Massa diz que Vettel não tem culpa por falta de títulos da Ferrari
Atualmente na Fórmula E, brasileiro falou sobre o piloto alemão, que sairá da Ferrari no fim deste ano

Piloto da Ferrari entre 2006 e 2013 na Fórmula 1, Felipe Massa falou sobre o alemão Sebastian Vettel, que deixará o time de Maranello no fim deste ano. Segundo o brasileiro, o tetracampeão da categoria máxima do automobilismo mundial não tem culpa pela falta de títulos da escuderia.
“Você não pode se esquecer de que a última vez que a Ferrari venceu um título foi em 2008. É verdade que, pela equipe, passaram muitos bons pilotos que não puderam vencer. Mesmo em 2008, quando estive ali e não tivemos o carro ou a equipe para vencer”, disse Massa à Sky Sports.
Leia também:
Em 2008, Massa perdeu o título de pilotos para o britânico Lewis Hamilton, então na McLaren, na última curva do GP do Brasil, que fechou aquela temporada. Entre os construtores, porém, a Ferrari foi campeã. O companheiro de Massa era o finlandês Kimi Raikkonen, campeão da F1 em 2007.
Massa também falou sobre outro piloto: “Fernando Alonso fez, definitivamente, um grande trabalho em 2010. Chegou ao limite na luta pelo título, mas talvez, para ser sincero, o carro não era capaz de ser campeão naquele ano. Na minha opinião, ele fez um trabalho impressionante”.
O brasileiro voltou a comentar sobre Vettel: “Todos os pilotos que passaram por ali, como Sebastian e Kimi, não puderam ganhar porque a equipe não foi completamente perfeita para vencer a temporada, de modo que isso não tem relação com Sebastian".
"Ele fez muitas grandes corridas, venceu muitas corridas ou lutou por vitórias e sempre esteve à frente do seu companheiro de equipe, mesmo sendo este um bom colega e campeão do mundo como Kimi”, ponderou Massa, antes de falar sobre o monegasco Charles Leclerc.
“No ano passado, as coisas mudaram um pouco. Não podemos nos esquecer do que fez Charles. É um piloto que acompanho desde o kartismo, mostrou que é um grande talento e que pode ser campeão ou um piloto de ponta na equipe em que esteja. Sebastian sofreu alguma pressão e talvez isso levou a Ferrari a tomar uma posição”, avaliou Massa, fazendo menção ao fato de que Vettel perdeu para Leclerc na disputa interna da Ferrari em 2019.
Por fim, o piloto brasileiro opinou sobre o futuro de Vettel: “Para estar em uma equipe, ele precisa estar 100% na certeza de que ele quer ficar, e a equipe também. Se ele vai ficar na F1 ou não, é uma outra questão”.
“Sebastian é um piloto e um cara que sempre está focado no que quer, de modo que não me surpreenderia que talvez ele decida mesmo se aposentar. Definitivamente, na sua posição, se ele ficar, vai precisar encontrar uma equipe que lhe dê oportunidade, que converse ou dê ideias para fazer com que ele se sinta seguro e que ele diga: ‘Ok, vale a pena ficar’. Do contrário, não tenho certeza de que ele vai ficar”, completou Massa, que hoje corre pela Venturi na Fórmula E.
VÍDEO: Entenda o que há de verdade na possível volta de Fernando Alonso à F1
Ferrari está próxima de 1000 GPs na F1; relembre todos os carros e pilotos da equipe











































































PODCAST Motorsport.com: Será o fim de Sebastian Vettel na Fórmula 1?
.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


F1 - Massa sobre Alonso: "Tem duas personalidades"

Felipe Massa abre jogo sobre processo para rever título de 2008 da F1

Massa se sentiu "enganado" por Ecclestone sobre título da F1 em 2008, mas não surpreso


F1: Lewis Hamilton apoia retorno do V10 e diz que "V6 nunca soou muito bem"

ANÁLISE F1: 2025 é o pior início de temporada da história da Ferrari?

F1: Leclerc aponta séria fraqueza da Ferrari em 2025
Últimas notícias

Carro bife, implante capilar e Hamilton barrado: Confira as brincadeiras de 1º de abril da F1 em 2025

ANÁLISE F1: Em que posição cada piloto da Red Bull terminou na corrida de estreia

MotoGP - Marc Márquez: "Álex é o piloto que tem menos respeito por mim"

F1: Pirelli revela que pneu C1 fará sua estreia em um GP do Japão com asfalto recapeado
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.