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Ferrari descarta adotar asa dianteira similar à da Mercedes

Ferrari não tem planos de mudar sua asa dianteira para um formato mais parecido com a da Mercedes para o carro de 2020, apesar de buscar mais downforce com novo modelo

Ferrari SF1000 front wing detail

Uma das grandes mudanças anunciadas ontem pela Ferrari para o carro de 2020 é a preocupação maior da equipe com o downforce. A montadora aceitou que foi um erro não buscar mais downforce com o modelo de 2019, ao optar por uma asa dianteira de baixo arrasto aerodinâmico, enquanto Mercedes e Red Bull foram por outro caminho, buscando um modelo mais propício para o downforce.

No lançamento, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, afirmou que parte da mudança de foco para este ano não inclui abandonar o conceito de asa dianteira da fábrica. Enquanto a versão apresentada ontem do SF1000 contava com a asa do ano passado, que também será usada nos testes e, muito provavelmente, a versão que será usada no GP da Austrália seguirá a mesma ideia.

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"Esta não deve ser a versão final ainda, mas certamente é a nossa base para começar, e vamos levar para os testes de pré-temporada", afirmou Binotto sobre a asa. "Nós não vamos mudar o conceito, vai ficar assim, mesmo com os testes que ainda serão feitos. Acho que esse é o conceito ideal para nós".

"Acho que melhoramos muito na downforce, não apenas através da asa, mas se você olhar para o carro, as pás giratórias especialmente. É algo de alta complexidade, eu diria. O carro inteiro, mais fino, faz a traseira e o difusor trabalharem melhor. Então eu acho que a downforce aumentou no geral".

O aumento de downforce vem com um aumento no arrasto, mas Binotto afirmou que ainda não tem certeza se encontrou o ponto ideal entre os dois.

"Certamente aumentamos muito nosso downforce. Fazendo isso aumentamos também o nível de arrasto, então acreditamos que teremos um carro mais rápido em curvas, mas talvez mais lento de retas", afirmou. "Qual é o balanço ideal? Acho que é difícil de saber, difícil de saber o que os outros estão fazendo também".

Veja as primeiras imagens do SF1000, carro da Ferrari para 2020

Ferrari SF1000
Ferrari SF1000
Ferrari SF1000
Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Charles Leclerc e Mattia Binotto com a SF1000
Sebastian Vettel e Charles Leclerc com a SF1000
Ferrari SF1000
Ferrari SF1000
Detalhe da Asa Dianteira
Detalhe do SF1000
Detalheda Suspensão Dianteira
Detalhe frontal da asa dianteira
Detalhe do halo
Detalhe do bico do SF1000
Detalhe da traseira do SF1000
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