F1: Villeneuve acusa McLaren de "fraqueza" na corrida de Ímola
Dupla da McLaren foi superada por Max Verstappen, da Red Bull, no GP da Emilia Romagna

Jacques Villeneuve acusou a McLaren de ser fraca quando se trata de lutar contra a Red Bull. O campeão de Fórmula 1 de 1997 atacou a equipe sediada em Woking depois que Max Verstappen ultrapassou Oscar Piastri em seu caminho para a vitória no no GP da Emilia Romagna.
O chefe da Red Bull, Christian Horner, falou sobre sua surpresa com a vantagem de ritmo que Verstappen tinha sobre Piastri e Lando Norris.
A McLaren trabalhou na troca de Norris e Piastri durante a corrida, com o australiano usando pneus mais velhos, e Villeneuve, em fala na Sky Sports F1, acredita que a falta dessa 'malandragem' agora está custando pontos à McLaren: "A McLaren mostra fraqueza. Basicamente, eles não mostram a força que a Red Bull está sempre mostrando ano após ano".
"É como se eles tivessem medo de ser agressivos na tentativa de vencer o campeonato de pilotos e tivessem medo de enfrentar Piastri. É muito, muito estranho. Piastri errou na primeira curva. Ele foi pego dormindo. Ele nunca deveria ter saído da curva em segundo lugar e não tinha ritmo, o que foi estranho. Norris tinha mais ritmo".
"No reinício, a McLaren sabia que era uma questão de voltas antes de Norris ultrapassar Piastri com a diferença de pneus, isso era óbvio. 100% de certeza de que ele chegaria à frente, então por que fazê-lo perder três voltas em vez de dar a ele uma chance contra Verstappen?"

Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren
Foto de: Lars Baron / Motorsport Images via Getty Images
A vitória do holandês reduziu a liderança de Piastri no campeonato para 22 pontos, enquanto o segundo lugar de Norris está 13 pontos atrás de seu companheiro de equipe.
Villeneuve diz que o fato de a McLaren não ter dado prioridade a nenhum piloto está agora jogando a favor de Verstappen na disputa pelo título.
Ele acrescentou: "Porque Verstappen está disputando o campeonato. Você não quer dar vitórias a Verstappen. Isso significa mais pontos para ele no campeonato de pilotos".
"Eles parecem estar satisfeitos com o segundo e o terceiro lugares. A McLaren tem um carro em que um bom fim de semana significa primeiro e segundo. Qualquer coisa abaixo disso é um pouco decepcionante".
"O primeiro e o terceiro lugares são bastante aceitáveis, mas eles parecem satisfeitos com o segundo e o terceiro lugares. Isso é fraqueza. Você pode ver isso também na estratégia. Quando Norris fez uma corrida longa, por que você o colocou no pit?"
"Você tomou a decisão de largar. Você fica na pista. Seu ritmo ainda é bom. Então, por que fazer o pit um pouco mais cedo? É como se você estivesse com medo de tentar. Eles não aproveitaram o safety car virtual. No final do dia, com o outro safety car, não fez diferença. Mas, ainda assim, isso mostra a falta de 'vamos tentar'", concluiu.
MAX DÁ SHOW, NORRIS 2º, PIASTRI 3º, FERRARI SE RECUPERA, BORTOLETO LEVA A PIOR! Felipe Motta analisa
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Felipe Giaffone:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
- Spotify
- Deezer
- Amazon Music
- Apple Podcasts
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.