Preview

ESPECIAL F1 2021: Conheça pilotos, equipes e o que está em jogo na nova temporada

Apesar de ser vendido como um ano "similar" a 2020, nova temporada da F1 traz mudanças no grid, na área técnica e até mesmo no formato dos fins de semana

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11, Sergio Perez, Racing Point RP20 and Max Verstappen, Red Bull Racing RB16 at the start of the race

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Falta pouco! Neste final de semana, a Fórmula 1 dá o pontapé inicial para a sua temporada 2021 com o GP do Bahrein, mesmo palco da pré-temporada, realizada há cerca de duas semanas. E mesmo com um "congelamento" por conta da pandemia, a principal categoria do automobilismo mundial vem com diversas novidades.

São mudanças que envolvem 'novas' equipes, pilotos que passam a defender novos times, além de modificações técnicas, financeiras e esportivas que devem mexer com a F1. Por isso, o Motorsport.com montou um guia completo da F1 2021 para você chegar por dentro de tudo.

Leia também:

Pilotos de casa nova e um heptacampeão em busca de uma marca inédita

Dos 20 pilotos do grid da F1, oito são novatos ou estão estreando em novas equipes. Entre os recém-chegados, temos Yuki Tsunoda, na AlphaTauri, o primeiro piloto nascido nos anos 2000, além da dupla da Haas, Mick Schumacher e Nikita Mazepin. Enquanto o japonês já surpreendeu na pré-temporada, Schumacher e Mazepin se preparam para uma campanha difícil com a Haas, que já está focada em 2022.

Entre os pilotos em casas novas, quatro deles devem ajudar a esquentar ainda mais a luta do pelotão do meio, com o simbólico título de "melhor do resto". Daniel Ricciardo (McLaren), Fernando Alonso (Alpine), Carlos Sainz (Ferrari) e Sebastian Vettel (Aston Martin) devem ser peças importantes nesta luta.

Assim como em anos anteriores, o heptacampeão Lewis Hamilton deve ser um dos protagonistas da temporada, enquanto busca a marca de oito títulos mundiais, algo inédito na categoria. Mas, apesar de ser o favorito novamente, Hamilton pode ter alguns desafios em 2021, como a Red Bull de Max Verstappen e Sergio Pérez, que parece estar melhor neste ano, além de seu próprio companheiro de Mercedes, Valtteri Bottas, que promete (mais uma vez) que baterá de frente com o britânico.

Conheça os 20 pilotos da F1 2021 e suas equipes

Lewis Hamilton, Mercedes
Valtteri Bottas, Mercedes
Max Verstappen, Red Bull Racing
Sergio Pérez, Red Bull Racing
Daniel Ricciardo, McLaren
Lando Norris, McLaren
Charles Leclerc, Ferrari
Carlos Sainz, Ferrari
Sebastian Vettel, Aston Martin
Lance Stroll, Aston Martin
Fernando Alonso, Alpine
Esteban Ocon, Alpine
Pierre Gasly, Alpha Tauri
Yuki Tsunoda, Alpha Tauri
Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo
Mick Schumacher, Haas
Nikita Mazepin, Haas
George Russell, Williams
Nicholas Latifi, Williams
20

A chance de uma briga pela ponta e a promessa do pelotão do meio

Apesar de não ser um parâmetro oficial de performance, a pré-temporada deixou uma boa impressão nos fãs, com a Red Bull mostrando uma boa forma e prometendo estar mais presente na luta pela ponta do grid. Mas, apesar de um final de semana problemático, a Mercedes segue sendo a grande favorita para 2021, em busca de sua oitava dobradinha consecutiva de pilotos e construtores.

Mais para baixo, o pelotão do meio promete ser novamente um dos grandes destaques da F1 2021. Na luta pelo título de "melhor do resto", podemos apontar quatro, talvez cinco candidatas: McLaren, Ferrari e Alpine, que foram bem na pré-temporada, Aston Martin, que chega na esteira do sucesso da Racing Point em 2020, além da AlphaTauri, que em 2020 foi um 'lado B' do pelotão do meio, mas que parece ter diminuído a diferença para os demais neste ano.

Já o fundo do grid representa uma interrogação para muitos. Enquanto a Alfa Romeo deu bons indicativos em sua pré-temporada e a Williams parece dar sequência à evolução vista em 2020, a Haas parece ter dado passos para trás, ao abandonar o desenvolvimento do carro deste ano muito cedo para focar no trabalho para 2022.

Conheça as pinturas dos carros da F1 2021:

Mercedes W12
Pilotos: Lewis Hamilton e Valtteri Bottas
Red Bull RB16B
Pilotos: Max Verstappen e Sergio Pérez
Ferrari SF21
Pilotos: Charles Leclerc e Carlos Sainz
McLaren MCL35M
Pilotos: Lando Norris e Daniel Ricciardo
Alpine A521
Pilotos: Fernando Alonso e Esteban Ocon
Aston Martin AMR21
Pilotos: Sebastian Vettel e Lance Stroll
AlphaTauri AT02
Pilotos: Pierre Gasly e Yuki Tsunoda
Alfa Romeo C41
Pilotos: Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi
Haas VF-21
Pilotos: Mick Schumacher e Nikita Mazepin
Williams FW43B
Pilotos: George Russell e Nicholas Latifi
10

Em meio à pandemia, um calendário recorde com 23 GPs

Mesmo com a pandemia ainda afetando a maioria dos países do mundo, a F1 apostou em um plano ousado, e espera fazer a maior temporada de sua história em 2021, com um total de 23 GPs.

O calendário de 2021 traz duas novidades: o GP da Holanda, que já deveria ter estreado em 2020, mas acabou cancelado devido ao impacto da pandemia, e a Arábia Saudita, no novo circuito de rua de Jeddah, que teve seu traçado revelado na semana passada. Além disso, a etapa brasileira volta ao calendário com um novo nome: GP de São Paulo, devido ao novo contrato da F1, feito diretamente com a prefeitura da capital paulista.

Mas os efeitos da Covid-19 já foram sentidos no calendário antes mesmo do início da temporada. Ainda em janeiro, a F1 optou pelo adiamento do GP da Austrália, que seria a etapa de abertura, devido ao fato do país ainda estar com suas fronteiras fechadas. Outra prova impactada foi a da China, retirada do calendário, apesar da categoria afirmar que busca recolocá-la.

Etapa Local Data
1 GP do Bahrein (Sakhir) 28 de março
2 GP da Emilia Romagna (Ímola) 18 de abril
3 GP de Portugal (Portimão) 02 de maio
4 GP da Espanha (Barcelona) 9 de maio
5 GP de Mônaco (Mônaco) 23 de maio
6 GP do Azerbaijão (Baku) 6 de junho
7 GP do Canadá (Montreal) 13 de junho
8 GP da França (Paul Ricard) 27 de junho
9 GP da Áustria (Red Bull Ring) 4 de julho
10 GP da Grã-Bretanha (Silverstone) 18 de julho
11 GP da Hungria (Hungaroring) 1º de agosto
12 GP da Bélgica (Spa Francorchamps) 29 de agosto
13 GP da Holanda (Zandvoort) 5 de setembro
14 GP da Itália (Monza) 12 de setembro
15 GP de Rússia (Sochi) 26 de setembro
16 GP da Singapura (Marina Bay) 3 de outubro
17 GP do Japão (Suzuka) 10 de outubro
18 GP dos EUA (Circuito das Américas) 24 de outubro
19 GP do México (Hermanos Rodriguez) 31 de outubro
20 GP de São Paulo (Interlagos) 07 de novembro
21 GP da Austrália (Melbourne) 21 de novembro
22 GP da Arábia Saudita (Jeddah) 05 de dezembro
23 GP de Abu Dhabi (Abu Dhabi) 12 de dezembro

Um ano de mudanças técnicas, financeiras e esportivas...

Mesmo com o regulamento congelado por conta do impacto financeiro da pandemia, a FIA e a F1 introduziram uma série de mudanças para 2021, que mexem com os três principais pilares do esporte: o lado técnico, o financeiro e o esporte propriamente dito.

Começando com a área técnica, apesar da F1 ter votado pela manutenção dos carros de 2020 por mais um ano, adiando a introdução do novo regulamento técnico para 2022, algumas mudanças foram anunciadas para os modelos deste ano.

As principais mudanças lidam com a traseira do carro, com o objetivo de reduzir o downforce produzido pelos carros, que estavam afetando os pneus da Pirelli. Essas modificações incluem cortes no assoalho, logo à frente dos pneus traseiros, além dos dutos de freio traseiros e o difusor. O objetivo era reduzir em cerca de 10% o downforce, mas a Pirelli acredita que as equipes já recuperaram metade disso.

Mercedes F1 W12 floor detail

Mercedes F1 W12 floor detail

Photo by: Giorgio Piola

E para resolver problemas pontuais dos carros de 2020, a F1 deu às equipes duas fichas de desenvolvimento para cada uma gastar como quisesse. Algumas equipes, como a AlphaTauri e a Alfa Romeo utilizaram as fichas para refazer o bico do carro, enquanto a Ferrari preferiu mexer na traseira do carro.

No lado financeiro, a F1 traz uma das maiores revoluções de sua história, introduzindo pela primeira vez um teto orçamentário, que limita a quantidade de dinheiro que as equipes podem gastar no desenvolvimento de seus carros. Esse dispositivo visa, a médio e longo prazo, tornar o grid mais nivelado, evitando grandes disparidades de performance.

Finalmente, no lado esportivo, a F1 vai testar neste ano um novo formato de final de semana, que pode ser adotado em 2022. Com testes em Silverstone, Monza e Interlagos, esse modelo consiste na realização de uma corrida classificatória no sábado, de menor duração (cerca de um terço de um GP).

Com isso, o tradicional classificatório passaria a ser realizado na sexta, seguido da corrida classificatória no sábado e o GP no domingo. Mas apesar de ter apoio das equipes, o modelo divide pilotos e fãs. A ver como ficará no futuro.

A temporada 2021 começa neste final de semana, e o no Motorsport.com você acompanha a melhor cobertura da F1, com um conteúdo completo em nosso site, além do canal oficial no YouTube, com programas de quarta a segunda fazendo uma análise completa de todos os finais de semana de GP. Para acessar o canal e se inscrever para não perder nenhuma novidade, clique aqui.

RETA FINAL: Max Wilson comenta cobertura da Band na F1 e analisa a temporada 2021

Parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

PODCAST: Mercedes pode ter reinado derrubado após dificuldades na pré-temporada?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior RETA FINAL: Max Wilson comenta cobertura da Band na F1 e analisa a temporada 2021
Próximo artigo Gasly faz relato emocionante sobre a morte de Hubert e rebaixamento da Red Bull em 2019

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil