F1: Verstappen 'mina' esperança da McLaren e vence GP da Grã-Bretanha
Lando Norris foi segundo e Lewis Hamilton completou o pódio
Max Verstappen vence novamente! O holandês converteu mais uma pole em vitória ao vencer o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 neste domingo. Mesmo perdendo a liderança na largada para Lando Norris, o holandês retomou a posição e triunfou em terras inglesas.
O piloto da McLaren cruzou a linha em segundo e Lewis Hamilton completou o pódio colocando dois britânicos no pódio.
A corrida
Assim que as luzes vermelhas se apagaram, Lando Norris deu um bote certeiro em Max Verstappen e assumiu a liderança. Na primeira volta, Oscar Piastri tentou colocar de lado para passar Norris, mas viu a porta se fechar, posteriormente, o australiano ficou lado a lado com o holandês, mas a Red Bull de Verstappen prevaleceu.
Na volta 5, com o DRS aberto Max Verstappen atacou Norris e assumiu a ponta sem grandes dificuldades. O britânico até tentou revidar, mas não conseguiu seguir o ritmo do RB19 do holandês voltando para o segundo lugar de onde tinha largado.
Duas voltas depois, após cair para décimo na largada, Hamilton cresceu para cima de Alonso, colocou de lado e assumiu o sétimo lugar. La atrás, Sergio Pérez foi ultrapassar Nico Hulkenberg, um toque leve aconteceu e o alemão da Haas sofreu danos na asa dianteira.
Na décima volta, Esteban Ocon foi chamado para os boxes e precisou abandonar a corrida com pneus hidráulicos. Nove voltas depois, Charles Leclerc foi o primeiro a ser chamado para trocar os pneus, colocando gamas duras. O monegasco era o quarto na ocasião e voltou em 12º.
Nessa altura, Verstappen já tinha aberto 5s8 para Norris. O monegasco, na volta 26, começou sua escalada no pelotão para retornar ao lugar que estava pela Lance Stroll de primeira. Pouco depois de ter chamado Leclerc, Sainz foi para os boxes.
Mercedes, Red Bull e McLaren responderam o chamado da Ferrari e George Russell - que teve uma parada lenta, de 3s9 - Sergio Pérez e Oscar Piastri fizeram suas trocas duas voltas depois do espanhol.
Na volta 31, Russell mirou a Ferrari de Leclerc a sua frente, posicionou e mergulhou. Na manobra, o britânico passou pelo monegasco fazendo uma bela manobra por fora ficando com a posição de Charles.
Duas voltas depois, o carro de Kevin Magnussen parou na pista com problemas no motor. A Haas do dinamarquês começou a soltar fumaça e a pegar fogo. Com isso, a bandeira amarela foi agitada e o safety car virtual acionado.
Com uma perda de apenas 9s, Leclerc, Hamilton, Norris e Verstappen entraram nos boxes. Uma volta depois do ocorrido, o safety car entrou na pista. Hamilton e Verstappen optaram por pneus macios enquanto as duas McLarens permaneceram no duro.
A relargada aconteceu na volta 38 com Verstappen abrindo para Norris tranquilamente, contudo, o britânico da McLaren sofreu bastante pressão do heptacampeão mundial. O jovem de Woking jogou duro, ficando lado a lado com Hamilton e fechando todas as portas.
A tentativa continuou na volta seguinte, Lewis veio por dentro, colocou lado a lado, mas Norris seguiu se defendendo. Mesmo com o DRS liberado e acionado, Hamilton não conseguiu assumir o P2 ocupado pela McLaren.
Um pouco mais atrás, uma disputa lindíssima envolvendo as Ferraris aconteceu. Pérez fez o 'x' para cima de Sainz que acabou 'tomando' para Albon e também para seu companheiro de equipe. O espanhol tentou revidar, chegou a ficar lado a lado com o outro carro da escuderia italiana, mas não conseguiu retomar a posição caindo para P10.
Depois de tentar ultrapassar Sainz, Pierre Gasly saiu da pista e foi andando lentamente com sua Alpine claramente com um problema após um toque com Stroll. Restando seis voltas para o fim, Pérez já tinha escalado o pelotão e apareceu na 'porta' do Top 5.
Por fim, o francês precisou retirar deixando a Alpine zerada com os dois carros fora da corrida. Na volta 50, Stroll foi punido com 5 segundos pelo incidente com Gasly. A corrida permaneceu assim até o fim, com Verstappen na liderança, seguido por Norris e Hamilton.
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Pits | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Max Verstappen | Red Bull | Red Bull | 52 | 1:25'16.938 | 1 | 26 | ||||||
2 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 52 | 1:25'20.736 | 3.798 | 3.798 | 1 | 18 | ||||
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 52 | 1:25'23.721 | 6.783 | 2.985 | 1 | 15 | ||||
4 | 81 | Oscar Piastri | McLaren | Mercedes | 52 | 1:25'24.714 | 7.776 | 0.993 | 1 | 12 | ||||
5 | 63 | George Russell | Mercedes | Mercedes | 52 | 1:25'28.144 | 11.206 | 3.430 | 1 | 10 | ||||
6 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Red Bull | 52 | 1:25'29.820 | 12.882 | 1.676 | 1 | 8 | ||||
7 | 14 | Fernando Alonso | Aston Martin | Mercedes | 52 | 1:25'34.131 | 17.193 | 4.311 | 1 | 6 | ||||
8 | 23 | Alexander Albon | Williams | Mercedes | 52 | 1:25'34.816 | 17.878 | 0.685 | 1 | 4 | ||||
9 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 52 | 1:25'35.627 | 18.689 | 0.811 | 2 | 2 | ||||
10 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 52 | 1:25'36.386 | 19.448 | 0.759 | 1 | 1 | ||||
11 | 2 | Logan Sargeant | Williams | Mercedes | 52 | 1:25'40.570 | 23.632 | 4.184 | 1 | |||||
12 | 77 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo | Ferrari | 52 | 1:25'42.768 | 25.830 | 2.198 | 1 | |||||
13 | 27 | Nico Hulkenberg | Haas | Ferrari | 52 | 1:25'43.601 | 26.663 | 0.833 | 2 | |||||
14 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 52 | 1:25'44.421 | 27.483 | 0.820 | 1 | |||||
15 | 24 | Guan Yu Zhou | Alfa Romeo | Ferrari | 52 | 1:25'46.758 | 29.820 | 2.337 | 3 | |||||
16 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Red Bull | 52 | 1:25'48.163 | 31.225 | 1.405 | 2 | |||||
17 | 21 | Nyck de Vries | AlphaTauri | Red Bull | 52 | 1:25'50.066 | 33.128 | 1.903 | 2 | |||||
dnf | 10 | Pierre Gasly | Alpine | Renault | 46 | 2 | Colisão | |||||||
dnf | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 31 | Unidade de Potência | ||||||||
dnf | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 9 | 1 | Abandono |
Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.