Recomendado para você

EXCLUSIVA: Novato em 2026, Lindblad comenta sonho da F1 e promessa a Norris

EXCLUSIVA: Novato em 2026, Lindblad comenta sonho da F1 e promessa a Norris

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
EXCLUSIVA: Novato em 2026, Lindblad comenta sonho da F1 e promessa a Norris
OPINIÃO F1: Red Bull tomou a decisão certa ao substituir Tsunoda pelo Hadjar?

OPINIÃO F1: Red Bull tomou a decisão certa ao substituir Tsunoda pelo Hadjar?

Fórmula 1
Fórmula 1
OPINIÃO F1: Red Bull tomou a decisão certa ao substituir Tsunoda pelo Hadjar?
F1: Chefe da McLaren comenta possibilidade de ordem de equipe em Abu Dhabi

F1: Chefe da McLaren comenta possibilidade de ordem de equipe em Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Chefe da McLaren comenta possibilidade de ordem de equipe em Abu Dhabi
F1: Vaga amaldiçoada? Relembre companheiros de Verstappen na Red Bull e veja comparativo entre performances

F1: Vaga amaldiçoada? Relembre companheiros de Verstappen na Red Bull e veja comparativo entre performances

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Vaga amaldiçoada? Relembre companheiros de Verstappen na Red Bull e veja comparativo entre performances
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy
Indy
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Últimas notícias

Massa: Williams precisa melhorar muito para chegar ao topo

Brasileiro admite que Williams ainda tem que dar um grande salto se quiser desafiar Mercedes e Ferrari em 2016

Felipe Massa, Williams FW37
Felipe Massa, Williams FW37
Felipe Massa, Williams
Felipe Massa, Williams FW37
Felipe Massa, Williams

A Williams terminou em terceiro o Mundial de Construtores pelo segundo ano consecutivo na Fórmula 1, mas Felipe Massa reconhece que o próximo passo da equipe será ainda mais difícil. Para ele, é preciso muito trabalho para alcançar o nível de Mercedes e Ferrari.

"Ambos (2014 e 2015) foram realmente bons, mas queremos mais", disse Massa durante o Autosport International, no domingo.

"Sabemos que para lutar com essas equipes na frente, Mercedes e Ferrari, você precisa fazer melhorias surpreendentes de um ano para outro".

"Essa é a forma que é. Especialmente quando você olha para essas equipes, eles têm muito mais oportunidades, muito mais dinheiro, muito mais orçamento para colocar no carro, que sabemos que tem um efeito no final."

No entanto, o brasileiro disse que a equipe não pode se dar ao luxo de descansar sobre o que já conquistou. "É impossível ser tão feliz quando você termina em terceiro no campeonato".

"Nós estamos lutando contra equipes que são muito maiores do que nós, e nós sabemos que não é fácil estar na frente deles. Nós estávamos na frente de muitas grandes equipes, e isso é ótimo, mas queremos mais".

"A McLaren, que teve realmente um grande problema (no último) ano, estava lutando muito. Mas eu acho que a Red Bull mostrou que podemos realmente vencer uma equipe que é muito maior, uma equipe que ganhou muitos campeonatos no passado muito recente".

"Nós não estávamos muito longe em comparação com a Ferrari, mas eles foram melhores. Estamos fazendo de tudo para 2016. Espero que possamos fazer melhor do que o que fizemos até agora."

Downforce é a chave

Massa deixou claro onde os maiores ganhos poderiam ser encontrados. "A coisa mais importante que precisamos melhorar é a aerodinâmica do carro. Precisamos dar ao carro mais downforce".

"Eu diria que o motor que estamos usando é um motor semelhante a Mercedes, que é o melhor motor na F1, mas a Ferrari alcançou realmente muito".

"Eu não sei o quão melhor é a Mercedes em comparação a Ferrari, mas a Ferrari está muito, muito perto, é por isso que eles melhoraram imensamente".

"Mas eu diria que talvez onde precisamos melhorar mais é na aerodinâmica, que é o que estamos trabalhando desde a metade do ano passado até agora."

Artigo anterior Análise: a F1 ainda é categoria ideal para montadoras?
Próximo artigo Análise: F1 busca mudanças, mas não com reabastecimento

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros