Hamilton: Ferrari erra ao forçar Leclerc como piloto número um
Pentacampeão mundial da F1, britânico pondera que 'escolha' é prejudicial ao time de Maranello

Piloto da Mercedes na Fórmula 1, Lewis Hamilton acredita que a Ferrari erra ao ‘acelerar’ o processo de tornar Charles Leclerc o piloto número um da escuderia, o que estaria ocorrendo às custas de Sebastian Vettel.
O alemão começou a temporada como o nome preferido da equipe italiana, mas uma série de derrotas para Leclerc e as vitórias consecutivas do monegasco na Bélgica e na Itália acabaram colocando o status do tetracampeão em xeque.
Na Rússia, nova polêmica: Vettel se beneficiou da estratégia da Ferrari e pegou o vácuo do companheiro que largou na pole, assumindo a liderança para defender a dupla de Hamilton. Na sequência, a equipe pediu que a posição fosse cedida para Leclerc, o que não ocorreu.
Antes do GP do Japão, Hamilton foi questionado sobre a situação do time rival e afirmou que Vettel não é mais o queridinho da escuderia italiana. "Obviamente Seb era o número um e agora ele claramente não é", cravou o britânico.
Leia também:
- Mercedes, Red Bull e Renault lideram atualizações das equipes no Japão
- Afirmação de Leclerc sobre Vettel e briga do top-3 em jogo no Japão
- Verstappen pilota carro lendário de primeira vitória da Honda na F1
- Baixe o novo aplicativo do Motorsport.com! As notícias do mundo da velocidade direto no seu dispositivo
“A Ferrari está tentando elevar Charles ao posto de número um. Isso é bom para uma equipe? Acho que não. Mas essa é a filosofia que eles sempre tiveram”, analisou Hamilton, que lidera a temporada 2019 e ruma ao hexacampeonato da F1.
O britânico também disse ter ficado surpreso por Leclerc ter concordado em não defender a posição primeira curva em Sochi: “Charles deveria defendido a posição, porque você não cede a liderança e depois espera recuperá-la. Eu não esperaria”.
Hamilton também foi questionado sobre a semelhança da situação atual da Ferrari com o que correu na McLaren em 2007, quando o britânico era novato e companheiro do espanhol Fernando Alonso, então bicampeão da F1.
“Estamos olhando para a Ferrari do lado de fora, então não sei o que está acontecendo lá dentro, não sei o que Seb está sentindo, é difícil dizer se posso me relacionar com isso”, respondeu o pentacampeão.
"Obviamente, quando eu estava com Fernando, ele era o número um, mas no meio da temporada eles nos deram condições iguais e então você começou a ver mudanças. A dinâmica mudou e obviamente não foi bom para o time”, lembrou Hamilton.
"Mas eu entendo - porque, no final das contas, quando você chega a uma equipe, deseja ter a mesma oportunidade que seu companheiro. Mas há pilotos que sempre quiseram o status de número um, é mais fácil para eles”.
“Eu gosto de conquistar isso, mas começar em uma plataforma igual. Acho que você pode ter esse status de número um a cada corrida, em vez de no decorrer da temporada. Mas se você já sabe que é o número dois, acho que a sua abordagem no fim de semana é derrotista".
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:








































































Vettel x Leclerc
O podcast Motorsport.com Brasil posterior ao GP da Rússia debateu se a Ferrari vai conseguir controlar os ânimos da dupla atual. O que você pensa do tema? Clique e ouça a opinião dos nossos especialistas.
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


F1: Ocon revela a maior lição que teve com Hamilton na Mercedes

Sette Câmara é anunciado como piloto reserva de Red Bull e AlphaTauri na F1

Sette Câmara é segundo em teste na Fórmula E; Nick Cassidy lidera


ANÁLISE F1: Ferrari aposta em novo direcionador de fluxo para ganhar eficiência

Análise Técnica: 'Língua' no difusor é solução para problemas da Ferrari na F1?

ANÁLISE F1: Hamilton finalmente "descobriu" como Ferrari gosta de ser pilotada


F1: Mercedes se sai "muito melhor do que o esperado" no estressante GP do Bahrein

F1: Mercedes revela que primeiro pacote de atualizações de 2025 chegará em Ímola

F1 - Mercedes: Renovação de Russell está pronta por R$180 milhões
Últimas notícias

O que ficar de olho no GP da Arábia Saudita da F1

Deputada Erika Hilton entra com ação contra Sérgio Maurício, da Band

Clube português homenageia primeira vitória de Senna na F1 com camisa especial; confira

F1: Horner culpa dados errados do túnel de vento da Red Bull em má fase da equipe
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.