Hamilton defende atitude de Taison na Ucrânia, critica discursos de Trump e não vê solução contra racismo em curto prazo
Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, hexacampeão mundial falou sobre perpetuação da cultura racista no mundo e citou caso de jogador de futebol brasileiro
Lewis Hamilton conquistou o sexto título mundial de Fórmula 1 há duas semanas, em Austin, nos Estados Unidos. Com a nova estrela no ‘cinturão’, o britânico desembarcou em São Paulo para a disputa do GP do Brasil. Estrela global e hoje engajado em questões ambientais e discussões raciais, o piloto da Mercedes concedeu exclusiva ao Motorsport.com.
Primeiro (e até hoje único) negro a competir na categoria máxima da velocidade, o britânico falou sobre diversos temas. Em determinado momento, a reportagem do Motorsport.com relatou a ele o episódio do atacante Taison, que sofreu insultos racistas durante partida na Ucrânia em que seu time, o Shakhtar Donetsk, enfrentava o Dínamo de Kiev. O brasileiro mostrou o dedo do meio e acabou expulso pela arbitragem, o que foi visto com espanto por Hamilton.
Questionado sobre quando episódios como esse deixarão de acontecer, o piloto da Mercedes foi categórico: "Eu acho que vai demorar muito, muito tempo. É uma coisa que envolve educação, na minha opinião. Não posso falar por outros países, mas imagino que seja um cenário parecido com onde vivi. Tudo está tudo relacionado à educação das novas gerações, e isso vem dos pais. São os pais que passam os ideais, valores e crenças que têm em mente. E colocam isso nas crianças."
"Quando eu tiver meus filhos, eu vou dizer: ‘isso é o que eu quero e espero de vocês’. Esse é o círculo da vida. A educação escolar é fundamental. Nela, eu só aprendi a ‘História branca’. Nunca me contaram nada sobre minha cultura. Meus pais me contaram sobre minha história, porque eles queriam falar sobre a cultura deles", seguiu Hamilton, que usará, novamente, um capacete especial no GP do Brasil de F1.
"Não sei se o sistema escolar nos dias de hoje segue igual, mas imagino que sim. Acho que as pessoas precisam ouvir essa realidade, essa história, entender o que é o racismo. Assim, entenderão que somos todos iguais e estamos todos conectados ao planeta Terra."
Após analisar a questão ampla que envolve o racismo mundial, Hamilton analisou o episódio de Taison, afirmando entender a reação do brasileiro. Na resposta, até Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, foi alvo das críticas do piloto.
"Claro que o futebol é uma coisa gigantesca, que envolve multidões. Mas em todo país que eu vou, me lembro de uma vez que fui competir na Itália, onde sempre fui bem tratado e recebo amor dos meus fãs, e na pista só tinha um outro negro, africano, que vendia relógios. Faltava diversidade."
"E quando você tem líderes, como Donald Trump, que se posicionam de forma que você pode classificar como comentários raciais, e as pessoas assistem TV e vêem isso, é como se confirmasse a visão errada de alguns. É um efeito dominó, uma círculo constante."
"Eu entendo esse jogador (Taison) em mostrar o dedo do meio para a torcida. Quando eu estava no kart, eu me lembro de ser empurrado para fora da pista o tempo todo. Eu era o único negro lá. E eu queria brigar o tempo todo. Meu pai dizia: ‘Fale na pista. A melhor coisa que você pode fazer é derrotá-los na pista'. E isso foi o que sempre fiz. Eu falei através do meu carro."
Veja 11 pessoas que marcaram trajetória de Hamilton nos seis títulos mundiais:
Podcast: o que esperar do GP do Brasil de F1?
Nesta edição do podcast Motorsport.com Brasil, Carlos Costa e Gustavo Faldon falam sobre a expectativa para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.