Ferrari completa 900 GPs; relembre todos os campeões do time
Desde 1950 na Fórmula 1, equipe de Maranello é sem dúvidas a escuderia mais tradicional da história da categoria
A Ferrari completa neste final de semana seu 900º GP na Fórmula 1. Recordista de participações, a equipe também detém o recorde de vitórias (223), pole positions (207) e voltas mais rápidas em corridas (232). A Scuderia foi 16 vezes campeã de construtores e 15 de pilotos. Vamos relembrar?
O primeiro campeão do time foi o italiano Alberto Ascari, nos anos de 1952 e 1953. Depois disso foi a vez da estrela argentina de Juan Manuel Fangio brilhar por Maranello, com o título de 1956 – o quarto de seus cinco na carreira. Mike Hawthorn foi o campeão em 1958, e o título de 1961, decidido em um GP da Itália por dois pilotos do time - Phil Hill e Wolfgang von Trips - terminou em tragédia. O alemão faleceu em um acidente que ainda matou 15 espectadores logo antes da curva Parabólica, dando o título ao norte-americano.
O título de 1964 foi notável. Isso porque o britânico John Surtees se consagrou como o único piloto a conquistar títulos na Fórmula 1 e no Mundial de Motovelocidade (MotoGP) na história do esporte a motor. Nos anos 70 quem brilhou foi Niki Lauda, conquistando os títulos de 1975 e 1977. O sul-africano Jody Scheckter levou o último título da Scuderia em 1979 antes de um hiato de 21 anos.
Foi apenas em 2000 que Maranello voltou a ser campeã de pilotos, desta vez foi com o alemão Michael Schumacher. Este foi o primeiro de cinco títulos consecutivos do alemão, que formou com a Ferrari a parceria mais vitoriosa da história da F1. O último campeonato da equipe foi conquistado em 2007, com o finlandês Kimi Raikkonen. Desde o título de construtores de 2008 a Ferrari não conseguiu vencer um campeonato novamente.
Títulos de pilotos:
Ano | Piloto | Pontos |
1952 | Alberto Ascari (ITA) | 36 |
1953 | Alberto Ascari (ITA) | 34 |
1956 | Juan Manuel Fangio (ARG) | 30 |
1958 | Mike Hawthorn (ING) | 42 |
1961 | Phil Hill (EUA) | 34 |
1964 | John Surtees (ING) | 40 |
1975 | Niki Lauda (AUT) | 64,5 |
1977 | Niki Lauda (AUT) | 72 |
1979 | Jody Scheckter (AFS) | 51 |
2000 | Michael Schumacher (ALE) | 108 |
2001 | Michael Schumacher (ALE) | 123 |
2002 | Michael Schumacher (ALE) | 144 |
2003 | Michael Schumacher (ALE) | 93 |
2004 | Michael Schumacher (ALE) | 148 |
2007 | Kimi Raikkonen (FIN) | 110 |
Títulos de construtores (campeonato passou a ser disputado apenas em 1958):
Ano | Pilotos | Pontos |
1961 | Phil Hill / Wolfgang von Trips / Richie Ginter / Olivier Gendebien | 45 |
1964 | John Surtees / Lorenzo Bandini / Pedro Rodriguez | 45 |
1975 | Niki Lauda / Clay Regazzoni | 72,5 |
1976 | Niki Lauda / Clay Regazzoni | 83 |
1977 | Niki Lauda / Carlos Reutemann | 95 |
1979 | Jody Schekter / Gilles Villeneuve | 113 |
1982 | Didier Pironi / Gilles Villeneuve / Patrick Tambay / Mario Andretti | 74 |
1983 | Rene Arnoux / Patrick Tambay | 89 |
1999 | Michael Schumacher / Eddie Irvine / Mika Salo | 128 |
2000 | Michael Schumacher / Rubens Barrichello | 170 |
2001 | Michael Schumacher / Rubens Barrichello | 179 |
2002 | Michael Schumacher / Rubens Barrichello | 221 |
2003 | Michael Schumacher / Rubens Barrichello | 158 |
2004 | Michael Schumacher / Rubens Barrichello | 262 |
2007 | Felipe Massa / Kimi Raikkonen | 204 |
2008 | Felipe Massa / Kimi Raikkonen | 172 |
Brasileiros na Ferrari
Oficialmente, Rubens Barrichello se tornou o primeiro brasileiro a guiar pela Ferrari. Ele chegou à equipe em 2000 e ficou até o final de 2005. Rubinho conquistou nove vitórias, onze poles e foi vice-campeão mundial nos anos de 2002 e 2004.
Saiu um, entrou outro. Felipe Massa substituiu seu compatriota em 2006 na dupla do time ao lado do heptacampeão Michael Schumacher. Ele ficou até o ano de 2013, conquistando 11 vitórias, 15 pole positions e um vice-campeonato em 2008.
No entanto, o primeiro piloto a correr em uma Ferrari em um evento oficial da Fórmula 1 foi Chico Landi – primeiro brasileiro a atuar na categoria. Foi em 1951 no GP da Itália por sua equipe particular, independente do time de fábrica da Ferrari.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.