Hamilton aprova simulações de carro da Fórmula 1 para 2021
Leclerc e Bottas também aprovaram primeiras impressões de modelo que será introduzido daqui a dois anos e que terá o retorno do efeito solo
Lewis Hamilton disse que teve acesso aos dados da pesquisa da Fórmula 1 para tornar as ultrapassagens mais fáceis a partir de 2021 e que achou os dados “excelentes”.
O britânico tem sido um crítico do processo para o estabelecimento dos novos regulamentos da F1 e não mediu palavras ao levantar suas preocupações sobre ideias como corridas com grid invertido, corridas para definição das posições. Para o pentacampeão, essas propostas são “uma desculpa para não fazer um trabalho bom o suficiente”.
O piloto da Mercedes e seus colegas têm sido melhor representados no processo de criação de regras nos últimos meses, mas ainda sentem que estão no escuro ou que estejam sendo ignorados em alguns pontos cruciais.
Por conta disso, o chefe da Fórmula, Chase Carey e o diretor técnico da categoria, Ross Brawn fizeram uma reunião com os pilotos no fim de semana do GP da Rússia para atualizá-los com as informações mais recentes.
Perguntado pelo Motorsport.com se ele se sentia mais bem informado ou que ainda faltava mais inclusão, Hamilton respondeu: “É um passo enorme para nós sermos envolvidos, é um grande passo termos todos os pilotos unidos. Estamos construindo uma relação nova e melhor com a FIA, e acho que eles têm sido bem abertos”.
“Há algumas coisas que questionamos e eles disseram que ‘não podemos mudar isso agora’, mas não existe o ‘não pode’ para um engenheiro”.
“Muitas coisas podem ser melhoradas, mas o que eles nos mostraram outro dia foi uma comparação entre perda aerodinâmica que temos atrás de um carro hoje e o que as simulações deles dizem que perderemos em termos de downforce com o novo carro”.
“Eu acho que tudo parece excelente, então estou trabalhando o mais duro que posso para garantir que possa ficar na F1 e dirigir esses novos carros”.
Hamilton reiterou suas preocupações sobre os carros ficarem mais pesados e lentos, e disse acreditar que os modelos de 2021 serão “dois ou três segundos” mais lentos do que os atuais.
No entanto, ele reconheceu que os dirigentes estão “trabalhando realmente duro nisso” e seus colegas de pódio no GP da Rússia, Valtteri Bottas e Charles Leclerc estão entusiasmados com os passos que já foram dados.
Respondendo à mesma pergunta feita a Hamilton, seu companheiro Bottas disse: “É um bom começo que possamos andar mais perto uns dos outros e o pessoal da FIA está realmente compartilhando as ideias conosco”.
“Nós temos uma boa compreensão no que se trata de pilotar e lutar por posições. Ficamos sempre felizes em dar nossa opinião. Entendemos melhor o que nos faz felizes e o que deixa as disputas melhores. Isso também significa fãs mais felizes e assim por diante, então é bom estar envolvido e espero que isso continue”.
Leclerc disse que “concorda completamente” com os colegas da Mercedes.
“É muito importante que estejamos todos unidos com os mesmos objetivos”, disse o monegasco. “Nossas ideias são claras, o que queremos, e é importante que estejamos envolvidos porque nós apenas sentimos as coisas as vezes e os dados não mostram o mesmo. É um bom pontapé inicial”.
Analisamos as propostas técnicas para 2021
Recentemente a Fórmula 1 divulgou as primeiras imagens de um modelo de testes sendo testado no túnel de vento da Sauber (Alfa Romeo). De acordo com os responsáveis técnicos, o carro mostrou resultados positivos no que diz respeito a redução da turbulência que hoje dificulta que os pilotos façam ultrapassagens.
Isso se deve à aplicação do efeito solo, algo que a categoria baniu nos anos 80 por conta do elevado número de acidentes associados à tecnologia. Relembre o teste do carro e nossas análises sobre a F1 de 2021 e sobre o efeito solo.
O teste no túnel de vento:
Nossa análise exclusiva do modelo 2021:
Efeito Solo
O controverso sistema que 'gruda' os carros ao chão e beneficia as ultrapassagens já foi banido da Fórmula 1 no passado por ser considerado muito perigoso. No entanto, os entusiastas lembram que a competição era mais acirrada no período em que a tecnologia esteve presente. Relembre as curiosidades sobre o efeito solo:
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