F1: Williams segue consertando carro de Colapinto; piloto passará por segunda avaliação médica
Vowles mantém foco na saúde do argentino após batida de mais de 50G em Las Vegas
Franco Colapinto sofreu um grave acidente durante a classificação em Las Vegas. O piloto da Fórmula 1 precisou ser levado para o centro médico para maiores avaliações e James Vowles confirmou que a batida teve a força de 50G.
Após o incidente, Vowles também revelou que o piloto já havia recebido alta médica após as primeiras avaliações e que a Williams correria contra o tempo para consertar o desafiante antes da corrida em poucas horas.
O piloto argentino havia sido o oitavo colocado no último treino livre e depois ficou em nono no Q1 dos treinos classificatórios, então ele enfrentou o Q2 como um sério candidato a avançar para a fase final da sessão.
Colapinto começou a sessão de Q2 com uma volta de 1m33s749 que o colocou parcialmente entre os dez primeiros, mas foi caindo na classificação com o passar dos minutos finais.
Depois, quando enfrentou sua última volta de tudo ou nada para voltar ao top 10, Colapinto perdeu alguns décimos no primeiro stint, mas começou a ganhar ritmo no resto do circuito e estava se preparando para o Q3 até seu acidente.
A roda dianteira esquerda do carro do argentino bateu no muro interno na entrada da curva 16, o que fez com que ele batesse violentamente contra o muro externo, onde ocorreu o forte impacto.
Após a forte batida, o piloto saiu do carro por conta própria, mas foi levado para o centro médico para avaliações antes de ser liberado para voltar ao hotel.
Entretanto, como a colisão foi superior a 50G, a Williams disse que a participação do piloto de 21 anos na corrida de Las Vegas está em dúvida por enquanto.
Importante lembrar que essa batida complica ainda mais a vida da Williams após incidentes no México e Brasil, que fizeram a equipe correr completamente contra o tempo para se preparar e conseguir competir o GP de Las Vegas.
Vowles disse na quinta-feira, após o treino, que havia pedido a Colapinto e Alexander Albom para irem com calma nas sessões, já que a situação das peças da Williams estava longe de ser ideal em meio à série de incidentes.
Mas, diante da magnitude do impacto de Colapinto, o chefe da Williams emitiu uma mensagem na qual deixou claro que o mais importante para ele no momento é a saúde de seu piloto.
"Como todos devem saber, Franco sofreu um grande acidente no Q2 quando estava em uma volta muito boa", começou o britânico.
"O impacto foi de mais de 50G, o que é grave em qualquer mundo. Ele foi para o centro médico e já recebeu alta. Agora ele está de volta ao seu hotel, descansando durante a noite. Ele será avaliado amanhã e será determinado se ele está apto a correr ou não".
"Enquanto isso, seu carro está sendo consertado. O chassi está sendo trocado e estamos nos certificando de que ele esteja pronto para o caso de Franco estar apto a correr amanhã".
"O que eu digo é o seguinte: a saúde dele é a prioridade acima de tudo. A fibra de carbono pode ser consertada, o metal e os carros podem ser fabricados novamente, mas a saúde dos indivíduos não pode, nessa circunstância".
"Voltaremos amanhã quando tivermos mais notícias. Agora temos trabalho a fazer durante a noite", concluiu Vowles.
RUSSELL BRILHA, BATE SAINZ E É POLE, com GASLY 3º! Max supera Norris e PÉREZ DEFINHA EM VEGAS
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Bastidores do 'fico' da F1 na Band e chances de Verstappen tetra em Vegas
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.