Fórmula 1 GP da Bélgica

F1: Wolff elege Kimi Antonelli como “primeira opção” para Mercedes caso Verstappen não aceite

Chefe da equipe não tem pressa para bater o martelo e deseja esperar para observar o que acontecerá na Red Bull

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes-AMG F1 Team, on the pit wall

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

A pausa de agosto se aproxima e algumas equipes de Fórmula 1 precisam correr para tomar decisões importantes nos próximos dias. Porém, esse não parece ser o caso da Mercedes, que está com uma vaga disponível para 2025, quando Lewis Hamilton deixará o assento para defender a Ferrari.

Leia também:

Toto Wolff, chefe da equipe de Brackley, já deixou claro que tem dois nomes em consideração no momento: Max Verstappen e Andrea Kimi Antonelli. O piloto da Fórmula 2 é uma das opções caso o tricampeão mundial não aceite deixar a Red Bull.

“Sempre considerei a saída de um piloto como uma nova oportunidade para a equipe. Mudar é bom, é preciso aceitá-la. Quando Lewis compartilhou a notícia de sua saída, meu pensamento inicial foi: por que agora e não no meio da temporada? Mas ele sentiu que a decisão era necessária não apenas para o seu progresso, mas também para a equipe”, disse em entrevista ao Autosport Wereld.

O chefe da equipe também disse que não está com pressa para tomar uma decisão, pois não quer se arrepender do nome que escolher quando chegar o momento certo. Antonelli, atualmente, corre na F2 e defende a Prema Racing ao lado de Oliver Bearman, que já está confirmado na HAAS em 2025.

O italiano faz parte do programa de jovens pilotos da Mercedes e tem sido citado por Wolff em diferentes ocasiões como favorito para ser promovido à F1, apesar de ter apenas 17 anos.

“Os critérios para o nosso próximo piloto são simples: queremos o melhor piloto possível e, no momento, a minha primeira opção é Kimi Antonelli”, declarou Toto.

Andrea Kimi Antonelli, Prema Racing

Foto de: Prema Powerteam

O chefe da equipe ainda disse existem riscos em promover Kimi, não pela falta de talento e ritmo, mas sim porque ele estará exposto a uma situação nova, tendo George Russell como companheiro de equipe.

“Claro que existem riscos que não se devem tanto ao talento do piloto, mas sim ao fato de Antonelli enfrentar a competência de Russell, um dos melhores pilotos do grid. Kimi tem muito potencial, sua velocidade e talento estão em um certo nível, só falta experiência”.

Wolff não escondeu que a equipe também avalia a contratação de outros pilotos, apesar do favoritismo de Antonelli. A Mercedes tentou negociações com Carlos Sainz, que deixará a Ferrari em 2025, mas saiu da disputa e parece estar focando todos os seus esforços no jovem piloto italiano e Verstappen.

“Outros pilotos assinavam contrato de um ou dois anos, o que, para nós, não é suficiente, por isso gosto de arriscar com o Antonelli, porque é um risco calculado. Se olharmos para a evolução de Piastri, ele levou um ano e meio para disputar a vitória com seu companheiro de equipe Lando Norris. E queremos provar isso com Kimi”.

Wolff também justificou que a contratação de Antonelli para 2025 seria uma boa opção, já que a FIA, Federação Internacional de Automobilismo, fará mudanças no regulamento para 2026.

Mesmo com a quase certeza da contratação de Kimi, Toto não descarta novas negociações com o tricampeão mundial, apesar de já ter sido rejeitado pelo holandês.

“Um cenário alternativo, é claro, Verstappen, mas no momento não me parece realista. Vou continuar observando o mercado. Não tenho certeza de como as coisas vão evoluir na Red Bull”.

RUSSELL é DESCLASSIFICADO e HAMILTON herda VITÓRIA em Spa após infração no carro de George!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #292 - Quem é o culpado na treta da McLaren?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior ANÁLISE F1: Pneus desgastados de Russell foram vilões de desclassificação em Spa?
Próximo artigo Fim da novela: Sainz e Williams confirmam acordo por várias temporadas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil