Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Massa: “deixar Alonso passar foi o pior momento da minha vida”

Brasileiro fala sobre sua época pós-acidente na Ferrari e afirma que era tratado pelo time como “irmão mais novo”

Felipe Massa, Scuderia Ferrari lidera Fernando Alonso, Scuderia Ferrari
Felipe Massa, Scuderia Ferrari e Fernando Alonso, Scuderia Ferrari
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, Sebastian Vettel, Ferrari, Felipe Massa, Williams
Felipe Massa, Scuderia Ferrari
Felipe Massa, Williams
Felipe Massa, Scuderia Ferrari
Felipe Massa, Williams FW37
Felipe Massa, Williams FW37

Em entrevista ao diário italiano La Repubblica, Felipe Massa falou sobre seus anos na Ferrari e principalmente seu momento pós-acidente, no qual foi ofuscado por Fernando Alonso. Ele diz que não se arrepende de nada, apesar de reconhecer que não era uma pessoa forte dentro da equipe.

"Digamos que eu fiz a coisa certa no momento certo. Dois anos atrás era a hora de mudar. Minha história com a Ferrari foi muito bonita, intensa, sincera, como os aplausos de Monza mostram. Mas era hora de se sentir importante novamente ", disse Felipe.

"As coisas mudaram quando chegou Alonso. Olhei em volta e vi que de repente não tinha mais poder sobre as coisas, sobre os detalhes. Nosso esporte é uma questão de detalhes. E você só pode mudar se tem poder. O poder é tudo, e isso eu havia perdido. O sintoma mais óbvio era que não me sentia importante mais. Compreendia isso fazendo contato visual com as pessoas ao meu redor. Era impossível estar feliz."

"Em Maranello eles me viam sempre como o irmão mais novo de alguém. No meu caso, porém, a equipe errou ao apostar tudo em um piloto. A equipe vive de pontos e os pontos não vinham dos dois."

No entanto o brasileiro não se arrepende. "Muita coisa aconteceu comigo. Quase perdi minha vida em Budapeste, fui amigo de uma lenda como Schumacher e de um menino de ouro como Bianchi. Passei por duas ou três eras do esporte."

"Mas vi a injustiça e a sujeira. Fui forçado a deixar passar meu companheiro de equipe, e foi o pior momento da minha vida, mas eu também ganhei muito e, acima de tudo, gostei. Eu caí muitas vezes, mas cada vez que me levantei foi bonito. Não, não mudaria nada. Eu sempre fui eu mesmo, o Felipe. E se o meu modo de ser me causou alguma dificuldade, a minha força me permitiu superar e me tornar um homem e um pai melhor."

Perguntado se ele tem uma mensagem para seus críticos desta época, ele respondeu: "Não, porque antes e depois também escreveram coisas legais. A consistência é o problema. Se eu respondesse algo ruim para todos aqueles que mudaram de ideia, não teria tempo para pilotar", disse Massa.

Artigo anterior Para chefe, Williams não depende de montadora para ser campeã
Próximo artigo Otimista, Nasr destaca novo pacote aerodinâmico

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros