Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência
F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto

F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto
MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência

MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência

Fórmula 1: alvo para 2026 é deixar carro mais leve

Para George Russell, tornar os carros cada vez mais pesados poderá afetar a segurança no futuro

Mohammed bin Sulayem, President, FIA, Stefano Domenicali, CEO, Formula 1, on the grid

Enquanto o regulamento de motores para 2026 já está definido, as regras sobre os chassis estão longe de estarem finalizadas e os chefes de equipe tem uma direção que querem seguir.

Um ponto chave que a F1 e a FIA estão em acordo sobre fazer esforços para que os carros tenham menos peso – os carros atuais são os mais pesados da história da categoria.

Para essa temporada, o peso mínimo é de 798 quilos, o que representa 200 kg a mais do que o carro de 2008, quando foram inseridos bateria, sistema de recuperação de energia e os sistemas modernos de segurança.

O editor recomenda:

A mudança para motores híbrido e turbo em 2014 fez com que o o peso mínimo alcancesse 691kg e a introdução do halo e estrutura de segurança fez com que 740 kg se tornasse o peso mínimo do carro.

Mas as novas mudanças de 2022, com rodas maiores e diferentes partes aerodinâmicas com o retorno do efeito-solo,  fez com que o peso mínimo saltasse para 798 kg.

Como a F1 prepara novas regras para 2026, com novas unidades de potência, a categoria e a FIA veem como uma janela ideal para fazer mudanças. Em entrevista ao Autosport sobre os planos futuros, Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, disse: “Uma coisa que queremos, isso é bem claro, precisamos de um carro mais leve”.

Pierre Gasly, Alpine A523, Charles Leclerc, Ferrari SF-23

Pierre Gasly, Alpine A523, Charles Leclerc, Ferrari SF-23

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

“Eu acredito que isso é melhor. Eu venho de um automobilismo em que os carros mais leves são seguros e não usa o mesmo tanto de combustível. É algo difícil de alcançar, mas todo mundo quer isso. Eu estou fazendo pressão, pois venho do rali e nada é pior do que um carro pesado”, completou o dirigente.

CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali admite que diminuir o peso dos carros está em pauta para as discussões de regulamento de 2026.

“Um dos pontos que sempre discutimos é a questão do peso. Com motores híbridos e as baterias, o peso aumentou e isso não reflete a natureza da F1. Então, esse é um tópico de discussão para o futuro”, afirmou.

Esse ‘acerto’ entre Ben Sulayem e Domenicali é uma boa notícia para os pilotos. No início da temporada, George Russell, diretor da Associação dos Pilotos, disse que o peso dos carros começa a trazer problemas de segurança.

“O peso é absurdo”, disse o britânico ao Autosport. “No momento, a performance em baixa velocidade não é boa. Se mantém os carros seguros, mas, obviamente, quanto mais pesado se tornam, o impacto é de uma batida de ônibus se comparado com um Smart”, declarou.

“O impacto é mais duro se você está na mesma velocidade com carros de 800 kg, cerca de 900 kg no início da corrida, se compararmos aos 650 kg do carro de 15 anos atrás. Tenho certeza de que há análises sobre como encontrar esse equilíbrio certo, porque não sei como isso será feito”, completou.

“Se você continuar a torná-lo mais pesado, mais pesado, mais pesado, mais forte, mais forte, mais forte, na verdade, você chega a um ponto em que você cruza essa [linha] em que o peso vai deixar as coisas inseguras”, finalizou.

Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #233 - Leclerc ou Pérez: quem passou mais vergonha nas últimas provas?

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior VÍDEO: Massa revela que Verstappen mora no mesmo apartamento em que Galvão Bueno residiu em Mônaco
Próximo artigo Fórmula 1: Newey revela que recusou a Ferrari em quatro oportunidades

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros