F1: Verstappen lidera TL3 no Canadá com chuva, pista molhada e batida de Sainz
Com precipitação apertando e diminuindo ao longo da sessão, TL foi marcado pela dúvida sobre o uso dos pneus intermediários ou de chuva extrema
A Fórmula 1 abriu o sábado em Montreal com um terceiro treino livre com muita chuva e pista molhada. E em uma sessão desafiadora pelas condições do traçado e uma bandeira vermelha causada por Carlos Sainz, Max Verstappen mostrou todo o domínio do RB19 para liderar com folga em relação aos rivais.
Charles Leclerc foi o segundo, sendo o único a andar a menos de 1s do holandês, enquanto Fernando Alonso foi o terceiro. Completaram o top 10: Kevin Magnussen, Carlos Sainz, Pierre Gasly, Lance Stroll, Yuki Tsunoda, Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. George Russell foi o 15º e Sergio Pérez o 17º.
Diferentemente da sexta-feira, a sessão já começou com chuva e pista bem molhada, forçando os pilotos a saírem dos boxes com pneus azuis, de chuva extrema. Mas, com o passar dos minutos, alguns arriscaram trocar pelos intermediários, os verdes, e os tempos de volta comprovaram a escolha.
Após os 15 minutos iniciais, Bottas liderava com 01min28s968, feito com intermediários, à frente de Verstappen, Leclerc, Gasly e Pérez. Mas, logo na sequência, foi a vez de Alonso comprovar de vez a eficácia do pneu verde, baixando a marca do finlandês para 01min27s517, sendo 1s451 mais rápido que o piloto da Alfa Romeo.
As imagens da transmissão e os rádios mostravam a insatisfação dos pilotos com as condições de pista e os problemas com os carros. Mesmo assim, os tempos de volta seguiam caindo minuto a minuto.
Quando a sessão chegava à metade, Verstappen liderava com 01min24s480, 0s285 à frente de Sainz, Leclerc era o terceiro, a 0s350, enquanto completavam o top 10: Pérez, Norris, Hulkenberg, Tsunoda, Russell, Ocon e Bottas, enquanto Hamilton era o 16º.
Logo na sequência, bandeira vermelha. Sainz perdeu o controle do carro na chegada à curva 2 e acabou batendo de frente e de traseira na barreira de proteção. Com uma remoção rápida, a sessão foi reiniciada com 23 minutos ainda no relógio.
A 15 minutos do fim, Verstappen se mantinha na ponta, baixando sua marca para 01min23s135, botando 1s611 em Sainz e 1s696 em Leclerc, com Alonso e Albon em quarto e quinto, enquanto Russell, Bottas, Piastri, Tsunoda e Magnussen completavam o top 10, com Hamilton em 11º e Pérez em 13º.
No final, a chuva voltou a apertar e comprometeu as chances dos pilotos em melhorarem mais suas marcas. Max Verstappen garantiu a liderança com 01min23s106, com Charles Leclerc em segundo a 0s291 e Fernando Alonso em terceiro, mas já a 1s377. Completaram o top 10: Kevin Magnussen, Carlos Sainz, Pierre Gasly, Lance Stroll, Yuki Tsunoda, Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. George Russell foi o 15º e Sergio Pérez o 17º.
A Fórmula 1 volta à pista de Montreal ainda neste sábado para a classificação, que determina o grid de largada para o GP do Canadá, oitava etapa da temporada 2023. A sessão está marcada para 17h, horário de Brasília, com transmissão da Band, Bandsports e da F1TV Pro.
E já anote aí! Assim que acabar a classificação, tem Q4 AO VIVO no canal do Motorsport.com no YouTube, com uma análise completa do quali e projeção da corrida deste domingo. Não perca!
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Max Verstappen | Red Bull | Red Bull | 22 | 1'23.106 | ||
2 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 22 | 1'23.397 | 0.291 | |
3 | 14 | Fernando Alonso | Aston Martin | Mercedes | 18 | 1'24.483 | 1.377 | |
4 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 23 | 1'24.715 | 1.609 | |
5 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 14 | 1'24.765 | 1.659 | |
6 | 10 | Pierre Gasly | Alpine | Renault | 19 | 1'24.825 | 1.719 | |
7 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 22 | 1'24.944 | 1.838 | |
8 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Red Bull | 24 | 1'24.955 | 1.849 | |
9 | 77 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo | Ferrari | 22 | 1'24.988 | 1.882 | |
10 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 20 | 1'25.087 | 1.981 | |
11 | 27 | Nico Hulkenberg | Haas | Ferrari | 20 | 1'25.140 | 2.034 | |
12 | 81 | Oscar Piastri | McLaren | Mercedes | 25 | 1'25.191 | 2.085 | |
13 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 21 | 1'25.198 | 2.092 | |
14 | 23 | Alexander Albon | Williams | Mercedes | 21 | 1'25.379 | 2.273 | |
15 | 63 | George Russell | Mercedes | Mercedes | 20 | 1'25.435 | 2.329 | |
16 | 21 | Nyck de Vries | AlphaTauri | Red Bull | 24 | 1'25.725 | 2.619 | |
17 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Red Bull | 20 | 1'25.857 | 2.751 | |
18 | 24 | Guan Yu Zhou | Alfa Romeo | Ferrari | 23 | 1'26.750 | 3.644 | |
19 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 10 | 1'26.840 | 3.734 | |
20 | 2 | Logan Sargeant | Williams | Mercedes | 16 | 1'27.279 | 4.173 |
VÍDEO: Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #234 – Aston, Ferrari ou Mercedes? Quem se garante como segunda força da F1 em 2023?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.