Recomendado para você

F1 – Verstappen assume papel de vilão de filme de terror para McLaren: "Pode me chamar de Chucky"

F1 – Verstappen assume papel de vilão de filme de terror para McLaren: "Pode me chamar de Chucky"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 – Verstappen assume papel de vilão de filme de terror para McLaren: "Pode me chamar de Chucky"
F1: Red Bull anunciará dupla de pilotos para 2026 nesta terça-feira

F1: Red Bull anunciará dupla de pilotos para 2026 nesta terça-feira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Red Bull anunciará dupla de pilotos para 2026 nesta terça-feira
F1 - Piastri: Decepção no Catar dói mais do que dupla desclassificação da McLaren em Las Vegas

F1 - Piastri: Decepção no Catar dói mais do que dupla desclassificação da McLaren em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Piastri: Decepção no Catar dói mais do que dupla desclassificação da McLaren em Las Vegas
F1 - Marko: "É tão óbvio" que Antonelli "deixou Norris passar" no Catar

F1 - Marko: "É tão óbvio" que Antonelli "deixou Norris passar" no Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Marko: "É tão óbvio" que Antonelli "deixou Norris passar" no Catar
F1: Wolff detona Marko por comentário “estúpido” sobre ultrapassagem de Norris em Antonelli

F1: Wolff detona Marko por comentário “estúpido” sobre ultrapassagem de Norris em Antonelli

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Wolff detona Marko por comentário “estúpido” sobre ultrapassagem de Norris em Antonelli
Stock Car: Nelsinho Piquet domina e vence corrida principal de Brasília

Stock Car: Nelsinho Piquet domina e vence corrida principal de Brasília

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Nelsinho Piquet domina e vence corrida principal de Brasília
F1: O que Norris, Verstappen ou Piastri precisam para conquistar título em Abu Dhabi?

F1: O que Norris, Verstappen ou Piastri precisam para conquistar título em Abu Dhabi?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: O que Norris, Verstappen ou Piastri precisam para conquistar título em Abu Dhabi?
F1: Verstappen prefere ser "realista", mas não descarta possibilidade de pentacampeonato

F1: Verstappen prefere ser "realista", mas não descarta possibilidade de pentacampeonato

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Verstappen prefere ser "realista", mas não descarta possibilidade de pentacampeonato
Últimas notícias

Lutar com Haas e não McLaren surpreendeu a Renault em 2018

Chefe da equipe fala que esperava time britânico muito mais forte nesta temporada após adquirir seus motores

Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18, leads Fernando Alonso, McLaren MCL33

A Renault diz que ficou surpresa que sua principal rival na Fórmula 1 neste ano tenha sido a Haas e não a McLaren. Quando a McLaren assinou um contrato para mudar da Honda para a Renault para o início de 2018, muitos esperavam que a equipe de Woking fosse lutar por pódios e até vitórias. No entanto, um problema aerodinâmico fundamental com o MCL33 deixou a equipe com dificuldades de desempenho, e sua forma caiu ao longo da temporada.

Isso deixou o caminho aberto para Haas emergir como uma das surpresas deste ano, quando a equipe americana batalhou com a Renault para ser a melhor do resto.

Refletindo sobre 2018, o diretor da Renault F1, Cyril Abiteboul, disse que o progresso de seu time era algo para se orgulhar.

"Francamente, houve algumas surpresas e houve algumas frustrações", disse Abiteboul ao Motorsport.com. "Estou um pouco surpreso por ter que lutar contra o Haas durante a maior parte da temporada, quando esperava que fosse contra a McLaren”.

"Vamos lembrar no ano passado, quando anunciamos a McLaren, todo mundo me disse 'você é louco, vai ser espancado pelos seus clientes'.

"E no final, estávamos muito perto de ser derrotados por uma equipe que é uma equipe muito nova, uma equipe jovem, mais jovem até do que nós, com uma configuração muito diferente."

Abiteboul diz que não tem reclamações sobre o trabalho que a Renault fez este ano, mas quer passar algum tempo neste inverno fazendo uma análise mais profunda sobre seu desempenho.

"Acho que foi uma boa temporada e podemos ter certeza do progresso que a equipe está fazendo", disse ele. "Não devemos subestimar o esforço e a conquista depois de três temporadas, passando de nono para quarto”.

"Eu não sou bom de história, mas não acho que nenhum time na história moderna, fez isso. Dito isso, obviamente eu preciso cavar um pouco mais para ver como foi alcançado, o nível de competitividade, o ambiente competitivo, quem está logo atrás, quem está à frente e até que ponto eles estão à frente. É aí que nós precisamos fazer um balanço, olhar nos olhos e ver como isso pode afetar nossos planos."

O maior desafio da Renault será dar um passo à frente para 2019, porque a diferença entre as três melhores equipes e o restante continua grande. Mas Abiteboul não se desanima com essa ambição, mesmo que ele aceite que não será uma tarefa fácil.

"Há uma grande e grande margem negativa para as equipes de ponta, o que é motivo de preocupação", afirmou. "Mas tendo dito isso, quando eu olho para a rapidez do nosso progresso na fábrica e, em particular, na preparação do próximo ano falando de chassis e motor, eu digo por que não? É possível.”

"Há frustrações, mas no geral acho que podemos estar satisfeitos com quais foram os principais objetivos: primeiro consolidar a situação da equipe, sendo mais ou menos o melhor do meio do grid, e em segundo lugar estar em posição de reduzir a diferença para os times grandes. Este será o alvo do próximo ano."

Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team R.S. 18

Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team R.S. 18

Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images

 

Artigo anterior Hamilton se retrata após chamar cidade natal de “favela”
Próximo artigo Ericsson sente que saiu da F1 depois da temporada "mais forte"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros