Recomendado para você

Dakar apresenta rota de 2026 pela Arábia Saudita com duas maratonas

Dakar apresenta rota de 2026 pela Arábia Saudita com duas maratonas

Dakar
Dakar
Dakar apresenta rota de 2026 pela Arábia Saudita com duas maratonas
MotoGP: Yamaha terá moto V4 com novo chassi em Valência

MotoGP: Yamaha terá moto V4 com novo chassi em Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Yamaha terá moto V4 com novo chassi em Valência
F1: Emissora se desculpa após ex-chefe da RB chamar mãe de Bortoleto de "tola"

F1: Emissora se desculpa após ex-chefe da RB chamar mãe de Bortoleto de "tola"

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Emissora se desculpa após ex-chefe da RB chamar mãe de Bortoleto de "tola"
MotoGP: Acosta lidera TL2 para o GP de Valência à frente de Bezzecchi

MotoGP: Acosta lidera TL2 para o GP de Valência à frente de Bezzecchi

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Acosta lidera TL2 para o GP de Valência à frente de Bezzecchi
INDY NXT: Nick Monteiro disputará temporada 2026 pela AJ Foyt

INDY NXT: Nick Monteiro disputará temporada 2026 pela AJ Foyt

Indy Lights
Indy Lights
INDY NXT: Nick Monteiro disputará temporada 2026 pela AJ Foyt
F1 discutirá se troca de motor de Verstappen em Interlagos 'burla' teto orçamentário

F1 discutirá se troca de motor de Verstappen em Interlagos 'burla' teto orçamentário

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 discutirá se troca de motor de Verstappen em Interlagos 'burla' teto orçamentário
Chevrolet revela novo carro da NASCAR Cup para 2026

Chevrolet revela novo carro da NASCAR Cup para 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Chevrolet revela novo carro da NASCAR Cup para 2026
Há 15 anos, Vettel conquistava o primeiro título na F1 no emocionante GP de Abu Dhabi de 2010

Há 15 anos, Vettel conquistava o primeiro título na F1 no emocionante GP de Abu Dhabi de 2010

Fórmula 1
Fórmula 1
Abu Dhabi GP
Há 15 anos, Vettel conquistava o primeiro título na F1 no emocionante GP de Abu Dhabi de 2010
Análise

ANÁLISE: Hamilton realmente pode estar fora da Mercedes e da F1 em 2021?

Editor internacional de F1 do Motorsport.com, o repórter britânico Jonathan Noble analisa a possibilidade que agita a categoria

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1

Motorsport.com's Prime content

The best content from Motorsport.com Prime, our subscription service. <a href="https://www.motorsport.com/prime/">Subscribe here</a> to get access to all the features.

Piloto britânico da Mercedes, Lewis Hamilton adicionou mais ‘lenha’ ao louco mercado de pilotos da Fórmula 1 em 2020 ao sugerir em Ímola, no fim de semana passado, que não é certo que ele correrá no próximo ano.

Em um momento em que há dúvidas sobre o papel que o chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, assumirá em 2021 enquanto procura um plano sucessor, Hamilton sugeriu que não é realmente certo que ele permanecerá.

O editor recomenda:

"Sinto que gostaria de estar aqui no próximo ano, mas não há garantia disso, com certeza", disse o piloto à mídia após a corrida de domingo. "Há muita coisa que me excita na vida, então o tempo dirá.”

Os comentários de Hamilton alimentaram especulações de que talvez a parceria mais dominante da história da F1 esteja prestes a terminar. Mas é realista pensar que o piloto de maior sucesso da F1 possa sair no topo de seu desempenho? O Motorsport.com examina o pano de fundo para tentar descobrir o que realmente está por trás dos comentários do hexacampeão.

Aposentadoria de campeões da F1

Race winner Nico Rosberg, Mercedes AMG

Race winner Nico Rosberg, Mercedes AMG

Photo by: Charles Coates / Motorsport Images

Enquanto alguns pilotos são bastante ponderados quando se trata de tomar uma decisão sobre quando encerrar a carreira, não é incomum que até mesmo os campeões mundiais tomem decisões ‘instantâneas’ ao decidir que querem sair.

Alguns fizeram isso após uma campanha triunfante, como foi com o ex-companheiro de Hamilton, Nico Rosberg. O alemão anunciou em 2016 que estava abandonando a F1 poucos dias após conquistar o título do campeonato mundial em Abu Dhabi. Também houve momentos em que os campeões desistiram imediatamente da F1 quando as coisas não estavam indo como deveriam.

O britânico James Hunt, campeão mundial de 1976 com a McLaren, anunciou sua aposentadoria no meio da temporada de 1979, após um início de campanha decepcionante com a equipe Wolf.

Em 1979, o austríaco Niki Lauda, ​​então bicampeão mundial com dois títulos pela Ferrari, informou a Brabham, após treino para o GP do Canadá, que havia perdido o interesse em correr e se aposentou pela primeira vez.

Entretanto, a situação de Hamilton parece ser bem diferente, pois ele parece feliz com seu sucesso na pista e está se deliciando com a atmosfera de equipe que foi construída em torno dele próprio na Mercedes.

Além disso, o britânico acaba de quebrar o recorde de mais vitórias em GPs da história e parece pronto para conquistar o sétimo título mundial nesta temporada - igualando o recorde estabelecido pelo alemão Michael Schumacher.

Com as regras para os carros da F1 permanecendo bastante parecidas entre este ano e a próxima temporada, ficar com a Mercedes automaticamente o tornaria o favorito para conseguir uma inédita oitava coroa - com potencial para conseguir ainda mais.

A conexão Wolff

Toto Wolff, Executive Director (Business), Mercedes AMG, Valtteri Bottas, Mercedes-AMG F1, and Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1

Toto Wolff, Executive Director (Business), Mercedes AMG, Valtteri Bottas, Mercedes-AMG F1, and Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

Parte das dúvidas de Hamilton foi causada pela situação incerta em relação à posição de Wolff na Mercedes. Piloto e chefe de equipe formaram um vínculo muito forte nos últimos anos e seus futuros parecem estar intimamente ligados.

Em Ímola, Hamilton destacou que a 'mentalidade de Wolff e seu equilíbrio de energia, compaixão, compreensão e ego o tornaram o melhor chefe de equipe que se poderia ter na F1. Porém, o dirigente austríaco admitiu nos últimos meses ter ficado exausto com a intensidade necessária para ajudar a transformar a Mercedes no time de maior sucesso da história da categoria.

Tendo desempenhado um papel fundamental na reestruturação do time nos primeiros anos após a compra da Brawn GP, Wolff aproveitou a oportunidade oferecida pelos regulamentos da era turbo-híbrida para levar as Flechas de Prata a sete títulos de 2014 em diante.

Mas a constante corrida em busca do sucesso o afetou e ele quer ‘recuar’ um pouco. Tendo ponderado a ideia de potencialmente assumir outro papel - já foi até especulado como CEO da F1 -, Wolff sente que tem mais a oferecer à Mercedes. Por outro lado, sabe que não pode manter sua carga de trabalho no nível que tem estado nos últimos anos, então quer preparar um plano de sucessão.

Para ele, o ideal seria assumir uma função mais sênior na Mercedes, como CEO ou presidente executivo, na qual ainda possa influenciar a equipe e oferecer sua expertise, mas sem a necessidade de participar de 23 corridas por ano e viajar pelo mundo.

Para que isso aconteça, porém, ele precisará encontrar um substituto e Wolff não quer se afastar até saber que há alguém que pode assumir e fazer um trabalho tão bom quanto o dele. Isso pode levar alguns anos.

Negociações de contrato atrasadas

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1, sits on a tyre in the pit lane

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1, sits on a tyre in the pit lane

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

Wolff manteve Hamilton informado sobre seus pensamentos e planos, além de ser transparente em relação ao fato de que seu próprio futuro com a Mercedes não será resolvido até que o campeonato mundial de 2020 seja concluído. Portanto, a demora de Wolff também desencadeou o atraso na resolução do contrato de Hamilton, cujo vínculo atual com as Flechas de Prata se encerra no fim da atual temporada.

Nem o chefe da equipe nem o piloto queriam que as conversas se tornassem uma distração enquanto avançam em uma campanha para conquistar os títulos do campeonato mundial de construtores e pilotos.

De todo modo, a Mercedes conquistou o sétimo título consecutivo de construtores já em Ímola. Além disso, Hamilton tem tudo encaminhado para conquistar seu heptacampeonato em breve, talvez já no GP da Turquia.

E embora não ter o seu piloto principal contratado possa parecer um cenário estranho para uma equipe vencedora, as negociações entre Hamilton e Wolff são bastante diretas, então não devem tomar muito tempo para serem resolvidas.

O contrato mais recente de Hamilton, assinado em meados de 2018, foi feito em uma sessão de 10 horas com Wolff. Depois que o negócio foi ‘sacramentado’, eles saíram para comer uma pizza. Desta vez, a situação provavelmente será semelhante.

Assim, os comentários de Hamilton sobre não haver 'nenhuma garantia' de que ele permanecerá na F1 parecem apenas mais uma aceitação de que a natureza verdadeiramente imprevisível que o mundo enfrentou em 2020 significa que não há certeza para todos.

Mas seu brilho contínuo nos GPs, sua sequência de vitórias, seu amor por fazer parte de uma equipe como a Mercedes e sua estreita aliança com Wolff apontam para um homem que busca quebrar mais recordes.

Apesar de toda a satisfação que obteve com sua campanha Black Lives Matter, da alegria que tem com sua coleção de roupas Tommy Hilfiger, de seu interesse pela música e seu desejo de ajudar o meio ambiente, ele ainda é um homem que ama a F1 e prospera no esporte.

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

Norris ironiza e diminui recorde de Hamilton, mas volta atrás e pede desculpas; veja

PODCAST: Hamilton blefa ou fala a verdade ao ameaçar deixar a F1?

 

.

Artigo anterior F1: Mercedes se preocupa com último ano da Honda com RBR; entenda
Próximo artigo Chefe revela que Mercedes seguirá preta na temporada 2021 da F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros