F1: Williams anuncia saída de Roberts da chefia da equipe; CEO Jost Capito acumulará função
Simon Roberts não será substituído e o CEO da Williams, Jost Capito, deve acumular a função
A Williams anunciou nesta quarta (09) a saída de Simon Roberts da chefia da equipe de Fórmula 1, menos de 12 meses após o britânico assumir o cargo no lugar de Claire Williams.
Roberts chegou na Williams em junho do ano passado como diretor de operações de F1, assumindo como chefe interino em setembro após a saída da família Williams. Após a conclusão da temporada 2020, Roberts foi efetivado no cargo, junto com a chegada de Jost Capito, ex-chefe de automobilismo da Volkswagen para ocupar a vaga de CEO.
Mas como parte de uma reestruturação contínua da equipe de gerenciamento da Williams desde a aquisição da Dorilton Capital no último ano, a marca britânica anunciou a saída de Roberts do posto.
"Foi um prazer assumir o papel de chefe de equipe após a saída da família Williams do esporte. Porém, com a transição bem avançada, mal posso esperar por um novo desafio e desejo a todos na equipe o melhor para o futuro", disse Roberts.
"Simon teve um papel fundamental em gerenciar a transição ao longo dos últimos 12 meses e gostaria de agradecê-lo por sua grande contribuição nesse período", disse Capito.
Roberts não será substituído no cargo, com o comunicado da Williams afirmando que a reestruturação irá "delimitar as operações que são parte dos objetivos de longo prazo de levar a Williams novamente à frente do grid".
Capito deve assumir as responsabilidades de chefe de equipe dentro de sua função como CEO, enquanto o diretor técnico, François-Xavier Demaison ficará responsável pela parte de engenharia e de pista. Ex-líder do projeto da VW no Mundial de Rally, Demaison se juntou à Williams em março.
Roberts passou anteriormente 15 anos trabalhando com a McLaren na F1, além de uma breve passaram pela Force India como chefe de operações.
Desde a aquisição pela Dorilton no ano passado, a Williams vem passadno por várias mudanças, com a mais notável sendo a saída do ex-dono, Sir. Frank Williams e de sua filha, a ex-chefe de equipe Claire.
A aquisição pôs um fim às preocupações financeiras da Williams, permitindo que a equipe focasse mais em melhorar a performance do carro, após cair para o fundo do Mundial de Construtores nos últimos três anos.
F1: Entenda em DETALHES o funcionamento do BOTÃO que levou a ERRO dramático de HAMILTON em BAKU
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #110 - Erro de Hamilton mostra um campeão sob pressão?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.