F1: Williams demite Sargeant e o substitui por Colapinto a partir de Monza
Equipe de Grove dispensa piloto norte-americano após série de acidentes e más performances, com direito a forte batida na Holanda; confira no Motorsport.com
Depois de muitas especulações sobre quem substituiria Logan Sargeant na Williams, o nome de Franco Colapinto foi confirmado para competir pela equipe de Fórmula 1 a partir de Monza neste fim de semana.
"Substituir um piloto no meio da temporada não é uma decisão que tomamos de maneira leviana, mas acreditamos que isso dá à Williams a melhor chance de competir por pontos no restante da temporada", afirmou o chefe de equipe, James Vowles.
"Acabamos de trazer uma grande atualização para o carro e precisamos maximizar cada oportunidade de pontuação em uma batalha no meio do pelotão notavelmente acirrada. Também acreditamos em investir em nossos jovens pilotos na Williams Racing Driver Academy, e Franco está tendo uma oportunidade fantástica de demonstrar do que é capaz nas últimas nove etapas da temporada. Sei que Franco tem grande velocidade e enorme potencial, e estamos ansiosos para ver o que ele pode fazer."
Liam Lawson, piloto reserva da Red Bull, e Mick Schumacher, da Mercedes, também estavam sendo relacionados à vaga, mas não foram escolhidos. Desta maneira, o competidor argentino assumirá o assento ao lado de Alexander Albon na etapa italiana.
Sargeant foi demitido após uma série de resultados ruins, desempenhos insatisfatórios e acidentes que prejudicaram a equipe financeiramente, inclusive durante o GP da Holanda, quando teve uma forte batida e quebrou diversas peças da nova atualização aplicada para o carro durante o treino livre 3.
Atualmente, o piloto norte-americano é o penúltimo colocado na tabela de pilotos, não tendo somado nenhum ponto ao longo das 15 corridas do ano. A Williams, por sua vez, está como nona colocada, tendo apenas quatro pontos conquistados por Albon.
Jornalista de automobilismo da Band, Tiago Mendonça analisa saída de Sargeant e projeta F1 2024:
A entrada de Colapinto no grid traz consigo a volta da Argentina à categoria máxima do automobilismo após mais de 20 anos. Antes dele, o último piloto argentino a correr na F1 foi Gastón Mazzacane, que esteve na competição entre 2000 (Minardi) e 2001 (Prost).
Entretanto, a Argentina tem um histórico antigo na categoria, com a lenda Juan Manuel Fangio, conquistando cinco títulos nos primeiros anos da F1, e Carlos Reutmann, vice-campeão em 1981, pela Williams.
Colapinto ingressou na academia da Williams em 2023, tendo feito sua estreia na categoria durante os testes pós-temporada do mesmo ano em Yas Marina. O piloto argentino venceu a Fórmula 4 Espanhola em 2019, além de ter o terceiro lugar na Asian Le Mans Series em 2021.
"É uma honra fazer minha estreia na Fórmula 1 com a Williams - é disso que os sonhos são feitos. A equipe tem uma história incrível e uma missão de voltar à ponta, da qual mal posso esperar para fazer parte. Chegar à F1 no meio da temporada será uma enorme curva de aprendizado, mas estou pronto para o desafio e estou totalmente focado em trabalhar o máximo que puder com Alex e a equipe", disse o argentino.
RAIO-X: Norris / McLaren VS Verstappen / RBR no DETALHE! Ferrari sob 'ATAQUE' e mais | Porsche e TCR
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast: Max Wilson DESVENDA CRISE da Red Bull, REBATE DETRATORES de Drugo e cia, CRITICA CONTRATOS da F1 e +
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.