com 01min48s485, seguido de Leclerc a 0s945 e Albon a 1s574. Bottas ocupava a oitava posição, a 7s1 do holandês, enquanto Hamilton nem havia entrado na pista ainda.

No rádio, o feedback de praticamente todos os pilotos é que a pista estava impossível, sem condições para dar sequência, mas admitiam que, com a possibilidade de a corrida acontecer em uma situação similar, era necessário adquirir quilometragem. Valtteri Bottas chegou a falar que a aderência era tão baixa como se estivesse andando no gelo.

 

Na marca de metade da sessão, a chuva havia aumentado ainda mais e poucos carros arriscavam sair dos boxes. Com isso, os tempos marcados nos primeiros minutos seguiam como a norma do dia, com Verstappen, Leclerc, Albon, Ocon e Norris no Top 5.

 

A chuva e a piora nas condições de pista não permitiu que ninguém melhorasse o tempo e, com isso, Max Verstappen completou a trinca, liderando todos os treinos livres para o GP. Completando o Top 10, Leclerc, Albon, Ocon, Norris, Vettel, Pérez, Bottas, Magnussen e Stroll. Já Hamilton, que não foi à pista nos primeiros minutos quando a situação era menos pior, não chegou a completar uma volta rápida.

A Fórmula 1 volta à pista de Istambul neste sábado para o treino classificatório que determina o grid de largada para o GP da Turquia, 14ª etapa da temporada de 2020. A sessão começa às 9h, com transmissão pelo SporTV 2. E fique ligado: assim que terminar o treino, tem mais uma edição do Q4 no canal do Motorsport.com no YouTube. Vamos receber o piloto Bruno Baptista e o jornalista Lucas Santochi para comentar a sessão e projetar a corrida.

Todas as notícias sobre o GP da Turquia de F1 você acompanha no site do Motorsport.com e em nosso canal no YouTube. Fique por dentro de todas as novidades e análises, além de conferir nossos programas e vídeos! 

Cla # Piloto Chassi Motor Voltas Tempo Diferença
1 33 Netherlands Max Verstappen Red Bull Honda 6 1'48.485  
2 16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 9 1'49.430 0.945
3 23 Thailand Alexander Albon Red Bull Honda 5 1'50.059 1.574
4 31 France Esteban Ocon Renault Renault 9 1'53.897 5.412
5 4 United Kingdom Lando Norris McLaren Renault 7 1'53.995 5.510
6 5 Germany Sebastian Vettel Ferrari Ferrari 14 1'54.490 6.005
7 11 Mexico Sergio Perez Racing Point Mercedes 6 1'55.577 7.092
8 77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 4 1'55.666 7.181
9 20 Denmark Kevin Magnussen Haas Ferrari 4 1'55.878 7.393
10 18 Canada Lance Stroll Racing Point Mercedes 5 1'56.824 8.339
11 3 Australia Daniel Ricciardo Renault Renault 6 1'58.475 9.990
12 55 Spain Carlos Sainz Jr. McLaren Renault 7 1'59.548 11.063
13 99 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 10 2'02.325 13.840
14 10 France Pierre Gasly AlphaTauri Honda 7 2'02.473 13.988
15 8 France Romain Grosjean Haas Ferrari 5 2'04.748 16.263
16 7 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 12 2'06.351 17.866
17 26 Russian Federation Daniil Kvyat AlphaTauri Honda 8 2'09.368 20.883
18 63 United Kingdom George Russell Williams Mercedes 1    
19 6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 1    
20 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 3    
Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

Pai de Verstappen 'mete a colher' e aponta quem prefere entre Pérez x Albon x Hulk para vaga da RBR

PODCAST: O calendário 'pós-pandemia' da F1 2021 é o mais correto? Ouça o debate

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Projeto do circuito de F1 da Arábia Saudita deve priorizar ultrapassagens
Próximo artigo Stroll evita pensar em fase difícil na F1: “Esse esporte é uma montanha-russa”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil