FIA diz não ter visto detritos que furaram pneu de Bottas
Diretor de provas da F1, Charlie Whiting, disse que a FIA não viu os detritos que custaram a vitória de Valtteri Bottas no GP do Azerbaijão de 2018
Valtteri Bottas teve um pneu furado ao passar por uma área suja com detritos de outros carros três voltas depois de tomar a liderança de Sebastian Vettel e resistir ao ataque do piloto da Ferrari após uma relargada no GP do Azerbaijão.
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse que "essas coisas não deveriam estar na pista depois de ficarmos seis voltas atrás do safety car", alegando que a peça que custou a vitória a Bottas era "do tamanho de um punho", embora Whiting ter dito que não foi informado sobre os detritos.
"Não recebemos nenhum relato de restos de pista", disse. "Durante toda a corrida, os comissários foram notáveis, eles foram muito bons em relatar o que havia na pista. Foi provavelmente por causa do incidente entre Gasly e Magnussen, mas não tivemos nenhum aviso de sujeira naquela área".
"Claro, sempre tentamos manter a pista limpa, mas é um pouco difícil de mantê-la limpo se você não sabe que há restos. Durante a corrida tivemos avisos de coisas que estavam no asfalto e lidamos com isso, e pensava que tínhamos resolvido tudo".
"Quando a corrida recomeçou, estávamos bastante seguros de que tudo estava limpo. Estou perfeitamente feliz com as decisões tomadas em relação à intervenção do safety car".
Wolff acrescentou que foi "brutal" para Bottas perder a corrida dessa maneira.
"É brutal para ele perder o que parecia ser uma vitória fácil por um pedaço de carro na pista. A sorte é parte do esporte. O safety car nos prejudicou no passado e hoje nos deu uma vitória [com Lewis Hamilton]".
"Mas ainda não estamos felizes, por duas razões: a primeira razão é que temos falta de ritmo, e a segunda razão é que o homem mais rápido da prova saiu devido a um furo causado por detritos na pista."
Confira os dez momentos mais marcantes do GP do Azerbaijão
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.