Recomendado para você

Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil

Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil
Após pódio na etapa anterior, Valdeno Brito disputa título da Special Edition da NASCAR Brasil em Interlagos

Após pódio na etapa anterior, Valdeno Brito disputa título da Special Edition da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Após pódio na etapa anterior, Valdeno Brito disputa título da Special Edition da NASCAR Brasil em Interlagos
Após pole e vitória no Velocitta, Tito Giaffone disputa título da NASCAR Brasil Special Edition em Interlagos

Após pole e vitória no Velocitta, Tito Giaffone disputa título da NASCAR Brasil Special Edition em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Após pole e vitória no Velocitta, Tito Giaffone disputa título da NASCAR Brasil Special Edition em Interlagos
NASCAR Brasil: Martelli chega à final em Interlagos como líder do Overall e vice do Special Edition

NASCAR Brasil: Martelli chega à final em Interlagos como líder do Overall e vice do Special Edition

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Martelli chega à final em Interlagos como líder do Overall e vice do Special Edition
Tribunal de Paris ordena julgamento sobre legitimidade de eleições da FIA

Tribunal de Paris ordena julgamento sobre legitimidade de eleições da FIA

Fórmula 1
Fórmula 1
Tribunal de Paris ordena julgamento sobre legitimidade de eleições da FIA
F1 - Chefe da Red Bull: quem luta contra Verstappen sente a pressão

F1 - Chefe da Red Bull: quem luta contra Verstappen sente a pressão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Chefe da Red Bull: quem luta contra Verstappen sente a pressão
F1 - Piastri pressiona Norris: "Sei como a situação dele é difícil"

F1 - Piastri pressiona Norris: "Sei como a situação dele é difícil"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Piastri pressiona Norris: "Sei como a situação dele é difícil"
F1 - Verstappen opina sobre ordens de equipe da McLaren: "O que importa mesmo é o troféu"

F1 - Verstappen opina sobre ordens de equipe da McLaren: "O que importa mesmo é o troféu"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Verstappen opina sobre ordens de equipe da McLaren: "O que importa mesmo é o troféu"

Futuro dos motores da F1 será ditado pela relevância para montadoras e carros de rua, diz FIA

Apesar dos carros representarem apenas 2% da pegada de carbono, FIA vê mudança como fundamental para auxiliar as montadoras

Lando Norris, McLaren MCL60, Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Oscar Piastri, McLaren MCL60, Charles Leclerc, Ferrari SF-23, George Russell, Mercedes F1 W14, Carlos Sainz, Ferrari SF-23, the rest of the field at the start

A Fórmula 1 se prepara para o novo ciclo de regras, que entrarão em vigor em 2026, onde as unidades de potência turbo híbrida utilização combustíveis 100% sustentáveis. E, segundo a FIA, esse deve ser apenas o primeiro passo, afirmando que a direção de longo prazo dos motores da categoria será ditada pelo que é relevante para as montadoras.

Uma das principais mudanças, por enquanto, é um aumento na dependência da potência elétrica, em uma divisão 50/50 entre a bateria e o motor de combustão interna. A F1 está ciente de que precisa estar da dianteira do desenvolvimento da tecnologia de baterias para manter o interesse das montadoras, que estão em uma guinada em direção aos carros elétricos.

Leia também:

Porém, no longo prazo, a categoria pode mudar também para o uso do hidrogênio caso ele se prove útil para as corridas. Recentemente, a F1 e a FIA se uniram à Extreme H, categoria irmã da Extreme E, para formar um grupo de trabalho com o objetivo de avaliar a tecnologia.

O futuro das unidades de potência da F1 ainda é incerto, mas Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA, diz que é crítico ter regulamentos que tragam valor para as montadoras.

"O passo para 2026 está definido, mas o que faremos na sequência ainda está aberto para discussão. Há várias opções na mesa; seja o uso de combustível sintético, hidrogênio - que há um grande trabalho acontecendo na FIA - seja mais elétrico".

"Mas sempre queremos nos manter relevante para as montadoras que estão participando. Não podemos ir em uma direção completamente aleatória que não tenha relação com os carros de rua. Temos que seguir sendo relevante para os carros de rua, esse é o objetivo, e acho que qualquer um que anda pelo paddock deve ver que esse é um desafio grande para atacar".

Red Bull Racing Team Principal Christian Horner talks with Nikolas Tombazis, FIA Single Seater Director

Photo by: Red Bull Content Pool

Red Bull Racing Team Principal Christian Horner talks with Nikolas Tombazis, FIA Single Seater Director

A F1 visa neutralizar suas emissões de carbono até 2030, com o novo motor turbo híbrido sendo um elemento central disso. Porém, com as emissões dos carros representando apenas uma pequena porcentagem da pegada total de carbono, a FIA sabe que é preciso um grande esforço fora do regulamento técnico para que isso aconteça.

"O elemento dos carros, como proporção da pegada de carbono total, é muito baixa. Acho que menos de 2%. Então é óbvio que nossa responsabilidade geral, como esporte, é que precisamos atacar os outros 98%, e isso precisa ser pensado com logística, materiais, número de componentes, calendário e outras questões".

"Mas o lado do carro é importante de um ponto de vista tecnológico, em relação às montadoras que estão participando, para que elas possam trabalhar nas tecnologias e mais".

 

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e MCLAREN

Podcast #263 – Max mais incomodado? Briga pela P2 acirrada? O que esperar da F1 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Derrota para Verstappen em Miami foi "grande golpe psicológico" para Pérez na luta pelo título, diz Horner
Próximo artigo Newey explica por que 'optou' por ponto fraco da Red Bull na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros