Hamilton: Ferrari erra ao forçar Leclerc como piloto número um
Pentacampeão mundial da F1, britânico pondera que 'escolha' é prejudicial ao time de Maranello
Piloto da Mercedes na Fórmula 1, Lewis Hamilton acredita que a Ferrari erra ao ‘acelerar’ o processo de tornar Charles Leclerc o piloto número um da escuderia, o que estaria ocorrendo às custas de Sebastian Vettel.
O alemão começou a temporada como o nome preferido da equipe italiana, mas uma série de derrotas para Leclerc e as vitórias consecutivas do monegasco na Bélgica e na Itália acabaram colocando o status do tetracampeão em xeque.
Na Rússia, nova polêmica: Vettel se beneficiou da estratégia da Ferrari e pegou o vácuo do companheiro que largou na pole, assumindo a liderança para defender a dupla de Hamilton. Na sequência, a equipe pediu que a posição fosse cedida para Leclerc, o que não ocorreu.
Antes do GP do Japão, Hamilton foi questionado sobre a situação do time rival e afirmou que Vettel não é mais o queridinho da escuderia italiana. "Obviamente Seb era o número um e agora ele claramente não é", cravou o britânico.
Leia também:
- Mercedes, Red Bull e Renault lideram atualizações das equipes no Japão
- Afirmação de Leclerc sobre Vettel e briga do top-3 em jogo no Japão
- Verstappen pilota carro lendário de primeira vitória da Honda na F1
- Baixe o novo aplicativo do Motorsport.com! As notícias do mundo da velocidade direto no seu dispositivo
“A Ferrari está tentando elevar Charles ao posto de número um. Isso é bom para uma equipe? Acho que não. Mas essa é a filosofia que eles sempre tiveram”, analisou Hamilton, que lidera a temporada 2019 e ruma ao hexacampeonato da F1.
O britânico também disse ter ficado surpreso por Leclerc ter concordado em não defender a posição primeira curva em Sochi: “Charles deveria defendido a posição, porque você não cede a liderança e depois espera recuperá-la. Eu não esperaria”.
Hamilton também foi questionado sobre a semelhança da situação atual da Ferrari com o que correu na McLaren em 2007, quando o britânico era novato e companheiro do espanhol Fernando Alonso, então bicampeão da F1.
“Estamos olhando para a Ferrari do lado de fora, então não sei o que está acontecendo lá dentro, não sei o que Seb está sentindo, é difícil dizer se posso me relacionar com isso”, respondeu o pentacampeão.
"Obviamente, quando eu estava com Fernando, ele era o número um, mas no meio da temporada eles nos deram condições iguais e então você começou a ver mudanças. A dinâmica mudou e obviamente não foi bom para o time”, lembrou Hamilton.
"Mas eu entendo - porque, no final das contas, quando você chega a uma equipe, deseja ter a mesma oportunidade que seu companheiro. Mas há pilotos que sempre quiseram o status de número um, é mais fácil para eles”.
“Eu gosto de conquistar isso, mas começar em uma plataforma igual. Acho que você pode ter esse status de número um a cada corrida, em vez de no decorrer da temporada. Mas se você já sabe que é o número dois, acho que a sua abordagem no fim de semana é derrotista".
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Vettel x Leclerc
O podcast Motorsport.com Brasil posterior ao GP da Rússia debateu se a Ferrari vai conseguir controlar os ânimos da dupla atual. O que você pensa do tema? Clique e ouça a opinião dos nossos especialistas.
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1: Ocon revela a maior lição que teve com Hamilton na Mercedes
Sette Câmara é anunciado como piloto reserva de Red Bull e AlphaTauri na F1
Sette Câmara é segundo em teste na Fórmula E; Nick Cassidy lidera
F1: Mercedes responde à mensagem enigmática de Hamilton no rádio do GP de São Paulo
Em tom de brincadeira, Hamilton manda indireta para F1 sobre pneus de chuva
F1: Mercedes não pode mais descumprir 'toque de recolher' após batidas
F1: Russell admite que queria ignorar chamada para pit stop no GP de São Paulo
F1: Carro de 2024 da Mercedes é o "mais inconsistente" que a equipe já teve, diz Russell
F1: Mercedes não terá atualizações após GP do Brasil devido ao teto orçamentário
Últimas notícias
F1: Ferrari anuncia acordo plurianual com gigante da informática IBM
F1: Aston Martin revela motivo das dificuldades de Stroll e Alonso no GP de São Paulo
Como era a F1 em 2017, último ano com piloto brasileiro no grid
Termas de Rio Hondo recebe a nona etapa da temporada do TCR South America
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.