No GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1, Sebastian Vettel voltou ao ser o alvo de manchetes negativas. Em uma tentativa malsucedida de ultrapassar Max Verstappen, o alemão bateu na traseira do holandês da Red Bull e caiu para as últimas posições. Foi mais um erro de uma sequência negativa do tetracampeão, que acumula falhas desde 2018 (relembre em galeria especial no fim desta matéria).
É exatamente por causa deste momento ruim que Helmut Marko aconselha seu ex-protegido, que ganhou quatro títulos com a equipe austríaca, a mudar de cenário: "Quando você comete erros, perde a autoconfiança, isso acontece no subconsciente. Eu acredito que Sebastian precisa ter um ambiente diferente, ou seja, mudar de equipe, mas isso não parece possível para 2020".
Em entrevista ao jornal alemão Auto Bild, o gerente da Red Bull, Jonathan Wheatley disse: "Sebastian não é um cara tão duro quanto Michael Schumacher ou Fernando Alonso, que sempre estiveram no auge de suas formas. Sebastian é um piloto que precisa de apoio incondicional. Ele tinha isso na Red Bull, mas não tem na Ferrari".
Uma das razões para a má forma do piloto de 32 anos pode ser o carro da Ferrari. Em Silverstone, Vettel disse: "Eu não sinto a traseira da forma correta, então não tenho confiança no carro". No entanto, o jovem Charles Leclerc está em alta e não registrou reclamações sobre o monoposto. No duelo interno da Ferrari, o alemão vence por apenas 6 a 4.
Verstappen, que foi atingido por Vettel em Silverstone, se disse surpreso com os frequentes erros do alemão: "Ele não cometia muitos erros quando estava na Red Bull e certamente não esqueceu como pilotar. Por que ele erra tanto agora?”.
Sequência de erros
A batida em Verstappen no GP da Grã-Bretanha é o último capítulo de uma série de erros que Vettel vem cometendo desde a metade da temporada passada, quando perdeu fôlego na briga pelo título. Relembre os 'micos' do alemão na galeria abaixo:
Em segundo logo atrás de Lewis Hamilton, Sebastian Vettel acabou acertando o britânico antes de uma relargada. Acreditando que Hamilton freou propositalmente, ele jogou seu carro na Mercedes. O alemão tomou um stop and go de 10 segundos e chegou apenas em quarto.
Perdendo o primeiro lugar na saída, Vettel bateu em Hamilton após ser superado pelo britânico e por Max Verstappen. Ele quebrou sua asa dianteira e furou o pneu de Hamilton - o que não impediu o tetracampeonato de Lewis naquele dia.
Depois de fazer a pole e liderar a maior parte da prova, Vettel perdeu a liderança devido a um pit stop em um Safety Car. Na relargada, ele arriscou passar o então líder, Valtteri Bottas, logo na primeira curva. Ele travou seus pneus e passou reto. Perdendo rendimento, Seb ainda foi ultrapassado por Hamilton, Raikkonen e Perez, terminando em quarto após o abandono de Bottas pelo estouro de um de seus pneus.
Tentando superar Bottas na largada, o alemão encheu a traseira do finlandês na primeira curva, destruiu sua asa dianteira e teve que ir aos pits. Saindo em terceiro, ele chegou em quarto no dia de mais uma vitória de Hamilton.
Com uma boa vantagem à frente, Vettel foi vítima de uma garoa que caia no circuito de Hockenheim, acabou errando e batendo. Com o Safety Car entrando na pista, Hamilton – que largara de 14º após um problema mecânico na classificação – viu Bottas e Kimi indo para os pits e ficou na pista. Ele assumiu a liderança e ganhou a prova.
Após atacar Raikkonen sem sucesso na primeira chicane da corrida, Vettel foi acossado por Hamilton chegando para a segunda chicane. Por dentro, ele arriscou frear tarde para se defender, bateu no carro de Lewis e acabou rodando. O piloto, que tinha provavelmente o melhor conjunto para a pista de Monza, chegou apenas em quarto na vitória de Hamilton.
Saindo de nono após um erro da Ferrari na classificação, Vettel arriscou uma ultrapassagem em Verstappen no início da corrida na curva Spoon, tocou com o holandês e rodou. Ele só pôde ser o sexto em mais uma vitória de Hamilton.
Saindo de quinto, o alemão foi para cima de Daniel Ricciardo na primeira volta, arriscou em uma freada e novamente rodou. Depois de cair diversas posições, ele subiu para quarto evitando o título de Hamilton, que chegou em terceiro. Lewis foi o campeão da prova seguinte.
Depois de superar o parceiro Leclerc na largada pela liderança, ele viu o monegasco dando o troco após algumas voltas. Em seguida, Sebastian começou seu duelo com Hamilton. Ele foi atacado pelo britânico depois de sua segunda parada. E tentando se manter à frente de Lewis, ele errou e acabou rodando. Ovalizando seus pneus, ele acabou perdendo a asa dianteira após voltar à pista. Vettel terminou em quinto.
Neste caso, Vettel não pagou mico, mas se prejudicou. Em batalha com Hamilton pela vitória, o alemão escapou na chicane de Montreal e acabou fechando o rival quando retornou à pista. Vettel venceu, mas tomou controversa punição de 5s no tempo de prova e caiu para segundo.
O circuito de Silverstone foi palco para o último erro crasso de Vettel na F1. Em briga com Verstappen, Vettel encheu a traseira da Red Bull e acabou caindo para o fim do grid. O alemão terminou a prova da Inglaterra em penúltimo.
11
In this article
André Wiegold
Fórmula 1
Sebastian Vettel
Max Verstappen
Ferrari
Red Bull Racing
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.